Mostrar mensagens com a etiqueta RTP2. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RTP2. Mostrar todas as mensagens

domingo, 5 de dezembro de 2010

RTP2 com concurso com apresentação de Filomena Cautela

Filomena Cautela conduz este programa, cujo objectivo é pôr estudantes de cinema a realizar curtas metragens, que serão apresentadas em formato de concurso, com as equipas a competir entre si até ao vencedor final. De acordo com Jorge Wemans, director de programas da RTP2, trata-se de um concurso inédito em Portugal, inspirado num modelo canadiano, que será apresentado "tipo taça de Portugal", começando com 16 equipas que concorrem umas contra as outras, em pares, que se vão apurando sucessivamente como se fosse para os quartos de final, meia final e final. Os telespectadores serão conduzidos pela actriz e apresentadora Filomena Cautela através dos bastidores da rodagem de cada curta, revelando em estilo making of todos os passos dados pelas duplas de argumentistas e realizadores até ao produto final. Cada programa acompanha duas equipas em competição, mostrando a forma como trabalharam e as curtas-metragens que realizaram. Para realizar os filmes, os jovens concorrentes contam com todos os meios necessários fornecidos pela organização, desde equipamento, a cenários, passando pelos atores, mas têm de cumprir determinadas regras para se manterem em concurso. As 16 equipas concorrentes já foram escolhidas, a partir de 78 candidaturas aceites, e durante o concurso serão submetidas à avaliação de um júri, que determinará quais as que seguem em frente e quais as que ficam para trás.
Fonte: DN

"Fá-las Curtas" estreia em Janeiro na RTP2

O segundo canal vai voltar a apostar na emergência de novos talentos cinematográficos. O programa "Fá-las Curtas" terá como objectivo colocar estudantes de cinema a realizar curtas-metragens, apresentadas em formato de concurso, apresentado por Filomena Cautela, com 16 equipas - compostas por um argumentista e um realizador - a competir entre si. O programa estreia-se em Janeiro e será exibido aos sábados no horário nobre. Filomena Cautela irá mostrar aos telespectadores o making of das curtas-metragens, que terão a duração de dois minutos. A avaliação dos trabalhos será feita por Joaquim Leitão e João Graça Borges.A equipa vencedora terá um prémio no valor de dez mil euros para investir na realização de uma curta-metragem.
Fonte: DN

sábado, 4 de dezembro de 2010

Rui Moreira estreia-se como comentador na RTP2

O presidente da Associação Comercial do Porto é o novo comentador do noticiário da RTP2. Rui Moreira estreia-se no "Hoje" na próxima segunda feira, 6 de Dezembro, dia fixo para a sua participação. "A Direcção de Informação formulou-me um convite que me pareceu interessante. Gosto muito deste noticiário", contou Rui Moreira, elogiando a participação dos outros dois comentadores residentes, Vítor Bento e Daniel Bessa. O modelo da participação será igual ao destes últimos, ainda que os economistas se revezem às quintas feiras. "Há dois temas, um relacionado com a actualidade sugerido pelo entrevistador e outro à escolha do convidado", prosseguiu. A prestação, de 12 minutos, será dividida pelos dois momentos de emissão do "Hoje". Este é o regresso de Rui Moreira à RTP depois da sua saída inesperada, em Outubro, do "Trio de Ataque" da RTPN, por não concordar com a divulgação das escutas do processo Apito Dourado no programa. Na altura, disse que não iria voltar a comentar futebol na TV. Sem confirmar se mantém a intenção, Rui Moreira lembra que no noticiário se abordam temas sociais, políticos e económicos e que estes serão "o âmbito das intervenções".
Fonte: JN

