Chegou ao fim na TVI a novela "Olhos nos Olhos", que tinha Paulo Pires como protagonista na pele de dois irmãos gémeos. "Olhos nos Olhos" cruza a vida de Victor e Vasco, dois irmãos gémeos ambiciosos e que se odeiam. Os dois irmãos toda a vida competiram pelo melhor brinquedo, pela melhor namorada ou pela melhor posição social. Esta novela de 223 episódios foi transmitida entre 7 de Outubro de 2008 e 11 de Julho de 2009 e alcançou 9.1% de audiência média e 35.6% de share. O primeiro episódio, e o único transmitido a seguir ao "Jornal Nacional", registou 17.6% de audiência média e 43% share, o que acabou por ser o melhor registo da novela. "Olhos nos Olhos" fixou-se no período das 23 às 24 horas, no qual também foi exibido último episódio com o resultado de 10.2% de audiência média e 40.5% de share.
Mostrar mensagens com a etiqueta Olhos nos Olhos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Olhos nos Olhos. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 15 de julho de 2009
"Olhos nos Olhos" chegou ao fim
Chegou ao fim na TVI a novela "Olhos nos Olhos", que tinha Paulo Pires como protagonista na pele de dois irmãos gémeos. "Olhos nos Olhos" cruza a vida de Victor e Vasco, dois irmãos gémeos ambiciosos e que se odeiam. Os dois irmãos toda a vida competiram pelo melhor brinquedo, pela melhor namorada ou pela melhor posição social. Esta novela de 223 episódios foi transmitida entre 7 de Outubro de 2008 e 11 de Julho de 2009 e alcançou 9.1% de audiência média e 35.6% de share. O primeiro episódio, e o único transmitido a seguir ao "Jornal Nacional", registou 17.6% de audiência média e 43% share, o que acabou por ser o melhor registo da novela. "Olhos nos Olhos" fixou-se no período das 23 às 24 horas, no qual também foi exibido último episódio com o resultado de 10.2% de audiência média e 40.5% de share.segunda-feira, 13 de julho de 2009
"Olhos nos Olhos" terminaram em primeiro lugar
Chegou no sábado ao fim a novela mais tardia da TVI, "Olhos nos Olhos". A novela escrita por Rui Vilhena, autor dos sucessos "Ninguém Como Tu" e "Tempo de Viver", ambas da TVI, viu o seu último episódio a ser exibido a partir das 22h40. O final alcançou o 1º lugar dos programas mais vistos do dia, tendo obtido 10,2% de rating e 40,5% de share. À mesma hora a RTP1 exibia o "Dá-me Música" (que fez, na sua totalidade, 5,2% de rating e 20,5% de share) e a SIC exibiu o "'Tá a Gravar" (que fez, na sua totalidade, 6,2% de rating e 24,8% de share). A surpresa do dia ficou por conta de "Flor do Mar" e "Salve-se Quem Puder - Famosos" que, começando sensivelmente à mesma hora, acabaram com a mesma audiência: 10,0% de rating e 32,5% de share (2º e 3º programa mais visto do dia, respectivamente).sábado, 25 de abril de 2009
Marco Delgado insatisfeito com "Olhos nos Olhos"
Marco Delgado não gostou do papel, do respectivo desempenho nem do seu final na novela "Olhos nos Olhos", da TVI. Na ficção de Rui Vilhena, o actor vestiu a pele do advogado Simão, uma pessoa solitária que não pode apanhar sol devido a uma doença de pele. "Foi um final nada surpreendente e a novela não foi dos trabalhos que mais apreciei. Houve a questão do cabelo louro, e, ainda por cima, penso que a história perdeu o fio condutor", disse o actor na estreia da peça "A Menina Júlia", no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Marco Delgado confessou, aliás, que para já não teve ocasião de manifestar a sua opinião a Rui Vilhena. Envolvido com as gravações da série "Damas e Valetes", em que protagoniza Júlio, o director sem escrúpulos de uma revista, Marco Delgado manifestou o seu entusiasmo com a série. Outro projecto do actor é voltar ao teatro em breve, após três anos de ausência. Quanto a férias, o actor espera fazer uma viagem para o estrangeiro mas só depois de "Damas e Valetes". segunda-feira, 16 de março de 2009
