Mostrar mensagens com a etiqueta Praça da Alegria. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Praça da Alegria. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de janeiro de 2011

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gala de aniversário da "Praça da Alegria"

No ano em que completa 15 anos de existência, a "Praça da Alegria" disputa, taco a taco, a liderança das manhãs televisivas com a TVI. Razões de sobra para a comemoração destes 15 anos de programa que será feita já no próximo domingo, dia 28, numa gala especial transmitida a partir do Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Anabela Mota Pinheiro e Manuel Luís Goucha, os primeiros apresentadores do formato, foram desde logo convidados para o especial. Mas enquanto a ex-apresentadora pondera aceitar o convite, Manuel Luís Goucha já confirmou que irá apenas gravar um curto testemunho, facto confirmado por Serenella Andrade: "Já sei que serei eu a ir recolhê-lo", disse a repórter do programa da RTP. Como partes integrantes destes 15 anos de programa, A Banda da Praça e o padre Borga também foram convidados para a festa. E coube mesmo ao maestro Francisco Tavares fazer os arranjos musicais para a emissão especial do próximo domingo: "Sabemos que vamos fazer os arranjos da música do padre Borga e do Toy". Mas apesar de tudo, também há ex-colegas de Sónia Araújo e Jorge Gabriel que não irão marcar presença no próximo domingo no pavilhão Rosa Mota. Exemplo disso é a mulher palhaço Picolé (Ana Paula Mota) ou Castro Ribeiro (ex-produtor) que, segundo fonte próxima do programa, "não devem ir, depois da forma como foram tratados na reestruturação do programa".
Fonte: TV Universo

"Praça da Alegria" festeja 15 anos com alguma polémica

Os actores Luís Aleluia, Guilherme Leite e Ana Paula Mota, que durante sete anos deu vida à palhaça Picolé, não foram convidados pela RTP para a emissão especial comemorativa dos 15 anos da "Praça da Alegria", que se realiza domingo, dia 28, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Jorge Gabriel e Sónia Araújo vão receber em palco quem, à frente ou atrás das câmaras, ajudou a fazer a história de um dos mais antigos programas da televisão portuguesa. Mas nem todos integram a lista de convidados, em que constam os nomes de Manuel Luís Goucha e Anabela Mota Ribeiro, os primeiros anfitriões da "Praça". Segundo o que foi garantido ao nosso jornal, o critério que presidiu à exclusão teve que ver com litígios entre as partes. "Não fui convidada, mas não me surpreende, porque tenho um processo a correr contra eles e estou impedida de me aproximar das instalações do canal", declara Ana Paula Mota. Agora, conta que há dois anos que está em batalha judicial para "reclamar os direitos como cidadã ao Estado português" na sequência de ter sido avisada do despedimento "na tarde da véspera da saída", "um mês depois de ter tido um ataque cardíaco" e de a saída "ter sido justificada por estar doente". Luís Aleluia tomou conhecimento desta gala especial pelo DN. "Nem sabia que iria haver e claro que não fui convidado, pelo menos até ao momento", declara, sem espanto, o actor. "O meu nome está censurado na RTP e há três anos que não vou à estação", conta, relatando que se discute falta de liberdade. "Deixei a "Praça da Alegria" porque me impuseram algumas regras aos meus textos humorísticos. Ofendi o presidente do Conselho de Administração da RTP à data, Almerindo Marques, e fomos convidados, eu e o actor Guilherme Leite, a não escrever mais." O colega de cena recorda-se do episódio e reitera que também não foi convocado, o que, na ironia dele, "é natural porque só lá estive cinco anos e meio". Os preparativos para a gala começam na quinta feira porque, segundo fonte da organização, "começam a ser montados os equipamentos" no Rosa Mota. O sábado é dia de ensaio geral e domingo será tarde de emissão. De acordo com o que foi avançado, "o preço de tabela para um dia de espectáculo é de 4500 euros" e para "os dias de montagem é 2500". A RTP, contudo, deve ter um abatimento no preço, devido ao número de dias reservados.
Fonte: DN

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Praça da Alegria" e "Portugal no Coração" com novidades

