Mostrar mensagens com a etiqueta Os Contemporâneos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Os Contemporâneos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"Os Contemporâneos" regressam em 2010

Está confirmado. "Os Contemporâneos" estão de volta à grelha de programação da RTP1, a partir de Março de 2010. Os fãs de Bruno Nogueira e companhia podem assim começar a esfregar as mãos de contentes, porque o serão, para o ano será bem mais divertido. "Vamos voltar todos para o ano", confirmou o actor Bruno Nogueira.

sábado, 1 de agosto de 2009

"T2 Para 3" e "Os Contemporâneos" terminam na RTP1

A RTP1 termina no primeiro domingo de Agosto dois programas da sua grelha semanal. Um deles é uma série juvenil e o outro é um programa de humor para um público muito restrito, mas que faz sucesso na internet. "T2 Para 3", assim se chama a série da Sapo que transitou na sua segunda temporada para a televisão, com episódios diários no portal Sapo e com um compacto semanal na RTP1, aos domingos, pelas 11 ou 12 horas. André Gonçalves como Leo, Ana Varela como Clara e Andreia Santos como Diana foram os habitantes deste T2 neste ano. A série já terminou no site oficial, mas na RTP termina domingo, dia 2 de Agosto, pelas 11h30. Já a série de sketches "Os Contemporâneos" que conta com Bruno Nogueira, Carla Vasconcelos, Dinarte Branco, Eduardo Madeira, Manuel Marques, Nuno Lopes e Nuno Markl., termina a sua terceira temporada neste domingo, pelas 22h40. Uma quarta temporada pode ser estreada em Janeiro de 2010.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

"Os Contemporâneos" terminam este domingo

"Estamos a preparar as gravações do último episódio de "Os Contemporâneos", que será transmitido a 2 de Agosto. Esperamos fazer a quarta série lá para Janeiro de 2010. Até ao final do ano vamos descansar", revela Eduardo Madeira, um dos autores e actor do grupo de humoristas da RTP1. Eduardo Madeira promete uma despedida apoteótica com os últimos Panisgas e o Chato, personagem de Nuno Lopes que foi também, como sublinha, "a primeira grande personagem de impacto de "Os Contemporâneos"". Após a despedida da terceira série, que estreou a 3 de Maio, é provável que a RTP1 emita um especial com os bloopers (cenas não editadas) e extras das gravações. Mas os fãs podem continuar a ver "Os Contemporâneos" noutros registos que não a televisão. Como lembra Eduardo Madeira: "Temos milhões de visualizações no site da RTP e no YouTube."

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Os Contemporâneos" de volta à RTP1

O humor voltou à RTP1 com mais uma série do programa "Os Contemporâneos". Tal como nas séries passadas, Bruno Nogueira e companhia mantêm o mesmo olhar atento, com muito humor e sátira social sobre os principais acontecimentos da semana. O primeiro programa da terceira série foi exibido no domingo, 3 de Maio, altura em que alcançou 5.1% de audiência média e 13.9% de share. Foi visto por um total de 2.017.100 espectadores, que viram em média 21.3% da duração total programa, o que equivale a um consumo de 9 minutos. Entre as 22h19 e as 23h08, período de exibição de "Os Contemporâneos," a TVI liderava com 18.5% de audiência média e 51.3% de share. A SIC registava 5.9% de audiência média e 16.4% de share. No canal Cabo/Outros a audiência média era de 5.8% e 16.1% de share. A RTP2 detinha no mesmo período 1.1% de audiência média e 3.1% de share.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Rábula sobre Salazar suscita reclamações

