Mostrar mensagens com a etiqueta Prémio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Prémio. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A noite de "Meu Amor"

Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Paulo Pires, Rita Pereira e outros altos quadros da TVI viveram uma grande noite em Nova Iorque, esta segunda feira. A novela "Meu Amor" fez história ao conquistar para Portugal o troféu de Melhor Telenovela na 38ª edição dos Prémios Emmy Internacionais, cuja gala decorreu no Hotel Hilton, em Nova Iorque. Apresentada ao certame como "My Love", a história escrita por António Barreira derrotou as outras duas novelas nomeadas: "Ciegas e Citas", da Argentina, e "Dahil May Isang Ikaw", das Filipinas. Os membros da comitiva nacional, entre eles Bernardo Bairrão, administrador da TVI, festejaram entusiasticamente o triunfo. Falaram em "momento histórico" e cantaram e dançaram numa festinha depois da gala, enquanto a estatueta ia passando da mão em mão. Margarida Marinho, uma das protagonistas de "Meu Amor", resumiu o sentimento geral: "É muito importante para nós recebermos este prémio. Para nós e para os portugueses".
Fonte: Sapo Fama

"Meu Amor": à primeira foi de vez

A viagem a Nova Iorque valeu a pena. Os actores deslocaram-se aos Estados Unidos para assistir à cerimónia de entrega dos Emmy Internacionais, que se realizou esta madrugada, e de lá virão com uma estatueta nas mãos. A história da autoria de António Barreira, que também viajou até Nova Iorque, ganhou o prémio de melhor telenovela. "Este é um marco notável no percurso da ficção nacional e, mais especificamente, um marco na história da TVI e da Plural. É para todos nós um motivo de grande orgulho e um importante incentivo para continuarmos a inovar neste campo. Toda a equipa de "Meu Amor" está de parabéns", reage o director geral da TVI, João Cotrim de Figueiredo. Amanhã, a segunda parte do programa da manhã "Você na TV", será dedicada a este prémio, com a presença de actores como, Núria Madruga, Márcia Breia, Ana Catarina, e Isabel Medina. Estará também presente o autor da banda sonora da novela, José Cid. "Meu Amor" derrotou "Ciegas e Citas", da Argentina, e "Dahil May Isang Ikaw", das Filipinas. A lista completa dos nomeados e vencedores está nos site oficial dos Emmy Internacionais (http://www.iemmys.tv). Também conhecida das novelas, mas da Globo, Lília Cabral estava nomeada para melhor actriz dramática pelo seu papel em "Viver a Vida", mas perdeu para Helena Boham Carter. Bob Hoskins foi eleito o melhor actor. A 38 ª edição destes troféus atribuiu dois prémios honorários: um a Simon Cowell, jurado do programa "American Idol", pelo seu trabalho a descobrir talentos; e outro a Lorne Michaels, criador e produtor de "Saturday Night Live".
Fonte: DN

"Meu Amor": a primeira novela portuguesa a ganhar um Emmy

A telenovela portuguesa "Meu Amor" foi ontem distinguida em Nova Iorque com um Emmy para melhor novela internacional. Esta é a primeira vez que uma produção nacional é nomeada e vence este prémio. A novela, que juntou no pequeno ecrã nomes como Nicolau Breyner, Alexandra Lencastre, Rita Pereira, Paulo Pires e Margarida Marinho, venceu a produção filipina "Dahil May Isang" e a argentina "Ciega a Citas". "Meu Amor", escrita por António Barreira e produzida pela Plural, conta a história de três mulheres e as suas histórias de amor conturbadas. A novela foi exibida entre os dias 19 de Outubro de 2009 e 23 de Outubro de 2010, na TVI, e por várias vezes foi recorde de audiências. Nas outras categorias, o grande vencedor foi o Reino Unido que arrecadou cinco prémios, com destaque para a série britânica "The Streets" que foi distinguida com o Emmy para melhor drama e melhor actor, Bob Hoskins. O prémio para melhor actriz foi para Helena Bonham Carter, pelo seu papel em "Enid" e a estrela britânica Simon Cowell teve direito a um prémio especial pelo seu trabalho a favor da caridade. Na categoria de documentário, o prémio foi para uma produção sul coreana, "Mom and the Red Bean Cake", e na comédia, "Traffic Light", do Reino Unido, foi o vencedor.
Fonte: Público