"Olhos nos Olhos" supera "Caminho das Índias"
A novela mais tardia da TVI, "Olhos nos Olhos", tem subido ao longo deste mês e mantém-se nos dez primeiros lugares da tabela de audiências, não obstante o horário, próximo da meia-noite. Nem a megaprodução da Globo, "Caminho das Índias", que, no início, foi colocada na grelha sensivelmente à mesma hora, destrona a história original de Rui Vilhena. O autor deu uma reviravolta na trama com a descoberta de que o maestro esconde as ex mulheres num anexo, simulando a morte delas para receber os respectivos seguros de vida. Paula Neves, que dá vida a Beatriz, faz investigações ao longo da novela até chegar à verdade. Muito no registo da anterior mulher de Leonardo, Antónia (Anabela Teixeira), Beatriz dirá ao enteado Miguel (Frederico Barata) que faça as malas para fugirem, porque correm perigo. No misterioso anexo poderão estar as duas primeiras mulheres do maestro e ainda uma antiga namorada. Apesar das mudanças na trama, registaram-se algumas excepções, tais como na noite de estreia da novela brasileira, a 16 de Fevereiro, com "Olhos nos Olhos" posicionado quatro lugares atrás de "Caminho das Índias", que ficou em 14º, e, dois dias depois, com a produção original portuguesa a situar-se num posto atrás da brasileira. Aliás, a SIC, há cerca de uma semana, optou por trocar na programação a ordem de "Caminho das Índias", colocando-a no ar antes de "Podia Acabar o Mundo", o que equivale a dizer que a novela brasileira é exibida pelas 23h00, ou seja, antes de "Olhos nos Olhos". Ainda assim, o público parece fidelizado à história de Rui Vilhena sobre o excêntrico maestro Leonardo (José Wallenstein), que esconde as ex mulheres num anexo, simulando a morte delas para poder receber os respectivos seguros de vida que lhes fez pouco antes de as dar como mortas.
Etiquetas:
Caminho das Índias,
Olhos nos Olhos,
SIC,
TVI
terça-feira, 3 de março de 2009
Rute Miranda em "Olhos nos Olhos"
A novela de Rui Vilhena não tem sido uma bomba audiométrica, mas os seus textos, produção e interpretações têm estado ao mais alto nível e para que esse grau não seja afectado por nada, a novela vai ter uma nova personagem. Rute Miranda, que tem estado afastada da produção nacional da TVI há uns meses, está de volta para reforçar o elenco de "Olhos nos Olhos" já nos próximos episódios. Pouco ainda se sabe sobre esta nova personagem que vai entrar na trama, mas o que é certo é que a actriz está de alma e coração neste seu novo projecto. quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Diogo Amaral já não é Joaquim de "Olhos nos Olhos"
"Olhos nos Olhos" está ao rubro com os vilões Vasco e Vítor (Paulo Pires), no entanto, outros vilões também se fazem destacar, ou não fossem eles actores conceituados. Um dos actores que mais tem-se destacado pelo seu papel de vilão na trama de Vilhena é Diogo Amaral, que já foi alvo de vários elogios por parte dos seus fãs, e de fãs dos argumentos de Rui Vilhena, autor de vários sucessos como "Ninguém Como Tu" e "Tempo de Viver". O actor já terminou as gravações da novela. Conforme o actor, nessas últimas cenas, Joaquim aparece "doente porque lhe roubaram um rim. É a Lorena que lho tira", desvenda, referindo que "Ele vai desejar matar a Lorena, porque está muito chateado", apesar de Joaquim ser "um bocado 'cão que ladra, mas não morde'", e Diogo Amaral acrescenta ainda que "as coisas vão-se complicar para o lado dele". Para preparar uma personagem tão complexa como esta, o actor que de príncipe encantado transformou-se num traficante de órgãos, baseou-se num amontoado de situações. O actor refere ainda que o tema em que está inserido, o tráfico de órgãos, não merece especial atenção em Portugal, já que "em Portugal, não me assusta muito, porque não há tanto, mas no Brasil é vulgar e não é só tráfico de rins... Lá, vale tudo!". Diogo Amaral já não grava, no entanto, as gravações não acabaram para todos, pois outros actores continuam a gravar regularmente. O vilão Joaquim terminou o seu campeonato, sendo que Diogo Amaral está já disponível para novos projectos, preferencialmente na área do cinema, um grande desejo do actor.