Houve quem se indignasse com a "A Vida Badalhoca de Salazar", rábula exibida domingo em "Os Contemporâneos". Os 14 protestos recebidos pelo provedor do Espectador apontam o dedo sobretudo ao teor sexual das cenas. No essencial, critica-se as imagens ousadas, segundo alguns queixosos, consideradas obscenas e pouco apropriadas a um canal público. A rábula em causa inspira-se na mini-série "A Vida Privada de Salazar" e, tal como a ficção exibida pela SIC, explora o lado mulherengo do estadista. No sketch segue-se o modelo, concentrando-se, porém, o enfoque nos actos sexuais. Pelos menos seis cidadãos - número de telefonemas recebidos pelo gabinete do provedor - não acharam graça à sátira, além dos oito que tomaram a iniciativa de escrever para o porta-voz do público. Já a Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não registou, até ao final da tarde de ontem, qualquer queixa formal. A presença no sketch de um sujeito de batina, pela alusão à Igreja, foi outro dos motivos apontados pelos queixosos, refere Paquete de Oliveira. O provedor reconhece que o campo da religião continua a ser um terreno sensível no humor nacional. O facto de o episódio ter ido para o ar imediatamente a seguir a um programa infantil, a "Febre da Dança", também foi mencionado. Maior contestação sofreu ainda a interrupção de "Conta-me Como Foi". Juntaram-se cerca de 40 queixas. O público lamenta a substituição da série por um programa na linha da concorrência. No passado, a rábula ao Magalhães na missa, dos Gato Fedorento, motivou mais de 50 reclamações na ERC, mas o processo acabou por ser arquivado.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Domingo de estreias na RTP1

José Fragoso programou para o próximo Domingo (dia 3) duas estreias no horário nobre do canal, "Febre da Dança" e "Os Contemporâneos". "Mais do que um concurso juvenil de dança, é uma festa de alegria e talentos num programa familiar" – é o que diz a apresentadora sobre o novo programa dos serões de domingo. "Febre da Dança", apresentado por Sílvia Alberto substitui assim a série "Conta-me Como Foi". O programa que vai para o ar logo após "As Escolhas de Marcelo" consiste num programa de talentos de dança, que serão descobertos 13 programas, com as duas semi-finais e a final. No júri estão o bailarino clássico Telmo Moreira, a professora de danças de salão Rita Vieira e o hip hopper Vasco Alves. Já "Os Contemporâneos" regressam com os mesmos actores e ainda mais com Luís Franco-Bastos e o humor estará novamente em alta. O caso Freeport, o "Jornal Nacional 6.ª Feira" e a mini-série e filme da SIC "A Vida Privada de Salazar" serão alvos de paródia no primeiro programa. José Sócrates e os madeirenses Alberto João Jardim e Cristiano Ronaldo também não ficarão de fora, até porque o novo membro do grupo Luís Franco-Bastos parece imitá-los na perfeição.

Caso Freeport em paródia com "Os Contemporâneos"

A série humorística "Os Contemporâneos" regressa domingo ao horário nobre da RTP1. No primeiro episódio da terceira temporada o caso Freeport e a série da SIC "A Vida Privada de Salazar" terão lugar de destaque. Luís Franco-Bastos, que apareceu uma vez no programa a imitar Bruno Nogueira, terá agora um papel mais activo em "Os Contemporâneos". Apelidado de Médium de Vivos por Nuno Markl, o jovem de 20 anos encarna na perfeição as mais diversas personalidades, que vão de Alberto João Jardim a Cristiano Ronaldo. José Sócrates foi, curiosamente, uma das imitações mais difíceis de conseguir. Ponto alto será sem dúvida a sátira ao caso Freeport. Bruno Nogueira, Eduardo Madeira, Manuel Marques e Nuno Lopes interpretam uma canção sobre o caso que, na imprensa, tem envolvido o nome do primeiro-ministro. "Um filme com realização de José Eduardo Moniz" dá início ao sketch, onde constam personagens alusivas a Manuela Moura Guedes e ao comentador Vasco Pulido Valente. "A Vida Privada de Salazar", minissérie exibida pela SIC, também será parodiada. No quadro, que demorou um dia a gravar dada a caracterização que as várias idades do ditador exigem, Nuno Lopes faz de Salazar.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

RTP estreia 3a série de "Os Contemporâneos"

"A terceira série segue as pisadas das anteriores, que são um marco de referência do humor em Portugal", disse hoje José Fragoso durante a apresentação de "Os Contemporâneos". Ao elenco - Nuno Markl, Eduardo Madeira, Dinarte Branco, Bruno Nogueira, Manuel Marques, Nuno Lopes e Carla Vasconcelos - junta-se uma espécie de penetra da série, Luís Franco Bastos, disse à Lusa o produtor Nuno Artur Silva. O DVD da segunda temporada do programa de humor está já em produção e deverá chegar às lojas nas primeiras semanas de Maio. Os 13 episódios da terceira temporada de "Os Contemporâneos" vão para o ar aos domingos por volta das 22h15. A série está nomeada em três categorias dos prémios de televisão de Monte Carlo: Melhores Produtores (Nuno Artur Silva e Ricardo Freitas), Melhores Actores (Nuno Lopes e Bruno Nogueira), e Melhor Actriz (Maria Rueff). Além de "Os Contemporâneos", estão também nomeadas aos prémios de Monte Carlo outras duas séries da RTP1, "Telerural" e "Liberdade 21".