Após as operações estivais que percorreram o país de lés a lés, a estação pública volta aos formatos, matutino e vespertino, habituais. A assinalar a sua rentrée, ambos apresentam cenários renovados, bem como rubricas frescas. O humor ganha ainda outra dimensão. As duplas Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira, João Baião estão de regresso à antena do canal do Estado com "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração", respectivamente. Ainda que a linha conceptual dos conteúdos siga uma lógica de continuidade, foram-lhes injectadas algumas alterações. Mas se a cenografia remodelada constitui um denominador comum, "Portugal no Coração" é o que contempla o maior leque de novidades. José Fragoso, director de Programas da RTP1, que classificou este último como um formato "de afectos", anunciou o que de diferente se poderá ver a partir de agora, além das histórias de vida que mantêm o estatuto de ADN de "Portugal no Coração". A grande aposta parece mesmo residir no gancho da boa disposição. O programa contará com uma equipa de luxo, que irá interagir com João Baião, o qual se vestirá de barbeiro para os receber. Carlos Cunha, Maria Vieira, Ana Bola, Vítor de Sousa e António Machado são os humoristas de serviço, um por cada dia da semana, pela ordem citada. Ana Bola, que chamou ao grupo "quadrilha", não quis deixar de dizer umas palavras. "É uma alegria voltar a casa. De vez em quando dou umas facadinhas, mas acabo sempre por regressar", frisou, aludindo às suas incursões pela SIC. A actriz reforçou a ideia de esta rubrica de humor não se restringir a "personagens fixos" e de fazer um escrutínio da actualidade. Também a gastronomia se revestirá de especial relevo, "Uma área de valor acrescentado pelo seu carácter de diferenciação", segundo Fragoso, através de espaços diários. Esta segunda feira foi o dia do chefe Luís Suspiro entrar em acção. Cozinha do mundo, dicas para sobras de comida, ou alimentação saudável integram a lista. Haverá ainda uma espécie de concurso musical chamado "Rei do Acordeão"; uma rubrica toponímica que visa melhor explicar, a título de exemplo, nomes de ruas e outra vocacionada para invenções de carimbo português. "Estamos de novo entusiasmados com mais uma nova série de programas. Honestamente, já tínhamos alguma saudade de estar aqui, no nosso estúdio que, no fundo, acaba por ser também o complemento da nossa casa", confessou Jorge Gabriel, logo após o final de "Praça da Alegria" de ontem, acrescentando: "Estamos agora de regresso para conversar e fazer o que tanto gostamos". Novas cores, mais alegres, pintam o cenário de um programa que já leva 15 anos de existência. Um feito a ser assinalado a 28 de Novembro com um especial no Palácio Rosa Mota, no Porto. Entre as novidades da época, está o facto de agora o "Praça da Alegria" também fazer parte da rede social Facebook com actualizações permanentes. A par do espaço dedicado aos bebés, passará a haver ainda as "Bodas da Praça", rubrica que permite comemorar factos importantes, através do envio de fotos. A saúde continua a ser tema obrigatório, agora ainda com maior aposta e "com um espaço mais alargado". Dessa forma, as segundas-feiras vão versar a cirurgia vascular, a pneumologia terá lugar nas terças-feiras, as quartas-feiras serão dedicadas à clínica geral, enquanto a endocrinologia dará o mote às quintas-feiras. Para fechar a semana, um especialista falará sobre reumatologia. Em breve, será lançado o livro de receitas "Praça da Alegria".
Fonte: JN