"Ingrediente Secreto" já estreou na RTP2

A batata é o alimento em destaque na estreia do novo programa de culinária da RTP2. Durante 25 minutos o chefe Henrique Sá Pessoa mostra quatro receitas com batata - duas de confecção longa, as outras de elaboração rápida. Em "Ingrediente secreto" dar-se-á primazia a "receitas simples, de fácil acesso e preço modesto". Esta é uma das muitas diferenças em relação a "Entre Pratos", o formato que o cozinheiro protagonizou no segundo canal público durante quatro temporadas. A ausência na cozinha de caras conhecidas do grande público é outra diferença. "Acabavam por tirar protagonismo à receita", explica Sá Pessoa, revelando ser difícil "estar a apresentar e a interagir com o convidado ao mesmo tempo que se cozinha". O cenário estará mais austero para que as atenções se fixem na confecção dos pratos. "Queremos que a cozinha seja um espaço neutro, onde dominam os brancos e os cinzentos", prossegue. Num total de 26 - distribuídas por duas temporadas - as emissões vão contar com depoimentos (vox pop) de anónimos e figuras públicas relacionados com cada programa. Quanto ao "Ingrediente Secreto", que dá nome ao programa, o chefe revela tratar-se dele próprio "e das pessoas que tentam replicar as receitas". Ou seja, todos aqueles que as confeccionarem. O programa estará na internet e nas redes sociais, onde serão disponibilizadas receitas, dicas e informações várias. Sá Pessoa protagonizou a campanha publicitária a uma variante de caldos concentrados. Questionado sobre se iria usá-los no programa, o chefe sublinha que não fará "promoção de marcas". E sublinha que por alguma razão foram escolhidos profissionais "com boa reputação nos países" que receberam a campanha.
Fonte: JN

sábado, 27 de novembro de 2010

"Ingrediente Secreto" estreia amanhã na RTP2

O chef Henrique Sá Pessoa regressa ao pequeno ecrã com "Ingrediente Secreto". O programa, uma produção da Vende-se Filmes, estreia no próximo domingo às 19h30, na RTP2. O profissional, que já tinha protagonizado um formato de culinária na estação pública, o "Entre Pratos", propõe em cada episódio receitas, dicas e truques para cozinhar com base num alimento. "Ingrediente Secreto" divide-se em duas séries, com 13 programas de 25 minutos cada.
Fonte: Meios & Publicidade

terça-feira, 23 de novembro de 2010

RTP2 faz maratona de "24"

Os fãs da série protagonizada por Kiefer Sutherland poderão ver todos os episódios da oitava temporada numa maratona televisiva que começa sexta à noite e que termina no sábado à noite. A operação será realizada em três grandes períodos:
- O arranque está marcado para a noite de 6ª feira às 22h45, com a transmissão dos episódios 1, 2, 3 e 4.
- Na manhã de Sábado, a maratona tem início às 11h00 com o 5º episódio e prolonga-se até às 22h00, com o 20º, havendo depois uma curta pausa para o noticiário.
- No sábado à noite, a partir das 22h35, tem início a emissão dos últimos quatro episódios.
Fonte: DN

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Henrique Sá Pessoa com novo programa na RTP2

Chef Henrique Sá Pessoa estreia novo programa de culinária no domingo, 28 de Novembro, às 19h30. Ingredientes comuns inspiram receitas fáceis, baratas e inovadoras. A batata é a estrela inaugural. A partir de domingo, 28 de Novembro, o chef Henrique Sá Pessoa propõe-se penetrar nas casas alheias para apresentar uma mão cheia de receitas fáceis, feitas de ingredientes frescos. As dicas mais refinadas e os truques mais simples e aromáticos serão outras das mais valias de "Ingrediente Secreto", programa com produção e realização de Filipa Reis, a não perder às 19h30, na RTP2. Em cada programa, Henrique Sá Pessoa elege um alimento comum a partir do qual será desafiado a criar pratos diferentes, económicos e inovadores, tornando-os especiais pela sua combinação e pela forma como os confecciona. A batata, tão comum na dieta portuguesa, é a estrela da missão inaugural. O formato prolonga-se por 13 programas de 25 minutos de cada. Não se trata da primeira investida de Sá Pessoa no universo televisivo, uma vez que já apresentara com sucesso, também na RTP2 e num horário semelhante, o programa "Entre Pratos". Paralelamente, Henrique Sá Pessoa é chef do restaurante Alma, que abriu em 2009, e foi considerado o Restaurante do Ano pela Revista de Vinhos. Antes disso, trabalhou em vários restaurantes famosos em Lisboa, Sydney e Londres.
Fonte: Destak