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Programas e actores da RTP nomeados em Monte Carlo

A estação pública conquistou nomeações em várias categorias no Festival de Televisão de Monte Carlo, que se realiza de 7 a 11 de Junho. "Telerural" e "Os Contemporâneos" estão no grupo das séries de comédia, e "Liberdade 21" na classe de drama. Quanto aos actores, os apurados para a fase final são António Capelo, Ivo Canelas ("Liberdade 21"), Bruno Nogueira, Nuno Lopes ("Os Contemporâneos"), João Paulo Rodrigues e Pedro Alves ("Telerural"). Para melhor actriz estão na lista Ana Nave, Rita Lello ("Liberdade 21") e Maria Rueff ("Os Contemporâneos").

terça-feira, 14 de abril de 2009

Mais de 400 pessoas seguiram "Os Contemporâneos" no Twitter

A primeira reunião para a terceira temporada de "Os Contemporâneos" foi seguida por mais de 400 pessoas através da rede de microblogging, Twitter, e cerca de duas dezenas interagiram com os autores durante o encontro, segundo números avançados pelas Produções Fictícias. Facas, pipocas, coisas que se podem fazer nos elevadores e o primeiro episódio feito só com as mães dos actores, foram algumas das propostas para o arranque das emissões do programa de humor da RTP1. Do elenco não estiveram presentes Carla Vasconcelos, Dinarte Branco e Manuel Marques. Bruno Nogueira, Nuno Lopes, Eduardo Madeira e Nuno Markl começaram a definir os pormenores com a restante equipa de autores – Francisco Palma, Mário Botequilha, Nuno Costa Santos e Vítor Elias -, com supervisão de Nuno Artur Slva e Maria João Cruz. As gravações devem começar na última semana de Abril. O programa estreia no início de Maio.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Primeira reunião de "Os Contemporâneos" no Twitter

A equipa que escreve "Os Contemporâneos" vai abrir ao público a primeira reunião de preparação da terceira temporada do programa de humor da RTP1, que estreia a 3 de Maio. Na segunda-feira os trabalhos podem ser acompanhados a partir das 15 horas em directo pela RTP Online, ou via Twitter. Francisco Martiniano Palma, João Quadros, Mário Botequilha, Nuno Costa Santos, Vítor Elias, Nuno Markl e Eduardo Madeira. Estes dois últimos também integram o elenco constituído por Bruno Noqueira, Nuno Lopes, Carla Vasconcelos, Dinarte Branco e Manuel Marques.

sábado, 21 de março de 2009

"Os Contemporâneos" adiados para Maio

A estreia da terceira temporada de "Os Contemporâneos" foi adiada para dia 3 de Maio. No seu blogue Nuno Markl, um dos guionistas, explica que o adiamento da estreia deveu-se a um directo da RTP1 que iria interromper os episódios na segunda semana de emissões. Para os novos programas, que continuam a ser transmitidos nas noites de domingo, a seguir a "Conta-me Como Foi", Markl promete novidades. Entretanto, é também em Maio que chega ao mercado o DVD com a segunda série do programa de humor da RTP.

segunda-feira, 9 de março de 2009

"Os Contemporâneos" regressam em Abril

A estreia da terceira temporada do programa de humor da RTP1 está agendada para 19 de Abril. A informação foi avançada por Nuno Markl, um dos membros, no seu blogue. Além deste último, o elenco é composto por Bruno Nogueira, Nuno Lopes, Carla Vasconcelos, Dinarte Branco, Manuel Marques e Eduardo Madeira.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Crise e eleições abrem apetite para o humor