domingo, 26 de setembro de 2010

Programas da RTP1 renovados

O director de programas da RTP1, José Fragoso, falou à sobre bastantes aspectos do seu trabalho na gestão da grelha de programas do primeiro canal. Entre aquilo que disse sobre o estado audiométrico e financeiro do canal do estado, Fragoso levantou a ponta do véu sobre os programas que a RTP se encontra a preparar para esta reentré. Para além da "Operação Triunfo", que está prevista estrear no próximo mês, irão chegar à antena dois novos programas que, segundo as palavras do director, são "completamente inovadores. Não são sitcoms nem programas de sketches ou de stand-up". Para além destes, que ainda se encontram numa fase muito embrionária, haverão nos próximos dias algumas reformulações nos conteúdos e nos cenários dos talk-shows. No próximo dia 27 de Setembro, a "Praça da Alegria" estará de regresso depois de uma interrupção estival. Jorge Gabriel e Sónia Araújo continuarão em directo nas manhãs da estação. À tarde, também irá regressar o programa de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. O "Portugal no Coração" terá um novo cenário e novas rubricas que prometem causar impacto junto da concorrência. Também o formato dos sábados de manhã, "Portugal Sem Fronteiras", irá ser emitido num novo estúdio, com novo grafismo, mantendo no entanto a mesma base. O programa que surge nas tardes de sábado, logo a seguir à informação, irá igualmente ser modificado. O "Top+", pertença de Francisco Mendes e Isabel Figueira, será totalmente renovado, bem como o magazine da mesma hora dos domingos, o "Só Visto".
Fonte: Novelas Nacionais

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Praça da Alegria" e "Portugal no Coração" de cara lavada

Se a SIC e a TVI estreiam a 13 de Setembro as suas grandes apostas para a rentrée televisiva, mais precisamente no day time, o mesmo não se pode dizer da estação pública. É que, na RTP1 novidades só uma semana depois, tal como adianta a edição desta semana da revista Notícias TV. Por outras palavras, "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração" só regressam à antena do canal do estado a 27 de Setembro. Até lá, haverá compactos de "Verão Total". Mas, este regresso traz novidades. É que, segundo uma fonte do canal, ouvida pela referida publicação, "Os programas das manhãs e das tardes vão sofrer alterações a nível de conteúdos e vão começar a debater em directo temas de actualidade".
Fonte: TV Universo

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Programas da manhã superam a sua audiência média

O programa "Você na TV", apresentado diariamente por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, na TVI obteve a sua melhor audiência média desde o início do ano - cerca de 290 mil espectadores. O formato foi líder no horário entre as 10h00 e as 13h00. Com quase 190 mil espectadores, e apesar de ter ficado em terceiro lugar no ranking das propostas matinais ("Praça da Alegria" da RTP1 fez 272 mil espectadores de média), o programa "Companhia das Manhãs", conduzido por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, conseguiu também o melhor resultado de 2010. À tarde, os programas "Mulheres Apaixonadas" e "As Tardes da Júlia" também bateram os seus próprios recordes, com audiências médias de 429 mil espectadores e 345 mil, respectivamente.
Fonte: DN

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Estações de TV disputam as manhãs e as tardes

É uma luta renhida, a das estações pelas audiências dos programas do chamado daytime. RTP1, SIC e TVI disputam taco a taco os espectadores nos programas da manhã e da tarde. Nos dois horários a TVI tem vindo a liderar, mas com a concorrência perto.
Manhãs: No Grande Porto a preferência vai para a RTP1, tal como no Interior e no Sul. A TVI é mais vista na Grande Lisboa e no Litoral Norte
Tardes: Grande Lisboa e Grande Porto vêem a RTP1. O Litoral Norte e o Interior a SIC. O Litoral Centro e o Interior a TVI.
Os formatos são semelhantes. De manhã: dois apresentadores, público no estúdio, convidados musicais, entrevistas, rubricas de saúde e bem estar. À tarde, o modelo reinventa-se no caso da RTP1. Na SIC e na TVI passam a ser Fátima Lopes e Júlia Pinheiro as protagonistas. "Companhia das Manhãs" e "Vida Nova" são as emissões mais recentes, estreadas pela estação de Carnaxide a 14 de Setembro. O programa de antes do almoço, conduzido por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, tem sido o menos visto dos três. Nos últimos dois meses a sua quota de espectadores (share), segundo dados da Marktest foi de 18,5% (em Novembro e Dezembro), enquanto que o melhor mês, foi mesmo o primeiro (20,4%). Por seu lado, a "Praça da Alegria" - apresentada por Jorge Gabriel e Sónia Araújo - registou 27,5% e 25,3%, respectivamente. Já "Você na TV", com Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira venceu com 31% e 27,4%. Os números da tarde são mais animadores para a SIC. "Viver Nova" conseguiu o segundo lugar logo desde a estreia. Em Dezembro alcançou 23,3%, menos três décimas do que "As Tardes da Júlia". "Portugal no Coração", com João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, ficou-se pelos 22,6%. Nos primeiros dias do ano (até 6 de Janeiro) a tendência não é muito diferente. Nas manhãs "Praça da Alegria" lidera com 21%, mais um ponto que a TVI, ao passo que a SIC regista 21,1%. À tarde, Fátima Lopes alcança 26%, Júlia Pinheiro 25,6% e o programa da RTP1 24,6%. Porém estes resultados podem ser bem diferentes no final do mês. De salientar que, em termos de audiência média, os valores estão na ordem dos 600 mil espectadores divididos pelos três canais. Mas é o número de pessoas que num determinado momento se encontravam a ver televisão que conta para os resultados das estações.
Fonte: JN

