Mostrar mensagens com a etiqueta Ponto Contra Ponto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ponto Contra Ponto. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Redacção da SIC apoia jornalista contra Pacheco Pereira

Pacheco Pereira, no "Ponto Contra Ponto" da SIC Notícias, escolheu um trabalho realizado por uma jornalistas da SIC como exemplo de mau jornalismo. Teresa Canto Noronha, a jornalista em causa, escreveu um email ao comentador a dar conta da sua indignação, e o Conselho de Redacção da estação de Carnaxide decidiu emitir um comunicado de solidariedade para com a jornalista. A peça jornalística em causa foi transmitida durante a visita de Bento XVI a Portugal, em Maio, e caracterizava o Estado do Vaticano como uma monarquia absoluta. Essa classificação levou Pacheco Pereira a escolher esse trabalho jornalístico como um exemplo de "mau trabalho", no "Ponto Contra Ponto" de 16 de Maio. "Preconceito", "asneira" e "ignorância" são alguns dos adjectivos que utilizou para classificar a peça. Com 22 anos de carreira, Teresa Canto Noronha mostrou a sua indignação através de um email enviado a Pacheco Pereira e a que o DN teve acesso. A jornalista refere que a informação em causa "foi-me dada pelo próprio Estado do Vaticano, que, na sua página oficial, assim se descreve". E adianta: "Trabalhamos na mesma estação de televisão. O que esperava de si era que tivesse perguntado a alguém se a jornalista responsável pela peça percebe alguma coisa do tema ou, mais correcto ainda, tentar perceber se a informação dada é correcta ou não". Pacheco Pereira voltou a abordar o assunto no programa de 18 de Julho refere que "a classificação do Vaticano como monarquia absoluta é absurda". Face à situação, o Conselho de Redacção da SIC decidiu emitir um comunicado de solidariedade para com a jornalista, nota que salienta o facto de "a crítica ao trabalho jornalístico não poder ou não dever conter ou incluir expressões que firam a dignidade profissional e humana dos visados". O comunicado, de 30 de Julho, refere ainda concordância com a posição da direcção de informação da SIC "na sua posição de independência perante os programas de opinião". Contactada, Teresa Canto Noronha não quis adiantar mais pormenores, confirmando apenas que Pacheco Pereira não a contactou, de forma alguma, nem após o email que lhe enviou nem depois do comunicado do Conselho de Redacção. António Cancela, do Conselho de Redacção, afirmou que, com a nota emitida, "e caso não haja mais nenhum desenvolvimento, damos o caso por encerrado". Pacheco Pereira não esteve disponível.
Fonte: DN

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Programa de Pacheco Pereira mais visto no Grande Porto

O programa subordinado ao nome "Ponto Contra Ponto", recentemente estreado pelo comentador político, Pacheco Pereira, na SIC Notícias, regista melhor adesão por parte do público nortenho. Segundo um estudo levado a cabo pela MediaMonitor, da Marktest, o formato que monitoriza, através da opinião pessoal deste opinion maker, a conduta e idoneidade da Comunicação Social granjeou, no primeiro mês de exibição no cabo, uma audiência média de 49.100 espectadores. Deste universo, uma fatia de 35,7% , por sinal a maior, pertence ao Grande Porto. Outras conclusões do estudo indicam que os indivíduos do sexo masculino são aqueles que mais assistem ao conteúdo. No que toca à divisão por classes, verifica-se que a A/B, a mais alta, portanto, é aquela em que se observa um maior consumo médio deste produto televisivo. Relativamente à faixa etária, o melhor perfil de audiência pertence aos espectadores com idades balizadas entre os 35 e 44 anos, e entre os 55 e 64 anos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Ponto Contra Ponto" na SIC Notícias

"Ponto Contra Ponto" é o novo programa apresentado por José Pacheco Pereira, na SIC Notícias. Um espaço de opinião, em discurso directo, sobre o que de bom e mau se faz na comunicação social. "Ponto Contra Ponto" estreou na SIC Noticias a 28 de Junho, domingo com 34.200 espectadores de audiência média. No primeiro mês, os cinco programas transmitidos registaram 49.100 espectadores de audiência média e 3% de share. O melhor programa foi transmitido a 19 de Julho, domingo em que os comentários de Pacheco Pereira tiveram 65.300 espectadores de audiência média.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Programa de Pacheco Pereira divide opiniões

Comentador acusado de falta de imparcialidade na análise dos média. Após duas emissões na SIC Notícias, multiplicam-se os comentários contra e a favor do novo programa de Pacheco Pereira. Em "Ponto Contra Ponto", o comentador analisa a Comunicação Social, mas a falta de independência é a principal crítica. Logo na primeira edição, Pacheco Pereira frisou que o programa, onde diz o que foi bem ou mal feito na comunicação social, "não tem a preocupação de ser equilibrado, nem isento, e não será muitas vezes justo", mas esta declaração de princípios não o poupou à quantidade de comentários que começaram a surgir na blogosfera e no twitter; e até ameaças de queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que o próprio cita no seu blogue Abrupto.