Mostrar mensagens com a etiqueta RTPN. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RTPN. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RTPN estreia hoje "Contra Análise"

A RTPN convidou dois eurodeputados para comentarem semanalmente a actualidade política num novo programa de debate e análise à sexta feira. Paulo Rangel (PSD) e António Correia de Campos (PS) estreiam-se esta noite em "Contra Análise". Trata-se de um espaço informativo que conjuga opinião política, debate e análise de actualidade, durante uma hora e meia (entre as 22h30 e as 24 horas). A intenção da direcção de informação do canal é "acrescentar alguma coisa àquela análise que se faz todos os dias noutros canais, com distanciamento", declarou, Carlos Daniel, moderador do programa. É também um esforço de afirmação do canal, segundo afirma o jornalista: "a RTPN quer afirmar-se como uma marca importante no noticiário e na reflexão política e tem feito esse esforço nos últimos tempos". "Temos "Pontos de Vista", com representantes das várias forças políticas, à segunda-feira; "Directo ao Assunto", com comentadores não filiados, à quarta. Entendemos que fazia sentido um programa que trouxesse a debate grandes protagonistas da vida política e que tivesse uma dimensão de análise", sublinha. Os eurodeputados António Correia de Campos e Paulo Rangel estarão em antena para debater a semana e apresentar a sua reflexão acerca da actualidade política. "Queríamos pessoas prestigiadas que representassem claramente as áreas de pensamento das duas maiores forças políticas do país, e encontrámos uma solução que acho interessante porque fomos buscar dois eurodeputados - duas pessoas que, hoje, vêem o país enquadrado numa realidade mais vasta, e voltam ao país ao fim-de-semana para comentar o que vai acontecendo". Paulo Rangel, que colaborou anteriormente com a SIC Notícias, foi candidato a líder do PSD e líder parlamentar na direcção de Manuela Ferreira Leite; foi cabeça de lista às Europeias. O ex-ministro da Saúde, Correia de Campos, até ser eleito para o Parlamento Europeu, foi comentador na TVI 24 (para onde vão agora Manuel Maria Carrilho e Pedro Santana Lopes num programa semanal). O nome "Contra Análise", esclareceu Carlos Daniel, "tem a ver com uma espécie de contraditório protagonizado, na primeira parte do programa, pelos comentadores convidados". A segunda parte, será dedicada à análise da semana por três jornalistas - Ricardo Jorge Pinto, Manuel Carvalho e Miguel Carvalho, habituais comentadores da RTPN. No mesmo horário, os canais concorrentes apostam também na informação e debate. A SIC Notícias tem o conhecido "Expresso da Meia Noite", programa em colaboração com o Expresso, moderado por Nicolau Santos e Ricardo Costa, enquanto a TVI 24 tem um programa de análise de imprensa - "Sala de Imprensa" - moderado por Vítor Bandarra. Na mesma noite, a oferta de debate estende-se, na RTPN, a "Hora de Fecho", com Maria Flôr Pedroso.
Fonte: JN

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cláudia Borges convidada de novo programa da RTPN

Grávida de sete meses, a apresentadora da SIC Cláudia Borges é a convidada inaugural de "Geração Saúde", o novo programa da RTPN a estrear já no próximo sábado, 23 de Outubro, pelas 07h00. Dedicado à prevenção, sensibilização e educação para a Saúde, o formato aposta numa abordagem positiva. Na primeira emissão, esta produção da Companhia das Ideias aborda, portanto, a temática da gravidez e do nascimento. Prestes a estrear-se na maternidade, Cláudia Borges falará das suas expectativas e cuidados pessoais. Planeamento da gravidez, acompanhamento médico, hábitos saudáveis e preparação para o parto são alguns dos tópicos abordados no programa, que conta com a participação de especialistas nestas áreas. Com direito a três emissões semanais - aos sábados às 07h00, aos domingos às 13h30h e com repetições durante a semana -, "Geração Saúde" prolongar-se-á durante 13 semanas. Sempre assente no registo de entrevista, este projecto televisivo com o apoio da HPP Saúde abordará mais adiante maleitas como doenças cardiovasculares, obesidade ou cancro. Paralelamente serão também emitidos vários spots de informação e sensibilização, nos quais especialistas aconse-lham a adopção de hábitos saudáveis.
Fonte: Destak