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Especial: Orientação sexual na ficção
Transsexualidade - Este é também um tema pouco abordado, mas mais uma vez Rui Vilhena aborda o que é raro e polémico em "Olhos nos Olhos". Ainda não é certo que a personagem Susana (São José Correia) é transsexual, no entanto, tudo leva a crer, desde a imprensa à própria telenovela, que a personagem seja transsexual. A telenovela de Manuel Arouca, muito recentemente, também teve uma personagem transsexual, sendo que quem a interpretou foi a jovem Mariana Ferreira. Esta foi apenas uma participação especial, mas que levou a que o tema fosse abordado muito levemente.Especial: Orientação sexual na ficção
Homossexualidade - É em "Olhos nos Olhos" (TVI) e em "Podia Acabar o Mundo" (SIC) que o tema é abordado em ambos os sexos, tanto no feminino como no masculino. A abordagem deste tema em telenovelas é constante, e assim, os argumentistas tentam contribuir para uma sociedade igual nos direitos. Foi na 2ª série de "Morangos com Açúcar" que Maria Sampaio e Cláudia Vieira deram vida a Liliana e Ana Luísa, respectivamente, sendo Liliana uma homossexual não assumida, até que se apaixonou por Ana Luísa, esta última que era apaixonada por Simão (Pedro Teixeira), sendo estes dois últimos heterossexuais, impossibilitando a relação lésbica de Liliana com Ana Luísa. Já na 4ª série deste mesmo produto televisivo, foi Pulga (David Mesquita) que se viu numa situação de dúvida quanto à sua orientação sexual, quando se sentiu atraído por Bernardo (Nuno Nolasco), e consequentemente se apaixonou por ele. No entanto, Bernardo apenas gostava do sexo oposto, e isso levou a que a personagem de David Mesquita tentasse esquecê-lo, e com sucesso. Em "Ninguém Como Tu" também o tema foi abordado, com duas personagens homossexuais, mas que não se apaixonaram uma pela outra, embora fossem muito confidentes. As personagens eram interpretadas por Joaquim Horta, que era Alexandre - um homossexual assumido -, e por Frederico Barata, que interpretava João. Actualmente, e ainda falando da SIC, é "Podia Acabar o Mundo" que aborda a homossexualidade com, curiosamente, duas ex-moranguitas: Diana Chaves e Ana Guiomar, que lançaram-se na representação nessa série juvenil da TVI. Diana Chaves é Cláudia, e Ana Guiomar é Sónia. As duas atravessam más fases por causa do preconceito de que são alvo, principalmente por parte dos pais de Sónia, e inclusive, as duas actrizes já proporcionaram um beijo num dos episódios, como se pode ver pela fotografia.Ainda na SIC, foi na telenovela brasileira "A Favorita" que a homossexualidade também foi tema. A actriz Paula Burlamaqui interpretou a lésbica Stela, que acreditava ter um amor platónico por Catarina (Lília Cabral). A telenovela de Rui Vilhena "Olhos nos Olhos" é mais uma vez caso de referência, já que Mário (Nuno Távora) dá a vida a um homossexual que luta pelos seus direitos, o direito de adoptar uma criança e de herdar os bens do seu amado, Bernardo (Pedro Granger), que entretanto faleceu durante a derrocada de um prédio. Mário é alvo de preconceito, tal como foi Bernardo pelos pais, que não o aceitaram como homossexual.