domingo, 21 de novembro de 2010

Documentário sobre o Douro na RTP2

Eis que, finalmente, o documentário, assinado por António Barreto e Joana Pontes que versa a região vinhateira do Douro, pode ser visto no pequeno ecrã. Após a antestreia, em Maio passado, no Museu a que o rio do Norte empresta o nome, no Peso da Régua, o trabalho estreia este domingo, na antena da RTP2, pelas 20h30 horas. Reza o aforismo que "quanto mais velho o vinho, melhor é". E é, justamente, também sobre os efeitos da passagem do tempo que trata "As Horas do Douro". São 12 meses condensados em cerca de 100 minutos que mostram a mutação paisagística inerente às estações do ano daquele que é o processo de construção humano, e não "divino", do néctar extraído das uvas nesta região. Ciclos que determinam as vidas de quem para eles vive, aqui veiculadas pelo registo de imagens, que, nas suas cambiantes de luz, acabam por se superar a si próprias, incorporando contornos de banda sonora. "Nada há 500 anos, sugeria que houvesse aqui hipótese de se fazer bom vinho. As condições geográficas assim o ditavam: há frio a mais, xisto a mais, terra a mais e água a menos", referiu o sociólogo António Barreto aquando das filmagens que duraram 50 dias. "Os socalcos com vinha, as montanhas, os muros, tudo isto teve gente aqui a trabalhar ao longo de séculos, para fazer estas inclinações, estes patamares, tudo obra do homem", prosseguiu, então, à data. A coabitação harmoniosa entre a técnica contemporânea e científica e os baluartes ancestrais do famoso vinho do Porto, que não raras vezes faz as delícias de um dia, de uma noite, sem que ninguém se interrogue de como foi ali parar, constituem outros dos aspectos abordados no documentário. "Nunca, como hoje, se produziu tanto e tão bom vinho do Porto. Nunca, como hoje, se consumiu tanto vinho do Porto e do Douro no Mundo inteiro. Caso raro na vida económica e cultural portuguesa, o vinho do Porto está na vanguarda do moderno e nunca se separou da tradição que lhes faz o carácter", comentaram os autores na altura da primeira exibição do filme. Saliente-se que a Região Demarcada do Douro granjeou, em 2001, o título de Património Mundial atribuído pela UNESCO. Entrevistas aos protagonistas da labuta do vinho, além de material de arquivo pleno de referências históricas, integram este trabalho que, por outro lado, marca o regresso da dupla António Barreto e Joana Pontes ao ecrã, depois dos documentários "Portugal - Um Retrato Social", sobre a sociedade portuguesa e sobre a própria televisão.
Fonte: JN

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Petição por mais cinema na RTP2