"Meu Amor" vence Emmy

A produção da Plural, escrita por António Barreira, que juntou no elenco nomes como os de Alexandra Lencastre e Margarida Marinho, arrecadou esta madrugada um Emmy Internacional. "Meu Amor" foi um dos nomes que se fez ouvir entre os premiados. Fonte da Plural contou esta manhã que a notícia foi acompanhada de imediato com muitas mensagens de parabéns, enviadas nas últimas horas. A gala começou às 22 horas locais - Nova Iorque, onde se realizou o certame -, e dada a diferença horária só por volta das 02h30 se soube da notícia em Portugal. Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Rita Pereira e Paulo Pires, representando o elenco, estiverem presentes no evento, assim como António Barreira, o guionista. "Meu Amor" venceu às produções filipina "Dahil May Isang" e argentina "Ciega a Citas". Esta foi a 38º edição dos galardões entregues pela Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências, constituída por mais de 500 membros de 50 países. Estavam a concurso 39 produções, nomeadas para dez categorias.
Fonte: JN

TVI arrecada Emmy com "Meu Amor"

A Plural e a TVI receberam, esta madrugada, o primeiro Emmy por uma ficção nacional – o primeiro da televisão portuguesa. A novela "Meu Amor", escrita por António Barreira e produzida pela Plural Portugal, foi nomeada como Melhor Novela Internacional, e venceu às concorrentes "Dahil May Isang", das Filipinas e "Ciega a Citas", da Argentina. No ar durante mais de um ano, entre 19 de Outubro de 2009, data da estreia, até ao episódio final, transmitido a 23 de Outubro deste ano, a novela tinha no elenco nomes como Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Paulo Pires, Rita Pereira ou Nicolau Breyner. Na 38º edição dos Emmy, que premeia o que melhor se faz em televisão, Inglaterra foi o país que levou mais prémios para casa. Bob Hoskins venceu o prémio de Melhor Actor pela série britânica "The Street". Helena Bonham Carter registou o melhor desempenho feminino em "Enid", uma produção também inglesa. "The Street" foi eleita a Melhor Série Dramática. Simon Cowel, o conhecido juiz de programas como "Britain's Got Talent" ou "American Idol" foi ainda surpreendido pelo magnata dos Media, Rupert Murdoch, que lhe entregou em mãos o prémio Internacional Emmy Founders Award.
Fonte: Económico

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Peça com Nuno Lopes e Bruno Nogueira recebe prémios

A peça "A Cidade", pelo Teatro da Cornucópia com encenação de Luís Miguel Cintra, venceu dois Prémio Bernardo Santareno de Teatro 2010 nas categorias de Melhor Espectáculo e Melhor Actor para Nuno Lopes. Nos prémios atribuídos pela Câmara de Santarém foram ainda distinguidos Custódia Gallego (Melhor Actriz em "Vulcão"), os actores Rui Mendes e Ana Paula (Prémio de Carreira).
Fonte: DN

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Daniel Oliveira foi receber o prémio a Milão

"O Regresso dos Incríveis" com Cristiano Ronaldo venceu o prémio FICTS, no Festival de Desporto Televisão e Cinema que decorreu na passada terça-feira em Milão. O prestigiado festival distinguiu 986 trabalhos oriundos de 44 países e o programa da SIC foi o mais votado pelos na categoria "Documentários - Grandes Campeões". Além do galardão de honra, o mesmo programa, centrado em Cristiano Ronaldo, ganhou uma menção honrosa por parte do júri. Da autoria de Daniel Oliveira, com imagem de Bruno Sousa e edição de Jorge Leitão, o "Regresso dos Incríveis" foi exibido pela SIC antes do Mundial da África do Sul. Este programa seguiu-se ao formato "Os Incríveis", transmitido em 2008, e que se tornou no mais premiado internacionalmente.No próximo sábado, dia 6, o programa "Alta Definição", conduzido por Daniel Oliveira, terá uma emissão especial com todos os segredos do programa premiado e da cerimónia que decorreu em Itália.
Fonte: Sapo Fama