Etiquetas:
Especial,
Olhos nos Olhos,
Podia Acabar o Mundo,
SIC,
TVI
Especial: Orientação sexual na ficção
Heterossexualidade - Os casais hetero são os mais utilizados para a formação de histórias… de drama, de amor, de comédia, de vingança. Na ficção, são estes os casais que mais são atingidos pelos ciúmes, pelo vilão ou pela vilã que os quer separar eternamente, pelos pais que são contra a relação por um deles ser pobre e o outro ser rico, entre outras coisas. A heterossexualidade é tema em tudo o que é ficção, visto que é esta a orientação sexual dada como protótipo de uma sociedade normal, principalmente pela igreja. Em "Feitiço de Amor", telenovela da TVI, Alice (Rita Pereira) e Henrique (José Carlos Pereira), amam-se verdadeiramente, no entanto, Afonso (Gustavo Vargas), o vilão, está a destruir a vida de Alice, para que o casal protagonista não se junte nunca mais. A telenovela de Rui Vilhena, "Olhos nos Olhos", aborda também além da homossexualidade, a heterossexualidade. Catarina (Sofia Grillo) e Artur (Carlos Vieira) apaixonam-se, pois a relação com os seus companheiros, Jonas (Pedro Lamares) e Vera (Patrícia Tavares), já não é o que era antes.
Etiquetas:
Especial,
Feitiço de Amor,
Olhos nos Olhos,
TVI
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
A mascote de "Olhos nos Olhos"
Sobrevivente à queda de um quarto andar onde os donos residiam quando tinha apenas quatro meses, Miguel Ângelo, hoje com quatro anos, está de perfeita saúde. Como gato que se preze, prova ter sete vidas. Não é o marionetista de Pinóquio, mas também se chama Stromboli o enorme gato de Simone (Ana Moreira) em "Olhos nos Olhos", em exibição na TVI. De seu nome verdadeiro Miguel Ângelo, em homenagem ao pintor que a dona tanto admira, o felino é uma autêntica estrela de televisão. Com seis quilos, mais de meio metro, pêlo branco aveludado, olhos expressivos e temperamento meigo, este gato persa, que se tornou, há dois anos, campeão Internacional na Categoria de Neutros, encanta à primeira vista. Foi o que aconteceu com Paulo Pires e Ana Moreira, quem mais de perto contracena com o gato na novela.O autor de "Olhos nos Olhos", Rui Vilhena, trouxe o felino Stromboli para o enredo como presente do namorado de Simone, Vítor (Paulo Pires) para a reconquistar.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Os extraterrestres chegam a "Olhos nos Olhos"
Rui Vilhena, autor de "Olhos nos Olhos" (TVI), admitiu gostar de focar assuntos nunca antes abordados numa novela. É o caso da vida extraterrestre, um tema que se desenrola à volta de duas crianças e do suposto ET, Simão (Marco Delgado), que sofre de intolerância à luz solar.O Simão de "Olhos nos Olhos" pode até não ser uma criatura de outro planeta. Mas o facto de a doença do advogado, claroxerodermia pigmentosa, o impedir de sair à rua enquanto há sol, e o tom excessivamente claro da sua pele e cabelo, tornam Bruno (Diogo Carmona) e André (Miguel Carneiro) convictos de que Simão é um extraterrestre (ET). O Bruno não vai desistir de provar que tem razão e que Simão pode estar relacionado com o caso "Roswell". Recorde-se que esse caso remonta ao dia 8 de Julho de 1947, em Roswell (Novo México, EUA), quando o jornal "Roswell Daily Record" publicou na primeira página, que o 509º Grupo de Bombardeiros do Exército havia tomado posse dos destroços de um disco voador num rancho daquela região. Aliás, foram já para o ar na novela da TVI imagens de Simão à noite, num descampado, a ver no céu uma intensa luz, assim como de Bruno a observar nas costas do advogado marcas características dos ET de Roswell. Recorde-se ainda a queda de bicicleta em que Bruno diz ter sido salvo por um ET.
O segredo de Susana em "Olhos nos Olhos"
A telenovela "Olhos nos Olhos" é a novela exibida no horário mais tardio e em último lugar. Nos episódios diários, podemos constatar o secretismo e a curiosidade que gira à volta da personagem Susana (São José Correia), mas quais serão os segredos que Susana esconde dos que lhe rodeiam?Foi com a entrada de Daniel (Cristóvão Campos) para a história de Rui Vilhena que começou a ser notório que Susana escondia algum segredo que poderia mudar a sua vida. Ao Daniel saber da história, usou e chantageou-a com isso para permanecer lá em casa, mas via-se de longe que Susana não queria o sobrinho lá em casa, talvez por este saber o derradeiro segredo.