A direcção de Programas da RTP2 invoca constrangimentos orçamentais para não avançar no curto prazo com um aumento das emissões de cinema no canal. A petição pública pedindo mais cinema regular no canal conta com perto de duas mil assinaturas. No início da década a RTP2 passava qualquer coisa como seis filmes por semana, mais o "Onda Curta", referiu Miguel Domingues, um dos promotores da petição. "Neste momento passa dois filmes por semana mais o mesmo "Onda Curta", acrescenta. O cineasta João Mário Grilo recorda que foi na televisão que aprendeu a ver muitos filmes com "As Noites de Cinema" e "Cine Clube". Alice Vieira, que está entre alguns dos nomes da cultura que apoiam a petição (como Inês de Medeiros, Leonor Silveira, José Mattoso e os realizadores Jorge Paixão da Costa e Manuel Mozos entre outros), defende: "para mim cinema é no cinema, mas temos que pensar nas pessoas que estão longe do cinema por várias razões. E muitas vezes vejo-me a ir ao Canal Memória ver filmes que aguentariam perfeitamente na Dois. A RTP2 deveria insistir mais no cinema e aí estaria a cumprir o seu papel". Jorge Wemans, director de programas da RTP2 destaca que a estação pública "é a única a emitir todas as semanas um filme às 22h30 (mais nenhum canal emite cinema em prime time)". "Emite em média 17 filmes portugueses por ano, além de dar atenção às cinematografias europeias - em média mais de 40 por ano", aponta, sustentando que a emissão cinematográfica na Dois se faz "dentro da contigência dos filmes disponíveis e das condições orçamentais". A RTP2 exibe actualmente, em média, 98 filmes por ano na "Sessão Dupla". De acordo com dados fornecidos pelo canal, em 2009, em 49 sessões, foram transmitidos 82 filmes estrangeiros e 18 portugueses. Esporadicamente, o canal exibe sessões especiais às 23h30 ou 00h30 das noites de semana, durante cinco dias consecutivos, trazendo à memória a rubrica "5 Noites, 5 Filmes". Os feriados são também ocasião para eventuais exibições especiais, e o magazine "Janela Indiscreta", com Mário Augusto substituiu este ano "Bastidores". O programa de curta-metragens "Onda Curta" mantém-se. Perante este cenário do cinema na estação de serviço público de televisão, a direcção de programas da RTP2 recebeu há dois meses uma petição pedindo mais cinema em transmissões regulares, preparada por alunos das escolas de cinema e assinado por vários cineastas e agentes do meio cultural português.
Fonte: JN

domingo, 14 de novembro de 2010

Petição online exige cinema regular na RTP2

Cerca de duas mil pessoas, entre elas, o historiador José Mattoso e o sociólogo Manuel Villaverde Cabral, subscreveram uma petição online que apela ao "regresso da programação regular de cinema à RTP2". A petição foi posta online pelos cinéfilos Luís Mendonça e Miguel Domingues responsáveis de dois blogues dedicados ao cinema. "Chamar a atenção para a necessidade do regresso da programação regular de cinema à RTP2, sobretudo num contexto em que as obrigações legais do canal, enquanto fonte de programação de qualidade, de cariz formador" é um dos objectivos da petição disponível em www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2948. A actual situação é qualificada pelos peticionários como "grave" pela "falta de oferta de cinema na RTP" que espelha a falta generalizada de exibição cinematográfica nos restantes canais televisivos, bem como a desresponsabilização da televisão face ao que exibe. Exige a petição, dirigida ao ministro dos Assuntos Parlamentares Jorge Lacão, e aos directores da RTP, Jorge Wemans e Paula Moura Pinheiro, "o estabelecimento de uma alternativa criteriosa que beneficie os espectadores e que lhes possibilite não apenas programação de qualidade como hipóteses de reflexão sobre os conteúdos disponíveis". "O que não é feito pela RTP2", sublinham. Por outro lado, lembram os "pressupostos legalmente consignados ao serviço público de televisão na Lei da Televisão que não são cumpridos no que concerne ao cinema", e citam o artigo 54.º. Além de Mattoso e Villaverde Cabral, entre os signatários estão a deputada socialista Inês de Medeiros, os realizadores Teresa Villaverde, João Mário Grilo, Lauro António, os actores Rogério Samora, Rui Morisson, Ivo Canelas, os jornalistas Carlos Pinto Coelho e Jorge Leitão Barros, José Mattoso, Manuel Villaverde Cabral, a empresária Catarina Portas, os escritores Alice Vieira, José Luís Peixoto, Jacinto Lucas Pires, Pedro Mexia, o professor universitário Rui Cádima, e o psiquiatra Daniel Sampaio.
Fonte: Público