Foi o humor que deu visibilidade às Produções Fictícias e esta área não vai ser descurada na estratégia da empresa liderada por Nuno Artur Silva. As PF apresentam-se como rede criativa, que cruza vários tipos de talento.
Apesar de o humor já não ser a única área em que as PF trabalham, esta continua a ser a face mais visível e reconhecida da empresa. Gato Fedorento e "Os Contemporâneos" são dois dos exemplos recentes do trabalho realizado pela rede criativa.
Por 2009 ser um ano de eleições, além da crise instalada, é uma altura em que se abre muita apetência para conteúdos de comédia, adiantou ontem aos jornalistas o administrador Nuno Artur Silva, durante a apresentação da nova estrutura das PF.
Uma das apostas é a recuperação do programa da Antena 3 "Cómicos de Garagem", que também poderá ser acompanhado pela net. Aliás, apesar dos projectos para televisão representarem 70% da actividades das PF, as novas plataformas são fundamentais para a divulgação dos trabalhos.
Dividida em departamentos com a chancela PF - agência, original, empresas, new media, júnior, formação e produção - que funcionam interligados, mas de forma autónoma, as PF apresentam-se como rede criativa.
O que significa que além do agenciamento de autores, actores e outros artistas, as PF evoluíram para uma estrutura que permite o desenvolvimento de projectos nas várias áreas e com a possibilidade de colaboração com outras pessoas e entidades do ramo.

sábado, 10 de janeiro de 2009

"VIP Manicure" contra "Os Contemporâneos"

As várias estações começaram o ano reajustando horários. Caso flagrante é, na RTP1, a transição de "Os Contemporâneos" de quinta-feira para domingo, fazendo com que concorra com o humor de "VIP Manicure", da SIC. Isto porque o programa de Maria Rueff e Ana Bola começa amanhã a ser exibido depois das 22 horas, a mesma faixa horária de "Os Contemporâneos", projecto de humor da RTP1 que contou com a comediante Maria Rueff na sua primeira temporada.
"Feitiço de Amor", protagonizada por Rita Pereira, desloca-se também para o horário que antecede o "Jornal Nacional". Fonte interna do canal salvaguarda que se trata, para já, de uma experiência para uma semana, apenas hipoteticamente extensível. Ora, esta mudança não será alheia à estreia recente de "Nós Por Cá", na SIC, precisamente nesse horário.
O programa de humor da estação pública "Os Contemporâneos" volta ao horário em que começou, na grelha ao domingo, agora que "Zé Carlos", dos Gato Fedorento, encerrou a primeira fornada de emissões na SIC. Porém, o argumento apontado pela RTP é que a mudança terá a ver com o fim de "A Minha Geração", conteúdo mais longo do que a série "Conta-me Como Foi", que voltou à antena aos domingos, pelo que "Os Contemporâneos" virão preencher esse hiato.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Especial de "Os Contemporâneos"

A RTP transmite este domingo um episódio especial de "Os Contemporâneos" onde serão apresentados alguns sketches já exibidos.
O programa, que habitualmente vai para o ar às quintas-feiras, é emitido excepcionalmente às 22 horas, apresentando uma selecção de momentos humorísticos como "Casamento Cigano Gay", "Salvem os Ricos", um videoclip de Natal, e ainda várias rábulas do personagem "Chato", interpretado por Nuno Lopes. No ar desde Maio na RTP, o programa de humor vai já na sua segunda temporada tendo José Fragoso, director de programas da RTP, recentemente anunciado a existência de uma terceira série, a ser transmitida em 2009.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Humor luso de boa saúde

O ansiado regresso dos Gato Fedorento à TV encerra este domingo um ciclo. Vai para o ar na SIC a última emissão da série "Zé Carlos". Mas o panorama do humor português tem evoluído e o quarteto não está isolado na missão de provocar o riso.
A recente rentrée televisiva foi recheada de apostas humorísticas por parte dos vários canais em sinal aberto. Umas privilegiam um cunho mais popular, outras enveredam pela sátira política e ainda as há que versam por excelência o cómico de situação. O trunfo mais sonante nesta área terá sido, após uma ausência de cerca de um ano e com uma mudança de estação à mistura, o retorno à SIC dos gatos mais famosos do país.
A segunda temporada de "Os Contemporâneos" e a transformação de "Telerural" num formato autónomo, na RTP1, a adaptação de "VIP Manicure", vindo da rádio, ao pequeno ecrã em Carnaxide e a estreia de "Caia Quem Caia", na TVI, confirmam a confiança depositada na boa-disposição para angariar espectadores.
Grosso modo, as audiências mostram que as expectativas não saíram defraudadas. O humor parece ser uma boa resposta à crise.
Ainda que os números falem por si, apura-se uma certa dissonância face à aclamação da crítica. Por exemplo, "Zé Carlos" não gerou consenso e consegue bons resultados (29,1% de quota de espectadores), enquanto que "Os Contemporâneos", sobremaneira aplaudidos, não ultrapassam os 14,2% de share. Por sua vez, "Caia Quem Caia" (33,1%) tem feito uma carreira francamente positiva, taco a taco com os Gato Fedorento", embora os formatos sejam exibidos em dias distintos.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"Os Contemporâneos" terão nova série

