Mostrar mensagens com a etiqueta Orgulho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Orgulho. Mostrar todas as mensagens

sábado, 9 de janeiro de 2010

Elenco de novela de Rui Vilhena a crescer

A nova trama de Rui Vilhena avança a passos largos, e consequentemente o elenco cresce de dia para dia. Grande parte dos novos nomes transitam de "Sentimentos", entre os quais está Pedro Lima que será "um vilão, o pior vilão da sua carreira" como uma fonte da Plural avançou. Para além de Pedro Lima, deveram transitar também Bárbara Norton de Matos, Rita Salema, Manuela Couto, São José Correia e Sofia Grillo, que também terá "um papel diferente do habitual". De "Deixa Que Te Leve" virá Joaquim Horta, o motorista Rami, trabalhará pela terceira a vez com o autor angolano. Fernanda Serrano liderará o elenco desta nova trama que seguirá a linha de "Ninguém Como Tu", um dos maiores sucessos do autor. Uma trama que iniciará gravações em Maio e que deverá estrear no início de Setembro.
Fonte: Novelas Nacionais

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Novela de Rui Vilhena mais democrática

Mais abrangente, sob o chapéu de poder chegar a um maior número de pessoas. Assim se delineia, para já, "Bem Me Quer, Mal Me Quer", novela que Rui Vilhena está a escrever para a TVI e que contará com Fernanda Serrano num dos principais papéis do enredo. Está já em marcha a próxima intriga do autor de "Olhos nos Olhos". E após alguma especulação acerca dos contornos desta sucedânea, Vilhena levantou um pouco o véu à sua ainda embrionária obra que viverá na antena da estação de Queluz antes ou a seguir à época estival de 2010. Refutou o nome provisório de "Orgulho", amplamente ventilado por algumas publicações e confirmou o de "Bem Me Quer, Mal Me Quer", cujo intento é veicular uma linguagem mais democrática. "A minha última novela tinha um cariz mais cinematográfico, acabando por ser seguida por um público aficionado de séries. Ganhou um estatuto quase de culto", comentou. Ora, em detrimento de se dirigir a um nicho, Vilhena preconiza agora atingir as massas, piscando o olho ao "género de folhetim" sem no entanto deixar de imprimir à história um cunho vincadamente cosmopolita. E se o seu carimbo por excelência tem vindo a revestir-se com o chavão de mistério, até porque "é o elemento que alimenta as histórias", garantiu que o embrulho da nova produção contemplará suspense, mas sem que este se prenda com os meandros do crime que considera um gancho "saturado". O autor sabe já que um dos principais papéis caberá a Fernanda Serrano desempenhar, embora, por enquanto, esteja apenas "a preparar a sinopse". Saliente-se que representará um marco, depois de um longo afastamento da actriz do pequeno ecrã, por motivo de doença. Marco Delgado, Maria João Luís, Manuela Couto, Joaquim Horta, São José Correia e Pedro Granger integram também o leque de actores de uma trama que abordará "temas fracturantes" e descrita por Vilhena como tendo "alma, ritmo", por forma a ser passível de vir a "deixar saudades".
Fonte: JN

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Orgulho" estreia na TVI em 2010

Estes são alguns dos actores que vão estar no elenco da nova telenovela da TVI, da autoria de Rui Vilhena. Alguns transitam de "Flor do Mar".
Helena Isabel: Transita da novela "Flor do Mar" (TVI), onde fazia de Petra.
Dalila Carmo: A actriz teve um papel de grande relevo em "A Outra" (TVI).
Marco Delgado: Fez "Olhos nos Olhos" e integra "Ele é Ela" (TVI).
Maria João Bastos: Protagonizou "Equador", de Rui Vilhena, e "Flor do Mar" (TVI).
Pedro Granger: Depois de "Fascínios", foi príncipe em "Equador".
Fernanda Serrano: Regressa, já curada de um cancro e três vezes mãe.
Bárbara Norton de Matos: Vai transitar directamente de "Sentimentos".
Frederico Barata: Em mais uma novela de Rui Vilhena.
Maria João Luís: Depois de "Feitiço de Amor" e da mini série "Destino Imortal".
Paula Neves: Depois do papel de relevo de "Olhos nos Olhos".
Pedro Rodil: A aposta no actor depois de "Morangos com Açúcar".
Sara Prata: Transita de "Flor do Mar" e depois das gravações de "37".
São José Correia: Sai de "Sentimentos" para a novela de Rui Vilhena.
Sofia Grilo: Também transita de "Sentimentos".
Fonte: CM