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"5 Para a Meia Noite" é o programa com mais fãs no Facebook

O talk show da RTP2 arrancou em Junho de 2009 e já trazia consigo a possibilidade de os espectadores acompanharem o programa em directo, através de chats, blogue e, claro, Facebook. Não foi preciso muito para esta página, em ano e meio, crescer e atingir o patamar máximo: "Até há bem pouco tempo éramos a maior página portuguesa, tínhamos mais fãs do que o Benfica", conta Carlos Moura, coordenador do programa. Os apresentadores deste talk show - Luís Filipe Borges, Filomena Cautela, Fernando Alvim, Nilton e Pedro Fernandes - já sabem que têm regresso marcado à antena em Janeiro de 2010 e assim satisfazem mais de oito mil fãs que criaram propositadamente uma página de Facebook a reinvidicar a retoma do formato: "5 para a Meia-Noite, 4 série? Eu quero!" Quando o programa não está no ar, Carlos Moura conta que a rede continua a ser alimentada com várias actividades como "concursos e perguntas a fãs" e o facto de "cruzar informação através de várias plataformas multimedia, de haver comunicação" legitima o êxito do "cinco".
Fonte: DN

domingo, 31 de outubro de 2010

Terceira temporada de "O Mentalista" na RTP2

O charme de Patrick Jane e a sua habilidade em resolver casos difíceis regressam à antena nacional, num pacote de novos episódios recheados de suspense, que prometem agarrar os amantes desta série ao pequeno ecrã. No episódio que é transmitido amanhã, por volta das 22h48, e que marca o início da nova temporada de "O Mentalista", Patrick Jane, personagem interpretada pelo actor Simon Baker, vai pensar acerca do seu futuro na CBI - Centro de Investigação da Califórnia - após um encontro com Red John. Ao mesmo tempo, a equipa investiga dois sequestros grandiosos. Esta série policial está a ser exibida na antena nacional desde o final de Maio de 2009, que é agora retomada com uma nova temporada.
Fonte: DN

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Novo jornal da RTP2 chama-se "Hoje"

O "Jornal 2", do segundo canal da RTP, foi substituído, segunda-feira, por dois noticiários, um às 19h00 e outro às 22h00 com o nome "Hoje". O jornal de fim de tarde vai viver dos directos, enquanto o da noite aposta na análise de um tema nacional e de outro internacional. Os noticiários vão ter António Esteves e Sandra Felgueiras como pivôs e dois comentadores residentes.
Fonte: DN

RTP2 com novos pivôs e informação renovada

Sandra Felgueiras e António Esteves juntam-se, a partir desta segunda feira, a Cecília Carmo nos noticiários da RTP2. A informação da RTP2 foi reformulada e em vez de um bloco de notícias, os espectadores têm agora à disposição duas edições, uma às 19 e outra às 22 horas. Os novos espaços vão chamar-se "Hoje". "Na primeira edição, de 20 minutos, vamos ter a actualidade e os temas que estiverem a ser preparados, de uma forma mais sólida do ponto de vista editorial" para o noticiário das 22 horas, adianta José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP. Este bloco inicial conta ainda com uma rubrica, a cargo de Alexandre Brito, com uma revista de imprensa mais aprofundada. "A ideia é explicar como é que determinada publicação está a abordar um assunto, como comentários, imagens... Não vamos mostrar apenas, vamos dar um passo à frente, interpretar", explica. A presença do pivôs será rotativa, Sandra Felgueiras e António Esteves rendem-se a cada semana. A Cecília Carmo, que também coordena o projecto, caberão as edições de fim de semana. O novo espaço conta ainda com os comentários de Daniel Bessa e Vítor Bento à quinta-feira. Estes irão intervir em dois momentos. Num falarão sobre a actualidade, no outro farão uma reflexão sobre um tema à sua escolha. Os economistas também se vão revezar, embora esta semana a sua participação ocorra no noticiário de segunda-feira e em simultâneo. A rede social Facebook vai ter um papel muito importante neste novo formato informativo. "Os apresentadores vão lançar temas, ideias e questões antes da primeira edição, podendo voltar a intervir entre os dois noticiários", revela o responsável, acrescentando que "a dinâmica informativa não se esgota no genérico final. A ideia é que depois ainda haja motivo para acrescentar alguma coisa". A intenção, prossegue, é "que todas as noites se termine (o jornal) com um comentário de um dos espectadores".
Fonte: JN