É certo que até agora Daniel tem mantido o próprio segredo em segredo. Mas Daniel fará tudo para que se saiba da verdade, e para começar, fará com que Célia (Sara Salgado) tente descobrir através do computador de Daniel, onde o grande segredo está a um clique de qualquer um. Contudo, Daniel desiste de ser Célia a portadora da novidade, e dá a entender a Miguel (Frederico Barata) que está a passar-se algo de errado com Susana, mas ao aperceber-se que Miguel está demasiado apaixonado, Daniel decide contar a verdade ao maestro, Leonardo Viana Levi (José Wallenstein).
Tendo sido amante de Susana, humilhado, o maestro pede imediatamente explicações a Susana em relação à sua transexualidade, mas Leonardo não está para ouvir explicações, embora Susana tenha-lhe dito que fez a mudança de sexo à muitos anos no Brasil e que sempre se sentiu mulher, e que se não fosse Daniel, o maestro nunca saberia a verdade. Irritado, o pai de Miguel bate-lhe violentamente, deixando-a ferida. Não se considerando vencida, ainda goza com maestro sobre a sua sexualidade e este esbofeteia-a quase até à morte. Com tudo isto, quem fica a rir, é o sobrinho de Susana, Daniel, que esperava este momento à muito.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
"Olhos nos Olhos": gravação da cena de carjacking adiada
Foram gravadas, sobre condições atmosféricas muito adversas – chuva intensa e nevoeiro –, algumas cenas de "Olhos nos Olhos", TVI, no exterior da fábrica Viana Levi, em Sintra. O mau tempo obrigou mesmo à anulação da cena de carjacking, uma das mais aparatosas da novela, protagonizada por José Wallenstein, o maestro Leonardo Viana Levi. Ontem foi também o dia de despedida dos actores Diogo Amaral e Carlos Vieira, respectivamente, o maléfico Joaquim e o conquistador Artur.Joaquim e Filipa (Ana Catarina) conseguiram, à primeira, gravar a cena debaixo de uma chuva miudinha. Melhor sorte teve Paulo Pires, que chegou de carro à fábrica, tal como Sofia Grillo (Catarina) e Carlos Vieira (Artur), que ficaram abrigados da chuva na entrada da Viana Levi, onde Catarina pôs fim à relação com o seu cunhado.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Estará Teresa Viana Levi escondida no anexo?
Esta é uma questão que desde o início da novela "Olhos nos Olhos" anda pela cabeça dos seus telespectadores, e esta semana foram reveladas algumas cenas dos próximos episódios onde se dará a entender que a falecida mulher de Leonardo Viana Levi está viva.Tudo parece acontecer quando Beatriz e Catarina se dirigem ao hospital onde procuram o médico Paulo Saraiva. Mas enquanto esperam, passeiam pelos corredores hospitalares, onde encontram uma das alas da unidade com o nome de Teresa Viana Levi. As duas ficam surpresas com o facto e ao encontrarem o médico questionam-no sobre a questão ao que Paulo Saraiva lhes conta, que em tempos, o maestro se dirigiu ao hospital para fazer uma doação, mas que ao contrário do que é habitual, onde se pergunta à direcção o que mais é necessário no momento e onde o dinheiro é um dos principais bens a doar, Leonardo doou equipamento hospitalar. Beatriz ao ouvir estas revelações por parte de Paulo Saraiva começa a juntar os dados e presume que todo aquele equipamento doado ao hospital serviu anteriormente para manter viva a ex-mulher do seu marido. Será que Teresa Viana Levi não está mesmo morta e é, como muitos fãs de "Olhos nos Olhos" pensam, o grande segredo do anexo? Algo a descobrir dentro de umas semanas na novela de Rui Vilhena.
domingo, 11 de janeiro de 2009
Actores descontentes com estações de televisão
Muitas são as notícias que têm sido impressas nas revistas e também publicadas na internet, sobre o descontentamento de actores e telespectadores com as estações de televisão, seja pelo horário onde é transmitida a produção, ou pelo cancelamento de uma nova temporada. Falamos de "Olhos nos Olhos", "Rebelde Way" e "Conta-me Como Foi".São vários os exemplos em relação ao tema, e Simone de Oliveira é uma das actrizes que se manifestou à aproximadamente um ano atrás em relação ao horário de "Vila Faia". A actriz manifestou-se com pompa e circunstântica e acabou por marcar a televisão portuguesa. Mas nos dias de hoje, o descontentamento dos artistas continua.