"O Regresso dos Incríveis" ganhou prémio

O programa dedicado a Cristiano Ronaldo na edição de "O Regresso dos Incríveis", da SIC, venceu o prémio FICTS, no Festival de Desporto Televisão e Cinema, que se realizou terça-feira em Milão. No certame, organizado pela Federação Internacional de Desporto Televisão e Cinema, foram premiados os 986 melhores trabalhos de 2010 de 44 países. O programa da estação de Carnaxide foi o mais votado pelos participantes de todo o Mundo na categoria "Documentários - Grandes Campeões", tendo além disso merecido uma menção honrosa por parte do júri; deste que é o mais prestigiado festival de desporto, televisão e cinema do Mundo, apoiado pelo Comité Olímpico Internacional e pela Presidência da República Italiana. Da autoria de Daniel Oliveira, com imagem de Bruno Sousa e edição de Jorge Leitão, "O Regresso dos Incríveis" foi exibido antes do arranque do Mundial da África do Sul. O programa seguiu-se ao formato "Os Incríveis" transmitido em 2008. Também neste caso, a edição dedicada ao jogador do Real Madrid se tornou no programa de entretenimento nacional mais premiado internacionalmente. No sábado, o programa "Alta Definição", também conduzido por Daniel Oliveira, terá uma emissão especial, com todos os segredos do programa premiado e da cerimónia que decorreu em Itália.
Fonte: JN

domingo, 31 de outubro de 2010

Salvador Mendes de Almeida distinguido

Pelo sexto ano consecutivo, o Salão Preto e Prata do Casino Estoril recebeu a Gala de Prémios da Fundação Luso-Brasileira, noite em que são distinguidas personalidades ou entidades que, no último ano, se destacaram em várias áreas. Esta noite de festa, que aconteceu no dia 18, foi também marcada por uma homenagem ao compositor e cantor brasileiro Chico Buarque, que ainda hoje é uma das maiores referências da Música Popular Brasileira, reconhecido no mundo inteiro. O Quórum Ballet dançou ao som de alguns dos temas de Chico Buarque e a fadista portuguesa Carminho e o cantor brasileiro Bena Lobo interpretaram temas deste nome incontornável da música brasileira. Este ano os premiados foram a CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Prémio Política e Responsabilidade Social), o Banco Espírito Santo (Prémio Atividade Empresarial) e a atleta brasileira equestre Luiza Tavares (Prémio Revelação). "No momento em que vivemos, a esperança é muito importante e lembrando um ensinamento dos meus tempos de colégio, não somos só responsáveis pelos erros que cometemos ou pelo mal que eventualmente fazemos. Somos também responsáveis pelo bem que deixamos de fazer e é exatamente por isso que a Fundação hoje atribui um Prémio de Valor Social", afirmou Miguel Horta e Costa, presidente da Fundação Luso-Brasileira, antes de anunciar o vencedor desta nova categoria: a Associação Salvador. "Este prémio é prova e fruto de muito trabalho que a Associação e eu temos vindo a realizar. E hoje é muito recompensador receber este prémio pelo trabalho que temos desenvolvido pela integração das pessoas com deficiência na nossa sociedade. Mas continua a existir muita miséria e pessoas a quem é negada uma vida ativa. Por isso, é preciso continuar a trabalhar e a lutar", confessou, visivelmente satisfeito, o jovem Salvador Mendes de Almeida, que ficou tetraplégico aos 16 anos, num acidente de moto.
Fonte: Lux

Reportagem de Ana Leal na TVI premiada

A TVI ganhou mais dois prémios. A reportagem "Vergonha de Amar", da jornalista Ana Leal, e a série "Morangos com Açúcar" foram distinguidas por darem visibilidade à luta contra o preconceito sexual. A reportagem "Vergonha de Amar", com imagem de Tiago Ferreira e edição de Pedro Cordeiro, foi premiada por abordar a homossexualidade e a forma como as famílias lidam com isso. Um trabalho que a jornalista considera cívico. A serie juvenil "Morangos com Açúcar" também arrecadou um prémio. As histórias de Fábio, Mariana e André fizeram a diferença na luta contra o preconceito. Os prémios são uma iniciativa da Ex aequo, associação que luta contra a discriminação sexual e tenta mostrar que amar não é uma questão de sexo.
Fonte: IOL

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Joaquim Furtado recebe prémio das mãos da filha