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Novela "Orgulho" da TVI com estreia adiada

Já está a ser preparada mais uma novela para a TVI. Rui Vilhena, que se despediu do ecrã da TVI com "Olhos nos Olhos", para além da mini série "37" que escreveu recentemente para a estação de Queluz, está já a escrever a novela "Orgulho", ou melhor, "Bem Me Quer, Mal Me Quer", nome que é designada agora a novela. O autor, que vai ter na sua novela o regresso da actriz Fernanda Serrano, quer que esta tenha o "papel da sua vida", um papel marcante como Alexandra Lencastre teve em "Ninguém Como Tu" (Luísa Albuquerque). O facto do autor fazer referência àquele papel da novela que foi um êxito em 2005, não significa que a Fernanda Serrano desempenhe uma vilã; segundo Rui Vilhena, isso ainda não está definido. O que já é certo é que esta novela vai ter um estilo folhetinesco, digno de uma novela de horário nobre. A sua estreia, prevista para estrear no primeiro trimestre de 2010, foi adiada para o final do primeiro semestre ou início do segundo e isto devido ao Campeonato Mundial de Futebol.

sábado, 31 de outubro de 2009

"Orgulho" com elenco quase escolhido

Rui Vilhena é um autor que anda sempre a pensar nas suas próximas tramas e a sua nova novela já começa a ficar desenhada e com o elenco montado. Com as gravações previstas para arrancarem em Janeiro, os nomes que começarão a gravar já estão quase todos escolhidos e o leque de actores promete ser de luxo. Helena Isabel, Maria João Luís, Dalila Carmo e Sara Prata serão as damas de ferro deste "Orgulho" de Rui Vilhena, mas não estarão sós. Do lado masculino estão, para já, confirmados Rogério Samora, Marco Delgado, Pedro Granger, Frederico Barata e Nuno Janeiro. Fernanda Serrano é também um nome quase certo neste elenco, dando-se assim o seu regresso ao ecrã, mas ainda não está certa esta presença da actriz no projecto. Esta trama destina-se a substituir a novela de Tozé Martinho, "Sentimentos", na grelha da TVI ainda no primeiro trimestre de 2010.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Novelas escritas quase em simultâneo com gravações

A ficção nacional modernizou-se. Agora, os guiões são feitos praticamente em tempo real. E se os actores de "Sentimentos", da TVI, têm opiniões distintas, Vilhena, que escreve a nova trama, evoca a necessidade de feedback. Tempos idos são aqueles em que os textos das tramas entregues aos profissionais que iam interpretar as personagens eram lineares e taxativos. Hoje em dia, a engrenagem da indústria das novelas funciona de modo diferente. Ao ouvir o primeiro acção por parte dos realizadores, quem representa apenas tem na sua posse uma espécie de esboço prematuro do perfil que lhe caberá vestir. A história de Tozé Martinho, "Sentimentos", no ar na grelha de Queluz, não é a excepção que confirma a regra. Nem a próxima novela de Rui Vilhena, "Orgulho", nome provisório, será. Este último, autor de êxitos como "Ninguém Como Tu", "Tempo de Viver" e, mais recentemente, "Olhos nos Olhos", todos na TVI, conta que na altura em que assinou "Terra Mãe" para a RTP, à data de 1998, "as gravações da novela acabaram apenas três dias depois de ter estreado". Ora, para o guionista, tal representa um "risco de ir para o lixo", defendendo que o feedback dos espectadores deve ser aferido numa fase embrionária da produção. Alegando uma "margem de manobra" exponenciada, por forma a quem escreve "poder proceder às devidas alterações à medida que a intriga avança", Vilhena refere que "a história tem vida própria". Não pode estar castrada a priori. E a tendência é para nos aproximarmos "cada vez mais do Brasil", considera. Se por cá a décalage entre o arranque da trama em antena e o número de episódios escritos "é de 40/50", por terras de Santa Cruz, o hiato de capítulos baliza-se "nos 15", esclarece. As vozes dos actores não são uníssonas face a esta matéria. Renato Godinho, que é o vilão Vítor em "Sentimentos", afirma não ter por hábito "falar com os autores sobre o caminho que as personagens vão levar", pois acha "essa descoberta interessante". E acrescenta: "Sempre que gravo uma cena, pode ser branco ou preto, mas vou sempre pelo cinzento para não limitar nada". Sendo no "ponto de interrogação" que se deixa "seduzir pela personagem". Já Fernando Luís, que faz de Sertório no mesmo enredo, assinala a "dificuldade" acrescida das novelas abertas. "Nunca sabemos o que nos vai acontecer", sublinhando que gosta mais "de trabalhar quando as coisas estão todas definidas". A estrutura "está montada, sei com o que conto e consigo criar por cima da base já feita. Há outro controlo". Por sua vez, Pepê Rapazote, que já grava a nova ficção da SIC, "Perfeito Coração", vai de encontro à ideia de Renato, a que soma a da "maior verosimilhança". Faz notar que "quando o actor sabe mais do que a personagem, no seu subconsciente há um calculismo" que pode ser pernicioso. Diogo Amaral, protagonista da trama de Tozé Martinho, discorda. "Prefiro trabalhar em cima de um guião fechado, permite outras nuances", classificando os textos abertos de "um terreno pantanoso". Paulo Pinto, o advogado de Thai na mesma novela, recupera o juízo do colega Pepê Rapazote, afiançando: "A nossa liberdade é tanto mais interessante quanto mais espartilhada estiver para tentarmos ser verdadeiros em todas as cenas e momentos. Pode haver incoerência, mas é mais verosímil".

