Mostrar mensagens com a etiqueta Pinto Balsemão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pinto Balsemão. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pinto Balsemão afastou hipótese de reforma

"A SIC é hoje uma menina que faz 18 anos. Os dois primeiros anos de vida foram mais complicados do que pareceram na altura, mas como gosto de aventuras... É e tornou-se uma grande televisão." Foi com estas palavras, carregadas de emoção, que Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, que detém a SIC e outros títulos como a revista Caras, Visão e o semanário Expresso, subiu ontem ao palco do Teatro Tivoli, em Lisboa, para felicitar a estação de Carnaxide pelos seus 18 anos de existência. Vivia-se o ano de 1992 quando a jornalista Alberta Marques Fernandes, na altura pivô da estação, abriu a meio da tarde aquele que foi o primeiro bloco noticioso da SIC. Recebido de pé pelo público presente na sala de espectáculos, Francisco Balsemão mostrou ser um homem cheio de energia. Aos 73 anos, o jornalista, como faz questão de se definir, pretende manter-se firme no comando da SIC. "Tenciono andar por aqui mais anos, há muito que fazer. A televisão está em permanente transformação", afirmou, à frente das câmaras, o antigo primeiro ministro. Nuno Santos, director de Programas da SIC, não hesita em reconhecer que a estação é uma televisão com marcas de identidade que vão ao encontro do perfil de Balsemão. "Este é um dia feliz para a estação, para quem a faz e fez. Mas há que referenciar que o líder desta empresa é o doutor Pinto Balsemão, e ele é uma personalidade dos media. A empresa tem muito do que é o doutor Balsemão enquanto pessoa: tem uma independência face aos diferentes poderes e tem, sobretu-do, uma confiança no futuro, mesmo nas alturas mais difíceis, e isso é algo muito admirável. Nunca vi Francisco Pinto Balsemão verdadeiramente abatido, e isso é um estímulo para todos", afirmou Nuno Santos, um dos pioneiros da SIC e da SIC Notícias. Numa emissão que teve início às 09h00 da manhã e terminou às 19h00, foram muitos os rostos de peso que passaram pelo palco do Tivoli para dar os parabéns à primeira estação privada de Portugal. "Neste dia festivo desejo que continuemos a ser a família que somos. Há que dizer que uma das grandes riquezas da SIC deriva do seu criador... Aqui temos total liberdade, estamos imunes a pressões", elogiou Rodrigo Guedes de Carvalho, subdirector de informação da SIC e pivô do Jornal da Noite. Na área da ficção nacional, também Diana Chaves, protagonista da novela "Laços de Sangue", deixou palavras de apreço e carinho. "Só posso deixar uma palavra de parabéns. Esta é a estação onde espero crescer", disse a actriz de 29 anos. Com os olhos já postos no futuro, Luís Marques, director-geral da SIC, anunciou algumas novidades que vão chegar à estação: "Vamos aumentar a oferta de canais temáticos. E esperamos que, no final de 2011, tenhamos toda a nossa linha de produção a funcionar em alta definição. Será um investimento que poderá ir entre quatro e dez milhões de euros."
Fonte: DN

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pinto Balsemão em "Grande Entrevista"

O convidado de Judite de Sousa desta semana é Francisco Pinto Balsemão, presidente da SIC, primeira estação privada portuguesa. "Grande Entrevista", da RTP1, dará esta quinta feira a conhecer as opiniões do empresário da comunicação social, cujo passado está marcado pela fundação do PSD e passagem pelo Governo, enquanto primeiro ministro. No anúncio, a estação pública descreve-o, como "um dos homens mais influentes do país".
Fonte: JN

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pinto Balsemão afirma que houve plano para enfraquecer privadas