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

RTPN contrata Paulo Rangel e Correia de Campos

O programa, que vai para o ar todas as sextas-feiras entre as 22h30 e as 24h00, terá ainda um painel de jornalistas na segunda parte, a que se juntará um convidado diferente todas as semanas. O deputado europeu Paulo Rangel e o antigo ministro socialista da Saúde Correia de Campos são os principais protagonistas de "Contra Análise", o novo programa de debate político da RTPN, que será moderado por Carlos Daniel. Trata-se de uma dupla contratação do canal informativo público à concorrência privada, já que Rangel foi comentador da SIC Notícias e Correia de Campos da TVI24. "É claramente um reforço de posição na área do comentário político, que, acreditamos, vai aumentar a diversidade de oferta e a competitividade do canal", explicou o jornalista Carlos Daniel, director-adjunto da RTPN.
Fonte: DN

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Miguel Guedes no "Trio D'Ataque"

O vocalista dos Blind Zero, Miguel Guedes, deverá estrear-se hoje como comentador residente do "Trio d'Ataque" (22h30) na RTPN. Apesar do silêncio oficial da estação, o DN sabe que, apesar de a escolha do canal não ter sido consensual na RTP, o músico deverá ser o sucessor de Rui Moreira no debate semanal sobre futebol.
Fonte: DN

RTPN muda grelha de programas

"O Amor é…", programa de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses, que passa diariamente na Antena 1, passa a ter finalmente uma versão televisiva. O programa terá um formato idêntico ao da rádio pública, mas não os mesmos temas, com cerca de cinco minutos diários, de 2ª a 6ª e com três emissões/dia, às 12h50, 20h30 e à 1h00. O fim de tarde informativo passa a ter um novo espaço integrado chamado "Notícias 18-20" (até agora havia dois noticiários, um às 18h00 e outro às 19h00, com apresentadores diferentes), que será um compacto informativo com todas as informações relevantes desse momento do dia (trânsito, economia, desporto, meteorologia e uma grande atenção à Internet), apresentado pela dupla de pivôs Estela Machado e Jorge Oliveira da Silva. Todos os dias (de segunda a sexta), às 20h45, haverá um espaço de informação desportiva, a anteceder o "À Noite, As Notícias", o principal espaço de informação da RTPN, que continuará a ser apresentado alternativamente por Hélder Silva e João Adelino Faria.
Fonte: Público

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Estela Machado na RTPN das 18h às 20h

Depois de noticiado a saída de Estela Machado das manhãs de fim de semana da RTP1/RTPN, eis que começaram a ser emitidas, ao longo da emissão do canal de notícias da RTP, as primeiras promoções ao novo projecto da jornalista da RTP Porto. Segundo essas mesmas promos, a partir de hoje Estela Machado e Jorge Oliveira da Silva irão conduzir um novo espaço noticioso da RTPN que irá ocupar o lugar das 18h às 20h, de segunda a sexta feira.
Fonte: TV Universo

Sexualidade em discussão na RTPN

"A andropausa e a disfunção eréctil" vão ser os temas em discussão na estreia da versão televisiva de "O Amor É", da Antena 1, que vai para o ar hoje na RTPN. O programa será diário, terá a duração de cerca de cinco minutos e nele Inês Menezes e Júlio Machado Vaz vão desmistificar temas relacionados com a sexualidade, o amor e os afectos.
Fonte: DN

650 euros semanais para comentar no "Trio D'Ataque"