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cláudia Semedo estreia a nova série de "Desafio Verde"

Depois de "Maternidade", onde dá vida uma enfermeira mística capaz de acalmar os ânimos entre os colegas mais nervosos, Cláudia Semedo volta à apresentação. A jovem estrela, de 27 anos, vai conduzir a 3ª temporada de "Desafio Verde", um programa inovador e educativo, que demonstra como é possível ser amigo do ambiente sem ser extremista. Desde as minhocas da quinta, às caleiras para aproveitamento da água da chuva, desde a energia solar até às bombas de calor, a equipa do "Desafio Verde" entra na casa dos consumidores à procura de atentados ecológicos. Durante todo este processo, o maior de todos os desafios é, logicamente, educar as famílias e espectadores. A partir do dia 2 de Outubro, às 21 horas, Cláudia Semedo regressa ao ecrã com 45 minutos de programa ao Sábado e também com emissões diárias antes do "Jornal 2", de 2ª a 6ª feira. Todas as semanas, a jovem apresentadora e a sua equipa visitam uma família diferente e fazem a auditoria do lixo e da energia que consomem com a ajuda de uma calculadora ecológica criada especialmente para o programa. Descobre-se assim a "impressão digital ecológica". A família analisada é depois confrontada com a terrível verdade acerca do seu impacto a longo prazo no planeta e submetem-se a uma dieta verde que os fará mudar de atitude. Depois de acompanharmos a família durante um período de tempo, a apresentadora regressa para reavaliar o impacto ambiental da casa e entrega-lhes as poupanças obtidas pelo bom comportamento. "Desafio Verde" é baseado num formato internacional de grande sucesso. Através da análise dos hábitos quotidianos de famílias concretas, o programa mostra como poupar dinheiro melhorando as condições de sustentabilidade do planeta.
Fonte: Sapo

"República das Perguntas" a chegar à RTP2

Explicar a queda da Monarquia e a implantação da República às crianças não é difícil. Basta que elas "sejam protagonistas da situação". Assim pensaram os responsáveis da programação juvenil da RTP e avançaram com uma série de ficção de e para crianças. Há 100 anos as meninas usavam chapéu a condizer com o vestido e os meninos enfiavam bonés de marinheiro. Elas passeavam de mãos dadas com os pais; eles jogavam futebol com bolas de couro ou trapos e começavam a familiarizar-se com os clubes do Porto, Benfica e Sporting. Algumas famílias mandaram vir as primeiras máquinas de fazer pipocas, que também se vendiam à porta do cinematógrafo (cinema). Os meninos de hoje não fazem ideia de como era ser criança na primeira década do século XX, mas vão poder assistir a uma série de 30 perguntas e respostas transformadas em ficção de época protagonizada por crianças entre os 10 e os 13 anos. A RTP2 lança em Outubro a "República das Perguntas" para acrescentar às tardes do "Zig Zag" a primeira série histórica juvenil, aproveitando as comemorações do centenário da República. O que é uma monarquia e como se fica rei, o que é uma república e como se fica presidente são algumas das muitas perguntas de base dos guiões de Pedro Cavaleiro Ferreira, numa realização de Rogério Ceitil, reconhecido pela série de comédia "Duarte e Companhia". Rui Mendes (que protagonizou a série) e Marta Lapa fazem parte do elenco. Cada episódio não ultrapassa os 10 minutos de acção em que se destaca o Galo Columbano. "Esta é a segunda vez em cinco anos que a RTP2 faz ficção", destaca o director de programas, Jorge Wemans, declarando, que "não há qualquer apologia do regime. Apenas a explicação dos dois regimes de governo. Sem propaganda". "Queremos permitir uma projecção das crianças de hoje naquela época, de forma propícia a aprenderem inúmeros aspectos históricos", acrescenta Paula Moura Pinheiro. A coordenação está a cargo de Teresa Paixão, responsável pela programação infanto-juvenil da RTP e o apoio científico é do museu República e Resistência.
Fonte: JN