Francisco Balsemão, a segunda personalidade ontem ouvida pela comissão parlamentar, considerou que o Governo traçou um plano para "enfraquecer os grupos privados" de Comunicação Social, que partiu de alterações ao quadro legal e envolveu, entre outros passos, a tentativa de compra da TVI pela PT. A respeito deste negócio, observou ser "pouco lógico, pouco normal" que a PT tenha avançado sem conhecimento prévio do Executivo. No entender do presidente da Impresa, operou-se um "cerco" aos média, desde logo por via legislativa, que ele próprio denunciou em 2007. Em causa, diplomas como o Estatuto dos Jornalistas, a lei anti-concentração da propriedade, que seria vetada por Cavaco Silva, e os "poderes excessivos" conferidos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, cuja capacidade de intervenção se estende à monitorização de programas televisivos e à "densificação" das obrigações dos operadores audiovisuais. Preocupado com a falta de transparência no sector e com a concorrência desleal que, afirmou, é movida pela RTP aos canais privados, Balsemão assegurou que, embora não lhe agrade o modelo adoptado pelo "Jornal Nacional 6ª" da TVI, se a questão da suspensão se colocasse no seu grupo a decisão seria sempre tomada pela Direcção de Informação e não pela administração.
Fonte: JN

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pinto Balsemão fala da polémica Crespo / Sócrates

"Tenho a maior consideração e apreço por Mário Crespo. É um profissional sério e independente, de quem muito se orgulham a SIC e o grupo Impresa", disse Francisco Balsemão. Mário Crespo denunciou ontem uma alegada conversa que terá decorrido num restaurante em Lisboa entre José Sócrates, Pedro Silva Pereira e Jorge Lacão em que ele, Mário Crespo, é alvo de várias críticas e referenciado como "mais um problema que tem que ser solucionado". O pivot da estação de Carnaxide deixou de escrever opinião no "Jornal de Notícias" depois de lhe ter sido negada a publicação de um texto onde relatava o sucedido. Já hoje, o jornalista garantiu que, na alegada conversa entre o primeiro-ministro, o ministro dos Assuntos Parlamentares e o ministro da Presidência foi referido também o nome de Medina Carreira como um "outro problema a solucionar". Numa primeira reacção oficial ao caso, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, considerou hoje que "não merece nenhum crédito" a informação sobre alegadas críticas de membros do Governo ao jornalista Mário Crespo."Ouvi alguém querer fazer um texto com base no que supõe serem informações que lhe tenham sido transmitidas acerca de conversas privadas, tidas em restaurantes, e eu acho isso absolutamente inacreditável", referiu Santos Silva.
Fonte: Público

domingo, 17 de janeiro de 2010

Balsemão não compra 23% da Ongoing na Impresa

Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, não está disponível para comprar a participação de 23% detida pela Ongoing no seu grupo. "Estamos na bolsa e que quiser comprar será bem-vindo", disse à margem da assinatura do contrato de três anos de Miguel Sousa Tavares com a SIC. A venda da participação detida pela Ongoing na Impresa foi a condição imposta, ontem, pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Só assim o grupo de Nuno Vasconcellos pode seguir em frente com a aquisição de até 35% da Media Capital (TVI). Joe Berardo afirmou que está "interessado no negócio". "Quero mais do que os 23% da Ongoing, mas tenho de fazer um friendship (acordo) com o Balsemão", disse ainda.
Fonte: CM

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pinto Balsemão não abdica do controlo da SIC

Pinto Balsemão perder a posição maioritária como accionista da Impresa ou deixar de controlar a gestão do grupo que fundou em 1972 é um cenário nada plausível. Isto apesar de ainda ontem Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing, ter reafirmado que a sua prioridade em termos de investimento passa pelo reforço dos 23,5% que já detém no grupo que o seu pai, Luis Vasconcellos, ajudou a fundar. Fonte da Impresa relembrou a posição já expressa por Balsemão, que afastou a hipótese de aumento de capital do grupo, via através da qual a Ongoing pretendia tomar uma posição dominante no grupo.