Os comentadores de "Trio d'Ataque", António Pedro Vasconcelos, Rui Moreira e Rui Oliveira e Costa , recebem o mesmo montante cada um. "São menos de 750 euros por semana a recibo verde", garante fonte próxima do programa ao nosso jornal. Cada comentador aufere um valor efectivo semanal de 650 euros, perfazendo 2600 euros mensais. Valores que não contemplam as ajudas de custo aos comentadores que não são do Porto e precisam, assim, de se deslocar. Pelo que ao benfiquista António Pedro Vasconcelos e ao sportinguista Oliveira e Costa são pagas despesas de táxi, as viagens de avião Lisboa Porto, a estada de uma noite num hotel e refeições. Ao portista Rui Moreira eram pagas, segundo apurámos, despesas de deslocação e refeições.
Fonte: DN

Miguel Guedes vetado para comentador do "Trio D'Ataque"

Miguel Guedes tem sido o nome mais falado para ocupar o lugar deixado vago por Rui Moreira no programa da RTPN "Trio d' Ataque". A confirmar-se a contratação o vocalista da banda portuguesa Blind Zero e comentador desportivo da Antena 1 acumularia funções em "Grandes Adeptos", às segundas feiras na rádio, com as de terça feiras, no canal informativo do Cabo da estação pública. Aliás, não seria a primeira vez que o músico substituía o portista, que acabou por ser afastado do programa, em definitivo, na semana passada. No entanto, o DN apurou que o convite que foi endereçado a Miguel Guedes na quinta-feira, 7 de Outubro, terá sido retirado já ao cair da noite de sexta, 8. "Alguém quis que não ele fosse para o programa ", relata fonte da RTPN ao nosso jornal, sustentando que a proposta, "feita directamente por José Alberto Lemos [director da RTPN]" deixou de estar em cima da mesa num altura em que "os contratos até já estavam a ser tratados". Confrontado com esta situação, Miguel Guedes prefere deixar a dúvida no ar. "Não vou poder comentar nada. Falarei na altura que achar apropriado", responde. O músico promete apenas que vai continuar "na Antena 1 todas as semanas". Já o director da RTPN, José Alberto Lemos, evita falar sobre quaisquer propostas, muito menos a que fez a Miguel Guedes em particular. "Não falo sobre esse assunto!", diz apenas. Sustenta ainda que "desconhece impedimentos" à contratação e adianta que não tomou "nenhuma posição sobre esse assunto". Hugo Gilberto, mediador de "Trio d'Ataque", também garante nada saber. "Os convites são assuntos que me ultrapassam, só a direcção de programas poderá dizer", afirma o jornalista.
Fonte: DN

sábado, 9 de outubro de 2010

RTPN afasta Rui Moreira do "Trio D'Ataque"