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Desafio Verde" estreia a 2 de Outubro na RTP2

Desta feita conduzido por Cláudia Semedo (e não por Sílvia Alberto como era costume), o programa "Desafio Verde" está de regresso à grelha da RTP2, naquela que é já a terceira temporada do formato. A partir do próximo sábado, dia 2, pelas 21h00, a actriz e a equipa do programa visitarão em cada emissão semanal uma família diferente, no intuito de fazer uma auditoria do lixo e da energia que cada clã consome. Nesta tarefa, Cláudia terá a ajuda de uma "calculadora ecológica" especialmente criada para o programa. Descobre-se assim a "impressão digital ecológica". A família analisada é, depois, confrontada com a terrível verdade acerca do seu impacto a longo prazo no planeta. A apresentadora do "Desafio Verde" e um especialista em ambiente colocarão então todos os elementos da família numa "dieta verde" que os fará mudar de atitude. Passado algum um tempo, Cláudia Semedo regressará "ao local do crime" para reavaliar o impacto ambiental da casa e entregar à família as poupanças obtidas pelo bom comportamento entretanto adquirido. Para além desta edição semanal, o formato conta também com emissões diárias antes do "Jornal 2", de segunda a sexta feira. No comunicado da estação explica-se que "Desafio Verde" "é um programa que só faz sentido na RTP2, o canal da "televisão verde", a estação que maior atenção dedica à sustentabilidade social e do ambiente". Eis uma produção Videomedia com o patrocínio da Fundação EDP.
Fonte: Destak

Polémica na RTP com novos pivôs

Sandra Felgueiras e António Esteves vão ser os novos pivôs do "Jornal 2", da RTP2. A escolha da jornalista e do actual subdirector de Informação ainda não foi anunciada oficialmente, mas já é conhecida na redacção da estação pública e está a gerar mal estar. Se, por um lado, a situação dos actuais quatro pivôs, na maioria caras antigas da estação, é uma preocupação, por outro, há quem não deixe de associar estas nomeações às ligações que ambos os profissionais têm ao Governo e ao Partido Socialista. Recorde-se que a jornalista Sandra Felgueiras é filha de Fátima Felgueiras, antiga presidente da Câmara de Felgueiras e actual vereadora. Já António Esteves é casado com uma assessora do Ministério da Justiça e transitou como jornalista da SIC para o cargo que actualmente desempenha na RTP já durante o Governo PS. Como pivôs, ambos terão direito a um subsídio extra. José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP, admite que "vai haver novidades", mas recusou-se a adiantar mais pormenores. Sandra Felgueiras limitou-se a dizer: "Não posso falar sobre o assunto." Já António Esteves esteve incontactável. Em causa neste processo está, ainda, o futuro dos quatro pivôs do noticiário: Cecília Carmo, João Miguel Santos, Cristina Esteves e Patrícia Gallo. Apenas um poderá manter-se, ao fim de semana. "Não sei o que vai acontecer. Estou à espera que a direcção se pronuncie", disse Cristina Esteves. O Conselho de Redacção desconhece as mudanças mas mostra-se preocupado com " alterações que possam afectar a linha editorial do formato".
Fonte: CM

sábado, 25 de setembro de 2010

Balanço do "5 Para a Meia Noite"