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Orgulho" ao estilo de "Ninguém Como Tu"

A próxima novela escrita por Rui Vilhena, que tem o nome provisório de "Orgulho", está a ser preparada. Pouco se sabe acerca da história e o primeiro capítulo está agora a ser escrito para ser entregue à Plural. Rui Vilhena, entretanto, promete basear-se menos em séries americanas e voltar à fórmula folhetinesca e diz: "Quero uma coisa que se aproxime do "Ninguém Como Tu" e voltar ao folhetim com uma linguagem mais popular". A novela, que conta com o regresso de Fernanda Serrano à televisão e no papel principal, já começa a ganhar o seu elenco: Rogério Samora, Dalila Carmo, Pedro Granger, Maria João Luís, Pedro Rodil, Paula Neves e Maria João Bastos vão estar nesta nova produção.

sábado, 29 de agosto de 2009

Especial: Ficção na rentrée

"Orgulho"
Rui Vilhena após "Olhos nos Olhos" está já a preparar uma nova novela. Para já sabe-se que esta novela vai ter o regresso de Fernanda Serrano que se mostra entusiasmado com este novo projecto, "vai ser um novo trabalho e mais um grande desafio", como conta a própria. Sobre a história ainda não se sabe nada, porém o nome provisório pode sugerir vários temas, dos quais a homossexualidade, tema que já foi usado por Rui Vilhena em "Tempo de Viver" e "Ninguém Como Tu". O elenco falado conta com nomes como Helena Isabel, Marcantónio Del Carlo, Dalila Carmo, Teresa Macedo, Pedro Granger, Jessica Athayde, Frederico Barata, Sara Prata, Nuno Janeiro e Welké Bungue. A estreia está prevista para Janeiro de 2010.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rui Vilhena escreve a pensar em Fernanda Serrano

O guionista Rui Vilhena analisa, neste momento, as várias personagens anteriormente interpretadas por Fernanda Serrano. O objectivo da pesquisa está devidamente direccionado: construir uma personagem diferente de todas as outras a que esta actriz já deu vida para aquela que será a primeira participação de Fernanda Serrano numa novela com a sua assinatura. "Sempre admirei o trabalho dela e nunca a tive a oportunidade de a ter numa novela minha", justificou Rui Vilhena. "O guião está numa fase embrionária. Ainda estou a trabalhar na sinopse", assinalou, antes de falar no processo criativo em curso. "É muito importante que os actores trabalhem registos diferentes e eu também gosto que o façam", explicou. Poderá Fernanda Serrano regressar à antena no papel de vilã? Rui Vilhena não revela nada a esse respeito. Apenas confirma o protagonismo da actriz na saga. Com esta novela, cuja estreia deve acontecer antes do final do ano, Fernanda Serrano retomará a presença regular nos ecrãs, depois de um período de pausa motivado pela descoberta do cancro da mama. Nascida em 1973, Fernanda Serrano começou pelo cinema, mas deve a estreia televisiva a um convite de José Eduardo Moniz para apresentar "Noite de Reis", na RTP. Nas novelas, cedo atingiu os papéis principais. No cinema, protagonizou "Jaime".