"Recebi, na verdade, dois prémios. O que me foi entregue e o prémio de ser entregue pela minha filha. Foi um orgulho receber o prémio das mãos da Catarina." Foi com estas palavras que Joaquim Furtado, jornalista e autor da série documental "A Guerra", pai da apresentadora da RTP, Catarina Furtado, descreveu o momento em que recebeu pelas mãos da estrela da estação pública o prémio Carreira/Prestígio - um troféu atribuído naquela que foi a Gala de Leiria - 18.ª Edição dos Troféus Pedrada no Charco, que, este ano, decorreu sob a tutela do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, subordinada ao tema "Idade Maior ". Já Catarina Furtado assume a admiração que sente pelo pai: "Se há jornalista que merece todos os prémios é o meu pai. Acredito que os jornalistas como ele estão em extinção. E são os da sua geração quem o diz. Eu vejo as horas que ele trabalha, o empenho. Apesar de parecer suspeita, consigo ser imparcial. Consigo ser admiradora sem ser filha", afirmou a apresentadora de "Dá-me Música", que, por estes dias, se encontra a finalizar a edição de novos episódios "Príncipes do Nada" (RTP). "A melhor felicitação que a Catarina me fez foi perguntar, em palco, se não havia um prémio de Melhor Pai do Mundo", conta ainda Joaquim Furtado. Jornalista de televisão e rádio, Joaquim Furtado tornou-se um exemplo, desde cedo, para a estrela da RTP: "Ele tem um enorme respeito à profissão e isso foi algo que aprendi a observar desde pequenina. Admiro-lhe a generosidade, o rigor e a total honestidade, algo que é raro nos dias de hoje". Clara de Sousa, jornalista e pivô do "Jornal da Noite" (SIC), foi também distinguida na gala realizada em Fátima com o troféu Melhor Comunicadora do Ano. "Senti-me feliz, reconhecida, ao receber este prémio. Num país com uma fraca cultura de reconhecimento e demasiado centrado na capital, são sempre de saudar iniciativas como esta, que mostram como as outras regiões estão atentas e são activas", disse a jornalista.
Fonte: DN

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Eunice Munoz presente em Gala de Fado

A actriz Eunice Muñoz participa pela primeira vez na Grande Gala de Fado Carlos Zel, amanhã, terça feira, no Casino Estoril, que conta com as actuações de Carlos do Carmo, Carminho, Ricardo Ribeiro, Camané e Maria da Fé, entre outros. Eunice Muñoz "estará entre os convivas da noite, que se realiza no Salão Preto & Prata, e declamará a primeira estrofe de cada fado que irá ser cantado, apresentando seguidamente o fadista", explicou, à Lusa, fonte do Casino Estoril. Distinguida com vários prémios, entre eles o Globo de Ouro de Mérito e Excelência, em 2008, a actriz, de 82 anos, participou recentemente numa outra gala fadista, realizada em Agosto no casino da Figueira da Foz. Integram o elenco da IX Grande Gala Carlos Zel fadistas que participaram em anteriores edições, nomeadamente Maria da Fé, Mafalda Arnauth, Carminho, Ricardo Ribeiro, Carlos do Carmo e Camané. Todos os fadistas serão acompanhados por José Manuel Neto, na guitarra portuguesa; Carlos Manuel Proença, na viola, e Didi, na viola-baixo. Camané apresentará no Casino Estoril temas do seu novo álbum, "Do Amor e dos Dias". Também Mafalda Arnauth apresentará temas do novo CD, "Fadas", que sai amanhã. Tal como Maria da Fé e Carlos do Carmo, Camané participou na gala do ano passado, em que apresentou o álbum "Sempre de Mim". Maria da Fé começou a cantar profissionalmente há 50 anos, tendo sido das primeiras fadistas a actuar no palco do casino, como recordou à Lusa. "É sempre gratificante e emocionante pisar o palco do casino porque, assim que cheguei Lisboa, em 1961, fui convidada para lá ir cantar, o que era muito importante na época", disse a fadista. Distinguida em 2006 com o Prémio Amália para a Melhor Fadista, Maria da Fé afirmou ser difícil adiantar quais os fados que interpretará, mas referiu dois: "Fado errado" e "Divino fado"."E há aqueles que se tornam obrigatórios e que o público pede sempre, fados que se agarram a nós, o "Valeu a pena" e o "Cantarei até que a voz me doa", mas tudo depende da noite, e o fado depende muito do momento, é uma arte que deve tudo à improvisação", acrescentou. A gala do fado foi organizada pelo fadista Carlos Zel até 2002, ano em que faleceu, altura em que a iniciativa passou a ostentar o seu nome. Carlos Zel coordenava, desde 2000, as "Quartas de Fado" no Casino e foi o impulsionador desta gala anual, que faz parte do calendário fadista, tal como a Grande Noite do Fado ou a entrega dos Prémios Amália Rodrigues, que acontecerá, neste ano, no próximo mês, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Fonte: JN