A direcção da RTPN dispensou Rui Moreira do cargo de comentador desportivo no programa semanal "Trio d'Ataque". Em causa está o abandono do estúdio por parte do comentador portista, a meio da última emissão, na terça feira, em protesto contra a escolha do adversário benfiquista António Pedro Vasconcelos, que destacou como ponto negativo da semana as escutas a Pinto da Costa. "Foi uma decisão difícil e muito ponderada, até porque o Rui já colaborava connosco há sete anos", confessou ontem José Alberto Lemos, director da RTPN. "As razões desta substituição estão à vista de todos. O Rui teve uma atitude inesperada e obrigou-nos a tomar esta decisão. A atitude foi dele, não nossa", acrescentou. Rui Moreira confirmou a sua dispensa do programa, mas não se alongou em comentários. "Anda muita poeira no ar, já li muita coisa nos últimos dias. Prefiro não acrescentar mais nada para não criar desinformação. Tudo o que tinha a dizer já o escrevi na crónica d'A Bola", respondeu o comentador e presidente da Associação Comercial do Porto. Na referida crónica, publicada ontem, Moreira afirmou que não pactua "com a porcaria, com a canalhice e com a insídia". Quanto ao nome do comentador do FC Porto que vai substituir Rui Moreira e juntar-se a António Pedro Vasconcelos e Rui Oliveira e Costa, ainda não há decisão. "Ainda estamos a trabalhar nisso, não posso revelar nomes. As discussões estão em desenvolvimento", afirmou o director do canal público. O DN sabe que já foi feito o convite a uma pessoa, não tendo ainda o simpatizante portista em questão aceite o convite para integrar o rol de comentadores. Ainda não existe, inclusive, data de anúncio do novo comentador, podendo mesmo só ser apresentado quando o próximo programa for para o ar, na terça-feira. "Talvez isso aconteça. Mas, se tivermos fumo branco antes disso, diremos antes, claro", frisou José Alberto Lemos. Apesar da polémica instalada desde que Rui Moreira abandonou o estúdio do programa - tendo-se já a SAD do FC Porto manifestado contra a saída do programa do presidente da Associação Comercial do Porto-, o director do canal faz questão de frisar que "Trio d'Ataque" "é um programa de opinião. A RTPN não é, nunca foi nem será um palco de guerrilhas clubísticas. Não entramos em polémicas", reforçou José Alberto Lemos. Depois de ter circulado, quarta-feira, informação que dava conta de que António Pedro Vasconcelos estava, também, de saída do programa, o director da RTPN já negou o rumor. "Desminto que o cargo dele esteja em causa. Isso não tem fundamento. E também não recebemos qualquer pressão por parte do Benfica", disse José Alberto Lemos. António Pedro Vasconcelos manteve-se incontactável até ao fecho desta edição, assim como Hugo Gilberto, o apresentador de "Trio d'Ataque". Já Rui Oliveira e Costa, o comentador sportinguista, não quis comentar qualquer questão alusiva a este assunto. "Não disse nada até aqui, não é agora que vou fazê-lo", afirmou.
Fonte: DN

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Rui Moreira não decidiu se continua no "Trio d'Ataque"

O presidente da Associação Comercial do Porto, adepto do FC Porto, ainda não decidiu se continuará a ser comentador do programa desportivo da RTPN "Trio d'Ataque". Rui Moreira abandonou na terça-feira o estúdio antes do fim da emissão, em protesto contra a escolha do seu adversário benfiquista António Pedro Vasconcelos, que destacou as escutas a Pinto da Costa como ponto negativo da semana. Contactado ontem, Rui Moreira referiu não ter ainda decidido o que vai fazer em relação à sua colaboração com o "Trio d'Ataque", uma vez que ainda não falou sobre o incidente com qualquer responsável da RTPN. "Não tenho nada a declarar sobre o que aconteceu. Não faz sentido", sublinhou. Na RTP, o desconforto com a situação criada por Rui Moreira é notório. O director do canal, José Alberto Lemos, afirma que "a RTPN lamenta o que aconteceu no programa de terça feira". "É óbvio que preferíamos que não tivesse acontecido", disse o responsável. Apesar de inédita na história do programa, que começou a ser emitido na época desportiva 2003/04, a situação não apanhou toda a gente desprevenida. "Há algum tempo, sobretudo desde o meio da temporada passada, que eles os dois [Rui Moreira, adepto do FC Porto, e António Pedro Vasconcelos, adepto do Benfica] andavam pegados, com provocações de parte a parte", contou ao nosso jornal uma fonte do programa. "Tem havido uma tensão crescente, é verdade", admite outra fonte, que aponta "a história do túnel, no ano passado, o Benfica campeão e os comentários de Vilas Boas já este ano" como causadoras de "uma certa espiral de agressividade" entre o benfiquista e o portista. Ao longo de todo o dia, o DN tentou ouvir António Pedro Vasconcelos, mas o telefone do cineasta esteve sempre desligado. Quem acompanhou a polémica no momento, embora não tenha participado nela, foi Rui Oliveira e Costa, adepto do Sporting, que, admitiu, não ficou "nada surpreendido" com o episódio. "Não houve surpresa porque... há mais de um ano que estava à espera", disse. Rui Oliveira e Costa, que falou com Rui Moreira, de quem é amigo, no final da emissão, prefere não se alongar em comentários, enquanto "a própria RTP não se manifestar", mas deixa entender que a sua continuidade no programa pode estar dependente de uma conversa que terá com o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, hoje na reunião do Conselho Leonino. "Sou contra as escutas. Em 1984, como deputado, recusei-me a votar favoravelmente a Lei da Segurança Interna", recorda Oliveira e Costa, que elogiou o pivô do programa, Hugo Gilberto, "um excelente profissional". "Ele tentou evitar a situação e defender a RTP enquanto estação de serviço público", concluiu.
Fonte: DN