Na TVI, "Olhos nos Olhos" é o exemplo mais recente por causa do horário em que é transmitida, que impossibilita os telespectadores de ver a trama de Vilhena. Tal facto, descontenta também os actores, que não têm a visibilidade que queriam. Paulo Pires não se sente frustado em relação às audiências, mas tem pena que a telenovela passe tão tarde.
Na SIC, a Lisa de "Rebelde Way" e o restante elenco desta série televisiva transmitida na SIC, também se mostram descontentes, seja pelo horário - recentemente alterado novamente -, ou seja pelo cancelamento da 2ª temporada de "Rebelde Way". A jovem actriz tal como o restante elenco têm pena que uma segunda temporada não seja concretizável.
A RTP não fica de fora, e o produto "Conta-me Como Foi" é também alvo de descontentamento pelo horário em que é transmitida. Ao que tudo indica, o elenco não gostou da notícia de que "Conta-me Como Foi" iria lutar directamente contra o produto de sucesso "Equador". Rita Blanco manifestou-se à imprensa.
E a juntar-se ao descontentamento dos actores, vêm os telespectadores, que manifestam-se das mais variadas formas sobre o horário ou cancelamento de uma produção fictícia. São vários os fãs que se mostram descontentes com os horário atribuidos, mas a verdade é que agradar a gregos e troianos é difícil, principalmente no mundo da televisão. Mundo da televisão esse, que nunca se sabe o que por aí vem.
Etiquetas:
Conta-me Como Foi,
Olhos nos Olhos,
Rebelde Way,
RTP1,
SIC,
TVI,
Vila Faia
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Gravações de "Olhos nos Olhos" em Cascais
Paulo Pires, protagonista de "Olhos nos Olhos", novela da TVI escrita por Rui Vilhena e produzida pela NBP, desdobra-se em dois para interpretar os gémeos Vítor e Vasco. Ontem, o actor fez de Vítor, e acarinhou a namorada Simone (Ana Moreira), após discutir com Natália (Gracinda Nave).A cena, que irá para o ar em meados deste mês, foi gravada junto à piscina de uma quinta perto da Aldeia de Juso, em Cascais, onde se gravam todas as cenas exteriores da mansão Viana Levi, a principal família desta misteriosa história.
Os gestos amáveis de Vítor não demovem Simone do seu estado estático e distante. Vítor diz à namorada que a ama e que vão ser felizes, mas a perturbada jovem continua a não reagir.
domingo, 30 de novembro de 2008
Rui Vilhena vai estar "Olhos nos Olhos" com Moniz
"Olhos nos Olhos" começou por estrear no horário das 21, mas perante o sucesso de "Feitiço de Amor" e os resultados não superiores alcançados por "Olhos nos Olhos" no horário, a telenovela de Rui Vilhena fixou-se às 22horas. Após o fim da telenovela "A Outra" e o início da telenovela "Flor do Mar", rodada na Madeira, a trama passou para um horário mais tardio, o das 23 horas, fazendo com que a telenovela termine após a meia-noite. Por isso, Rui Vilhena e José Eduardo Moniz irão reunir-se para discutir sobre os mais variados tópicos relacionados com esta 3ª telenovela escrita por Rui Vilhena para a TVI.Teremos surpresas dentro de dias? Novo horário? Episódio encurtados? O que é certo é que as reuniões deverão dar frutos em breve, agora se os frutos serão a favor dos telespectadores ou não, é algo para descobrir futuramente.