sábado, 9 de outubro de 2010

Reportagem da TVI foi premiada

O 2º Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental foi hoje, sábado, atribuído no Porto à jornalista Elisabete Barata, da TVI, pela sua reportagem "Fora de Controlo" sobre a perturbação obsessivo-compulsiva. Nesta reportagem a jornalista deu a conhecer pessoas que sofrem daquela doença e que, durante muito tempo, levaram uma vida dupla dominada por comportamentos irracionais que os deixaram fora de controlo. O galardão foi entregue durante a comemoração, na Fundação de Serralves, do quarto aniversário da "Encontrar+se", uma IPSS que procura contribuir activamente na reabilitação dos doentes com perturbação mental. Outros jornalistas foram premiados com menções honrosas, pelas suas reportagens televisivas que abordam o autismo: Jaime Silvério (Sport TV); Luís Rebelo, Teresa Basso e Fernanda Freitas (RTP1). O 2º Prémio de Jornalismo da Área da Saúde Mental é uma iniciativa anual da Fundação AstraZeneca, Coordenação Nacional para a Saúde Mental, Casa da Imprensa e da Associação Encontrar+Se e visa premiar trabalhos jornalísticos que contribuam para um maior conhecimento social das doenças mentais e diminuam o estigma a estas associado. Na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro), e integrado nas comemorações da "Encontrar+se", foi apresentado o livro "A Loucura. A busca de um pai, no insano sistema de saúde", do ex-jornalista norte americano Pete Earley, que versa sobre problemas nas políticas de saúde dos EUA. O livro, com prefácio de António Pacheco Palha (Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental), trata sobre a política de desinstitucionalização que se observou nos EUA, após a lei Kennedy (1963), e que levou ao encerramento de hospitais psiquiátricos sem a existência de outras estruturas comunitárias para tratamento.
Fonte: JN

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lília Cabral nomeada para os Emmy

A actriz Lília Cabral foi nomeada para o prémio de Melhor Actriz na 38ª edição dos Emmy Internacional, pelo seu papel de Tereza na novela "Viver a Vida", da Globo. Lília Cabral vai disputar o galardão com a alemã Iris Berben, a inglesa Helena Bonham Carter e com a sul-africana Lerato Moloisane. Esta é a segunda vez que a brasileira recebe uma nomeação. A primeira vez foi em 2007, pela sua personagem na novela "Páginas da Vida". Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que terá lugar em Nova Iorque, no dia 22 de Novembro.
Fonte: DN

Manoel de Oliveira homenageado nos Açores

O realizador português Manoel de Oliveira é o convidado de honra do VI Faial Filmes Fest, um festival de curtas metragens que decorre na Horta, Açores, entre 31 de Outubro e 7 de Novembro. O evento abre a sua competição aos países lusófonos e vai também contar com a presença de realizadores portugueses como Pedro Costa, João Botelho ou Manuel Mozos. Neste evento, além do homenageado, estarão também presentes realizadores como Pedro Costa, João Botelho, Manuel Mozos, Anna da Palma e António Ferreira informou a organização do festival, citada pela Lusa. O Brasil é o país convidado desta edição do festival, onde estará representado por uma delegação liderada pelo Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. A principal novidade do Faial Filmes Fest 2010 é a abertura das secções competitivas a todos os países de língua oficial portuguesa, pretendendo desta forma, segundo Luís Pereira, director do festival, "assumir-se como um espaço abrangente de reunião em torno do cinema, congregando as realidades culturais da comunidade de países de língua portuguesa". No programa do festival há ainda uma secção competitiva aberta aos arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias). Em competição estarão filmes produzidos a partir de 2008 nos formatos 35mm, 16mm, Super8, MiniDV, DVCam, BetacamSP e DVD, a cores ou a preto e branco, abrangendo os géneros Ficção, Animação e Documentário. O júri vai atribuir os prémios de Melhor Filme, Melhor Ficção, Melhor Animação e Melhor Documentário, estando ainda previstos os prémios de Melhor Curtíssima, para películas com menos de cinco minutos, e Melhor Filme das Ilhas, para realizadores da Macaronésia. O Melhor Filme de Escolas vai distinguir um trabalho produzido por escolas de cinema das ilhas da Macaronésia, enquanto o Prémio do Público será atribuído por escolha de todos os que assistirem ao festival. A organização pretende ainda distinguir o Melhor Filme Açoriano, escolhido entre todos os que forem da autoria de realizadores nascidos ou residentes no arquipélago, e o Melhor Filme Faialense, para trabalhos de realizadores nascidos ou residentes na ilha do Faial.
Fonte: Público