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Praça da Alegria" regressa com novas rubricas

Culinária, Justiça, Segurança, Saúde, Exercício Físico, Jardinagem, Decoração e Bricolage, Estética e Beleza são alguns dos temas que inspiram as rubricas diárias ou semanais do programa conduzido por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Desta feita o formato apela à participação, ainda maior, dos seus seguidores, graças às novas rubricas "Esta Praça é Sua", "Retrato de Família" e "A Idade não Conta". Entretanto vem aí o 2º Passatempo de Dança.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Praça da Alegria" foi até Coimbra

A "Praça da Alegria" associou-se aos 110 Anos da Queima da Fitas com a transmissão em directo, no dia 5 de Maio, segunda-feira, de duas emissões a partir de Coimbra. Na edição da manhã, a "Praça da Alegria" registou 2.4% de audiência média e 29.7% de share. No segundo programa, transmitido durante a tarde, a "Praça Alegria" obteve 2% de audiência média e 22.9% de share. No total viram pelo menos um dos programas 1.778.000 indivíduos, que assistiram a mais de 47 minutos da duração total dos eventos.

terça-feira, 3 de março de 2009

RTP1 passou dia de Carnaval na Figueira da Foz e em Loulé

A RTP1 transmitiu no dia de Carnaval, a 24 de Fevereiro, terça-feira, o "Praça da Alegria" a partir de Figueira da Foz, tendo registado 4.1% de audiência média e 28.6% de share. Da parte da tarde, a partir das 14h05 foi a vez do "Portugal no Coração" ser transmitido em directo a partir de Loulé, tendo o programa obtido 5.6% de audiência média e 33.6% de share. Estes dois programas foram contactados por 3.584.400 espectadores e a melhor afinidade pertenceu aos indivíduos com mais de 64 anos, quando comparada a audiência média do alvo com a audiência do universo.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

"Praça da Alegria" fora do estúdio

O programa matinal da RTP1, "Praça da Alegria", na próxima terça-feira, dia de Carnaval, vai ser em directo a partir da Figueira da Foz. O programa vai, então, sair do estúdio. Hélder Reis (do "Praça da Alegria") e Ana Viriato (do "Portugal no Coração") são o Rei e a Rainha, respectivamente, do carnaval daquela cidade e a RTP promove, assim, os seus apresentadores e o Carnaval da Figueira da Foz ganha publicidade. O programa vai para o ar das 10 às 13 horas e por lá vão passar todos os grupos que desfilam no carnaval, bem como as escolas de samba.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Final do passatempo de dança da "Praça" é dia 30

Os 14 pares seleccionados do passatempo de dança da "Praça da Alegria" disputam, a 17 e 24 de Janeiro, as semifinais. A gala final fica para 30 de Janeiro, num espectáculo a ser apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, com transmissão na RTP1, a partir do Mosteiro de S.Bento da Vitória, no Porto.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"Praça da Alegria" renovada

O programa que ocupa o período matinal na grelha da estação pública e que vai para o ar logo após o espaço informativo "Bom dia Portugal" vai sofrer alterações.
Pelo menos assim indicia o convite dirigido aos orgãos de comunicação social para a apresentação da nova "Praça da Alegria". Recorde-se que o formato cuja condução está a cargo de Jorge Gabriel e Sónia Araújo foi de férias, e foi substituído mais recentemente pela "Festa das Vindimas" e antes por "Verão Total".