O programa "Os Contemporâneos" vai ter uma terceira temporada com estreia prevista para Abril de 2009. Esta quinta-feira, na apresentação do seu primeiro DVD, os responsáveis fizeram um balanço positivo e destacaram "O Chato".
Em ambiente humorado, no Samouco, local de filmagem de alguns sketches do programa, os actores de "Os Contemporâneos" (RTP1) apresentaram o que intitularam um DVD com tomates. Durante o lançamento do compacto dos 13 primeiros episódios, actores e directores fizeram um balanço positivo e até destacaram o personagem da primeira série que consideraram ter tido mais sucesso junto do público: "O Chato".
Criado por Nuno Markl e interpretado pelo actor Nuno Lopes, esta personagem, segundo o autor de "O Homem que Mordeu o Cão", é "um tipo de cromo particular e um bom retrato da sociedade porque manda os outros trabalhar e não faz nada". José Fragoso, director de Programas da RTP, não se poupou a elogios ao programa, definindo-o como "um projecto diferenciado nesta área e que tem o seu espaço conquistado",
Este formato, que foi o primeiro projecto que começou a ser desenhado quando José Fragoso entrou para a RTP, há quase um ano, foi para o ar em Maio, e vai já na sua segunda série, com permanência garantida, em 2009, na RTP. Para além do primeiro DVD, já está previsto um segundo, relativo à temporada que está agora a ser transmitida e que tem fim previsto para Janeiro.
Apesar das alterações que o elenco tem sofrido, o sucesso do formato parece permanecer inalterável. O elenco do programa já só conta com uma presença feminina. Assim, Carla Vasconcelos contracena, actualmente, com Bruno Nogueira, Manuel Marques, Dinarte Branco, Eduardo Madeira, Nuno Lopes e Nuno Markl.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

"Os Contemporâneos" parodiam com a educação

A educação é motivo de paródia no episódio de "Os Contemporâneos", que vai hoje para o ar na RTP1. A cena mostra dois professores que se encontram nas escadas da rua da Mãe D'Água, perto do Príncipe Real, em Lisboa, carregando um cartaz de protesto com a frase: "Deixem-nos ser professores". A eles, junta-se um aluno e o trio acaba por convocar os colegas por SMS para uma "manifestação contra o Governo dentro de cinco minutos".
Eduardo Madeira e Dinarte Branco fazem de professores neste sketche onde o aluno é Nuno Lopes, um jovem rebelde de boné, que traz consigo um cartaz um pouco mais provocatório: "Queremos faltar à vontade e perder a virgindade".
Sobre o humor de "Os Contemporâneos" Bruno Nogueira, que ontem gravou no Jardim do Príncipe Real a rubrica "Vox Pop", referiu que o público está a aderir
"Os Contemporâneos" é um formato original da RTP1, lançado após a saída dos Gato Fedorento.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Casamento gay entre ciganos em "Os Contemporâneos"

Com um ramo de flores na mão, Manuel Marques faz de noiva. Ao cimo da escadaria, o noivo, papel de Dinarte Branco, agradece aos familiares que trocaram a feira pela cerimónia. A sátira aos ciganos pode ser vista esta noite em "Os Contemporâneos".
Pistolas, espingardas e grossos fios de ouro fazem também parte dos adereços de Eduardo Madeira, Bruno Nogueira e Nuno Lopes, que se apresentam vestidos de negro, com fatos de António José Tenente, gentilmente cedidos, explica fonte da produção. Gravado ontem, este sketche pode ser visto hoje.
Eduardo Madeira, um dos autores do sketche, não está preocupado com a reacção da comunidade cigana.
A seguir, eis que se aproxima uma burra. O animal participa no sketche. Mas assim que vê câmaras, Juca recusa-se a dar mais um passo. Teve de ser empurrada. As cenouras não a convenceram. Depois, foi recompensada e preferiu maças.