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Adriano Luz e Maria João Bastos recebem prémio de "Mistérios de Lisboa"

Depois de ter sido apresentado numa das mostras cinematográficas mais importantes do panorama internacional, o Festival de Cinema de Toronto, o filme português "Mistérios de Lisboa" foi premiado com o galardão de Melhor Realizador no Festival de Cinema de San Sebastian, em Espanha. Como o realizador Raúl Ruiz não esteve presente, Adriano Luz e Maria João Bastos, que integram o elenco do filme baseado no romance de Camilo Castelo Branco, subiram ao palco para receber o galardão. "Mistérios de Lisboa", uma co-produção Clap Filmes e RTP produzida por Paulo Branco, tem mais de quatro horas de duração e nele integram atores como Ricardo Pereira, Albano Jerónimo, São José Correia, Afonso Pimentel, entre outros. O grande vencedor da noite foi o filme "Neds", do escocês Peter Mullan, que foi galardoado com a Concha de Ouro.
Fonte: Caras

sábado, 25 de setembro de 2010

"Mistérios de Lisboa" recebe prémio em festival

O filme "Neds", do escocês Peter Mullan, foi o vencedor da Concha de Ouro do Festival de San Sebastián. O protagonista do filme, o jovem Connor McCarron, foi igualmente distinguido com a Concha de Prata pelo melhor desempenho masculino. O chileno Raúl Ruiz recebeu o prémio de melhor realizador pelo seu filme "Mistérios de Lisboa", uma co-produção Clap Filmes e RTP produzida por Paulo Branco. O Prémio Especial do Júri desta 58ª edição foi para a película "Elisa K", ao passo que o prémio de melhor actriz foi para Nora Navas, pelo seu papel em "Pa negre", do director maiorquino Agustí Villaronga. "Home for Christmas", do norueguês Bent Hamer, foi distinguido com o prémio para o Melhor Guião e a espanhola "Aita" como a película com melhor fotografia (Jimmy Gimferrer). Os prémios Horizontes Latinos e Juventude foram para o filme "Abel", realizado pelo popular actor mexicano Diego Luna. O júri do festival foi presidido pelo cineasta sérvio Goran Paskaljevic e era integrado pelos realizadores Claudia Llosa, Pablo Trapero, Lucy Walker e Raya Martin, para além da directora de maquilhagem Jo Allen e o actor José Coronado. A cerimónia de prémios terá lugar hoje à noite naquela cidade, às 20h (hora portuguesa). Dois dos protagonistas do filme "Mistérios de Lisboa", Maria João Bastos e Adriano Luz, vão receber as honras do prémio em representação do realizador Raúl Ruiz, que não poderá estar presente. "Mistérios de Lisboa" foi exibido no domingo, dia 19, com a presença do cineasta chileno, o elenco e a equipa do filme que conquistaram a cidade espanhola com a adaptação da obra camiliana. O filme foi uma das 18 obras em competição no Festival. Com mais de quatro horas de duração, "Mistérios de Lisboa" é um fresco da sociedade portuguesa de finais do século XIX, uma saga familiar camiliana, que estreará nos cinemas portugueses em Outubro. Depois da estreia comercial nos cinemas em Outubro, o projecto chegará também à RTP, com a exibição de uma série de seis episódios, em 2011. No entanto, a série televisiva será exibida em antestreia na íntegra em novembro no Estoril Film Festival. "Mistérios de Lisboa" foi rodado em Portugal, com actores portugueses e estrangeiros, e teve um orçamento de 2,5 milhões de euros. Do elenco fazem parte, entre outros, Maria João Bastos, Adriano Luz, Ricardo Pereira, Melvil Poupaud, São José Correia, Albano Jerónimo, Clotilde Hesme, Carloto Cotta e Afonso Pimentel.
Fonte: Público