Etiquetas:
José Eduardo Moniz,
Olhos nos Olhos,
Rui Vilhena,
TVI
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Novelas irmãs das séries norte americanas
A ficção nacional está mais rápida e interessante. Os guionistas Rui Vilhena ("Olhos nos Olhos"), Manuel Arouca ("Podia Acabar o Mundo"), e Maria João Mira ("Flor do Mar") admitem que se inspiram nas séries norte-americanas.À semelhança do que acontece com as principais produções televisivas made in Estados Unidos, que surgem repletas de acção, também a ficção nacional prende o espectador através de enredos cada vez mais cheios de ritmo, suspense e mistério, que lhes parecem conferir uma maior rapidez.
"Sete Palmos de Terra", "Prison Break" e até mesmo "Nip Tuck" servem de base ao processo criativo de três dos guionistas nacionais que alcançam, com as suas ficções, os maiores quotas de audiência a nível nacional.
Apesar de o número de episódios continuar a rondar a média das duas centenas, e de continuarem a ter a duração de cerca de um ano, a verdade é que as telenovelas nacionais parecem estar mais rápidas, o que, a avaliar pelos elevados índices de audiências, parece captar cada vez mais a atenção dos portugueses.
Rui Vilhena, autor da novela da TVI - "Olhos nos Olhos" -, confessa que muitos dos seus trabalhos são inspirados no quotidiano, na actualidade, e em séries norte americanas. O guionista nacional, que se considera um autor urbano contemporâneo, baseia muitas vezes os seus personagens em temas do dia-a-dia. Em "Olhos nos Olhos", a grávida Isabel (Marisa Cruz), que vivia uma vida dupla, ou Bernardo (Pedro Granger), um gay assumido, são exemplos em que o autor aproveitou problemas actuais da sociedade e os aplicou à ficção.
Um dos antigos êxitos do autor, a novela "Ninguém Como Tu", alimentou-se de séries como "Sete Palmos de Terra", bem como o recente êxito da TVI, que tem Paulo Pires como protagonista, bebeu da estrutura da série "Irmãos e Irmãs" .
O autor de "Podia Acabar o Mundo", em exibição na SIC, Manuel Arouca, aplica, igualmente, aos seus guiões, casos que presencia no seu quotidiano. O autor, que ultimamente se tem inspirado, ao nível da narrativa, em séries como "Prison Break" e "Lost", defende o encurtamento das novelas nacionais para que estas continuem de pedra e cal como tem vindo a acontecer.
Maria João Mira, uma das autoras de "Flor do Mar", que hoje estreia na TVI, considera ainda que as telenovelas nacionais continuarão a evoluir. A autora de êxitos como "Fala-me de Amor" e "Ilha dos Amores" vê, desde sempre, em "Sete Palmos de Terra" a sua fonte de inspiração .
Etiquetas:
Flor do Mar,
Olhos nos Olhos,
Podia Acabar o Mundo,
SIC,
TVI
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Mistérios de "Olhos nos Olhos" começam a ser desvendados esta semana
Os mistérios da novela da TVI "Olhos nos Olhos", escrita por Rui Vilhena, começam a ser desvendados em breve. Um dos grandes enigmas é o da paternidade de Cátia, a bebé que nasceu quando a mãe, a ninfomaníaca Isabel (Marisa Cruz) se encontrava em estado de morte cerebral. A descoberta irá, mudar o rumo da história.O código genético dos cinco suspeitos começa a ser analisado até serem excluídas as hipóteses que pareciam mais prováveis, encabeçadas pelo maestro Leonardo (José Wallenstein), personagem-chave da novela. Artur (Carlos Vieira), Jonas (Pedro Lamares), Vítor (Paulo Pires) e Hugo (Francisco Corte-Real) são outros possíveis progenitores. Mas o pai é quem menos se esperava. A revelação acontece após Teófilo (António Montez), bisavô de Cátia, mandar, à revelia dos suspeitos, excepto de Hugo, fazer testes de paternidade a partir da saliva ou de fios de cabelo.
Vasco, gémeo de Victor, ambos interpretados por Paulo Pires, deverá aparecer esta semana no enredo. É um vilão muito mais cerebral. Vai conquistar Natália (Gracinda Nave) que, rejeitada pelo irmão dele, fica com a cópia.
A telenovela "Olhos nos Olhos" tem-se mostrado inovadora no ritmo de narrativa, mais rápido do que o habitual em formatos do género e mais próximo do que é usado nas séries.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