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pedro Granger de volta às novelas em "Orgulho"

Pedro Granger é nome confirmado para a próxima novela da TVI, que começa a ser gravada em Dezembro. E desta vez não vai morrer na ficção. "Orgulho" é o nome provisório da novela de Rui Vilhena, que conta com um elenco de luxo. Fernanda Serrano é outro dos nomes já apontados. O papel que está destinado ao actor é bem diferente de todos os que já interpretou, até porque Granger já tinha manifestado a José Eduardo Moniz a vontade de deixar de fazer personagens que sofrem de amor ou morrem na trama. Pedro Granger vai ainda manter a apresentação do programa "Rédea Solta" (TVI 24).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fernanda Serrano prepara-se para voltar às novelas

Fernanda Serrano, actriz exclusiva da TVI, deverá regressar ao pequeno ecrã já em Dezembro deste ano. A actriz, que se encontra de repouso depois de ter sido mãe pela terceira vez, deverá participar na próxima novela de Rui Vilhena, "Orgulho", com quem nunca trabalhou. Depois de ter feito "Tu e Eu", a sua última novela em 2007, Fernanda Serrano está preparada para regressar ao ritmo alucinante das novelas. A vontade de representar é tanta, que a actriz pretendia regressar ao ecrã com a novela "Fruto Proibido". Uma ideia que foi posta logo de parte, "porque era uma grande loucura", admite André Cerqueira, director da Plural, a produtora que pertence ao grupo da TVI.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Novela da TVI para 2010 chama-se "Orgulho"

Ainda "Fruto Proibido" não começou a ser gravada (a novela de António Barreira deverá estrear em Setembro) e José Eduardo Moniz já está a preparar mais uma nova novela. A novela que virá depois de "Fruto Proibido" só chegará em 2010, será escrita por Rui Vilhena (autor de "Ninguém Como Tu", "Tempo de Viver" e "Olhos nos Olhos") e tem, por enquanto, o cognome de "Orgulho". No elenco irá estar Helena Isabel e Marcantónio del Carlo (há outra estrela escalada para o elenco, mas por enquanto é segredo). Apesar da crise, que levou já a TVI a avisar alguns actores que, brevemente, vai deixar de precisar dos seus serviços, José Eduardo Moniz está empenhado em começar o ano de 2010 em grande, tendo já reservado um guionista que nas últimas semanas tem sido abordado pela RTP e pela SIC (apesar do contrato de exclusividade que o guionista tem com a TVI impedir qualquer mudança).

domingo, 19 de abril de 2009

TVI prepara sucessora de "Flor do Mar"

Com "Vida Inteira" em gravações há pouco mais de um mês e "Correntes" prestes a iniciar trabalhos, Moniz prepara já o elenco da novela que sucederá a "Flor do Mar". O autor ainda é desconhecido, embora possa vir a ser Rui Vilhena ou novamente António Barreira, no entanto o elenco já começou a ser delineado. Alexandra Lencastre, que pediu mais algum tempo a José Eduardo Moniz, deveria integrar o elenco de "Correntes", no entanto foi substituída por Manuela Couto, sendo que assim a actriz poderá voltar a ser a musa de Rui Vilhena ou manter-se fiel a António Barreira. Certo está já o regresso de Fernanda Serrano, a actriz que passou por um cancro recentemente, regressará aos ecrãs na rentrée onde contracenará com dois dos grandes amigos Alexandra Lencastre e Rogério Samora. Embora este último possa não passar de um boato, pois o actor é avançado para protagonista, estatuto que ocupa actualmente em "Flor do Mar". Margarida Marinho é outro nome falado para integrar o elenco que promete ser de luxo. Tozé Martinho avançou que adorava poder contar com a actriz no elenco de "Correntes", no entanto tal não vai ser possível devido à actriz ter sido recentemente mãe de um menina, Carlota, o que poderá fazer com que passe para a produção seguinte do canal. Este elenco poderá contar ainda com alguns dos actores exclusivos do canal de Queluz com por exemplo Nicolau Breyner (que estará presente em "Morangos com Açúcar – Férias de Verão"), Maria João Luís (que poderá voltar assim às novelas de autor), Paulo Pires e Dalila Carmo. Do elenco contarão muito provavelmente actores da última fornada de "Morangos com Açúcar" já que as gravações desta produção só deverão começar no final do Verão.