O talk show da RTP2, que terminou ontem, fez sucesso neste Verão. Por isso, uma revista desta semana foi falar com os cinco dos "5 Para a Meia Noite".Das várias perguntas que foram feitas, é necessário destacar algumas. A primeira, relacionada com o fenómeno do programa. Pedro Fernandes afirmou que no início existiam muitas dúvidas sobre o sucesso do projecto. "No princípio, todos temos dúvidas, mas com uma boa equipa e com o prazer e o empenho como fazemos o programa, tinha tudo para dar certo", confessou. Sobre as audiências, Luís Filipe Borges é directo: "Não nos podemos queixar...". O divertimento reina entre os cinco apresentadores do programa. Prova disso são as constantes provocações que ocorrem entre eles. Acima de tudo, uma boa amizade consegue suplantar os números do programa de cada um dos 5, ou o interesse dos convidados. Segundo o Boinas, "O que importa é que este não é o meu programa, é o NOSSO. Ninguém se destaca pela negativa". Por fim, e numa tentativa de questionar os apresentadores sobre os convidados de uma possível nova temporada de "5 Para a Meia Noite", Filomena Cautela afirma que gostava de entrevistar a mãe de Cristiano Ronaldo. "A dona Dolores, por ser uma pessoa que consegue estar sempre à frente de todas as tendências de moda", brincou.
Fonte: TV Universo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"5 Para a Meia Noite" despede-se com sotaque do norte

Esta semana, o talk show nocturno da RTP2 rumou a Norte para encerrar a terceira e, para já, última edição. Até sexta feira, o "5 Para a Meia Noite" anima as noites da Casa da Música no Porto, com convidados da Invicta ou a ela ligados. Uma despedida em grande e que agradou à produção e também aos apresentadores, como atestou Filomena Cautela: "Já tínhamos muita vontade de vir cá. Acho que, desde o final da primeira série, que queríamos vir ao Porto fazer o programa. Aliás, o nosso primeiro clube de fãs é sediado no Porto, por isso nossa relação com as pessoas que gostam do programa cá é muito próxima". A possibilidade de migrarem até à Invicta foi ponderada na segunda temporada, mas "não foi possível". Mas, como não há duas sem três, desta "tudo se conjugou para fecharmos com chave de ouro aqui, no Porto, num lugar tão especial e que me parece o mais indicado para acabar esta última série", acrescentou Filomena. Para a apresentadora, "esta é uma semana especial" e a receptividade do público reflecte isso mesmo: "Em dois dias, a lotação esgotou para todos os dias da semana. Foi um fenónemo que nem nós estávamos à espera... Acho que, acima de tudo, vai ser uma festa todos os dias, porque vamos festejar o factos de virmos cá e de conhecer os fãs pessoalmente". Esta semana, por ser transmitido no Porto, o "5 Para a Meia Noite" tentou reunir convidados locais, mas "sem ter isso como premissa". Na segunda feira, dia em que conduziu a emissão, Filomena Cautela recebeu a dupla de criadores Storytailors - responsável pelo seu guarda-roupa nesta terceira série -, pois "têm loja no Porto e Fernanda Freitas, que está cá também com o programa "Sociedade Civil", e é do Porto". Ao longo do percurso do programa, Filomena Cautela garante que nunca levaram muitas "negas" de convidados, até porque "as pessoas tinham muito curiosidade". "Agora, parece que as atenções estão mais viradas para o programa, mas é normal. Actualmente já há mais gente a ver, a responsabilidade também é maior, mas acho que mantemos a frescura e a liberdade", confessou a também actriz. Fernando Alvim abriu as portas, na terça-feira, a Júlio Machado Vaz, Jorge Palma, Marta Ren e ao poeta Isaque. Quarta-feira foi a vez do presidente da Câmara do Porto Rui Rio "tripar"- o verbo que dá o mote à derradeira semana - com Nilton. Esta quinta-feira, Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero senta-se com Pedro Fernandes e, sexta-feira, Luís Filipe Borges fecha com a apresentadora Sónia Araújo.
Fonte: JN