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aguinaldo Silva homenageado no Brasil

Aguinaldo Silva, o autor de novelas de sucessos como "Roque Santeiro", "Tieta" e "Duas Caras" e que actualmente supervisiona o texto da novela da SIC "Laços de Sangue", foi homenageado com o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro. A comenda foi entregue pela Câmara de Vereadores, no teatro Iracema de Alencar, no retiro dos Artistas, numa cerimónia emotiva que contou com muitos amigos do argumentista, entre os quais Susana Vieira, que vai fazer uma participação especial na novela co-produzida pela SIC e Globo. Na sua página do Twitter, Aguinaldo não escondeu a alegria de ter a actriz na sua festa. "Estou em pânico, como sempre acontece nestas ocasiões, por causa da festa em que me vou tornar Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. Ainda bem que a Susana Vieira vai lá estar e quando a Susana vai, não tem erro, a festa é sempre um sucesso".
Fonte: DN

sábado, 11 de setembro de 2010

Luís de Matos vai receber prémio conceituado

O ilusionista Luís de Matos recebe, na próxima terça-feira, em Coimbra, o Merlin Award para melhor mágico da década, que lhe foi atribuído pela International Magicians Society. Segundo uma nota de imprensa divulgada ontem, sexta-feira, com o prémio Merlin "Illusionist of the Decade" esta associação internacional "pretende homenagear o mágico que mais se destacou, a nível mundial, no conjunto de trabalhos desenvolvidos no período de 2000 a 2010". "Luís de Matos, doze anos depois, volta a receber um Merlin Award. A sua primeira distinção pela International Magicians Society (IMS) aconteceu em 1998, na categoria de close-up, em consequência do espectáculo então escrito, dirigido e protagonizado para a Expo'98", refere o comunicado. O prémio, uma estatueta, vai ser entregue ao mágico de Coimbra pelo fundador da IMS, Tony Hassini, numa cerimónia com início às 19h15 na Quinta das Lágrimas. A International Magicians Society foi fundada em 1968 com o propósito de promover e preservar a arte mágica, contando actualmente com mais de 37 mil membros em todo o mundo, o que lhe confere o estatuto de maior organização mágica à escala global, certificada pelo Guinness Book of World Records. Em cada triénio, a International Magicians Society realiza uma cerimónia em Las Vegas onde aqueles que, no entender do seu comité, se distinguiram durante esse período recebem o tão desejado Merlin Award.
Fonte: JN

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Daniela Ruah não ganhou mas brilhou

A actriz portuguesa Daniela Ruah e a equipa de "Investigação Criminal: Los Angeles" ("NCIS: Los Angeles", no original) foram os vencedores dos Teen Choice Awards 2010, na categoria de melhor série televisiva de acção. O prémio foi anunciado numa gala que decorreu em Los Angeles, após meses de votação online entre adolescentes de todo o planeta. Daniela Ruah estava nomeada também para a categoria de melhor actriz em séries de acção, mas acabou por ser batida por Yvonne Strahovsky, da série "Chuck"". A actriz portuguesa não desanimou e, poucos minutos após o fim da cerimónia, agradecia, através do Twiter, a todos quantos votaram na série, que concorria em três categorias: melhor série, melhor actor e melhor actriz. O companheiro de armas de Daniela Ruah na série, LL Cool J, estava nomeado para melhor actor de acção, mas Zachary Levi, também da série "Chuck", acabou por levar a melhor. Este ano, os Teen Choice Awards contaram com cerca de 85 milhões de votos online e com uma lista de notáveis como vencedores nas mais diversas categorias. David Beckham, Serena Williams, Megan Fox, Eminem, Lady Gaga e Ellen Degeneres foram alguns dos premiados.
Fonte: Sapo