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comentador abandona "Trio d'Ataque" a meio

Rui Moreira abandonou ontem, a meio da emissão, o programa de análise à Liga "Trio d'Ataque", na RTPN. António Pedro Vasconcelos falava de escutas do Apito Dourado. Emissão foi para intervalo.
Fonte: CM

sábado, 11 de setembro de 2010

RTPN grava noticiários da madrugada

Os noticiários de madrugada da RTPN, apresentados pela jornalista Alberta Marques Fernandes, estão a ser gravados e não são em directo, como é habitual numa estação de informação. Segundo o DN apurou, os serviços informativos das 02h00, 03h00, 04h00, 05h00 e 06h00 começaram a ser gravados há duas semanas. Ainda ontem, por exemplo, Alberta Marques Fernandes, que estava de folga, foi chamada à RTP para apresentar o jornal das 19h00 em directo. Depois do "À Noite as Notícias", com João Adelino Faria, a pivô voltou à antena para conduzir o jornal da meia-noite, que tem a duração de uma hora. Quando acabou, gravou de seguida as cinco sínteses que foram exibidas nas horas seguintes. Contactado pelo nosso jornal, o director de Informação da RTP, José Alberto Carvalho, confirmou o facto. "É verdade que estamos a gravar os noticiários da madrugada nas últimas semanas e isso tem que ver com a gestão dos recursos humanos da empresa", afirmou. O responsável sublinhou que "este é um período de férias de difícil gestão", agravado este ano com "situações de doença e gravidezes" de profissionais dos quadros da televisão pública. De qualquer forma, o director de Informação desvaloriza essa questão, uma vez que "a RTP tem equipas de jornalistas nas redacções de Lisboa e do Porto a partir das quatro da manhã". "Em caso de alguma necessidade ou acontecimento especial, esses jornalistas estão aptos a entrar em acção", referiu. Também contactada pelo nosso jornal, Alberta Marques Fernandes desvaloriza a questão. "Eu sou uma operária da RTP, faço o que me pedem. E se a direcção da empresa me pede que faça assim, eu faço." A pivô considera que esta é uma situação "não habitual, mas normal, ainda por cima porque esta é uma altura de férias em que há sempre problemas para resolver entre os recursos das redacções". Confrontada com o facto de um canal 100% informativo ser obrigado a gravar noticiários durante a madrugada, a jornalista preferiu não se alongar. "Não faço juízos de valor sobre isso. A direcção é que tem a noção e o mapa dos recursos que tem disponíveis. Eu apenas tento fazer bem o que me pedem", concluiu. A situação na RTPN não é inédita entre as estações informativas portuguesas de cabo. Durante muitos meses, a TVI 24 também gravava os seus informativos, confirmou ao DN o director adjunto de Informação da TVI, Mário Moura. "Agora já não o fazemos, decidimos acabar com os noticiários entre as 02h00 e as 06h00, substituindo-os por programas informativos com duração superior a uma hora", explicou. Por estes dias, a SIC Notícias é a única que cumpre a promessa, inscrita aliás no seu slogan: "24 horas em directo e em português". "Os nossos noticiário são todos eles em directo. Sempre foram e não há qualquer intenção de passá-los a gravados", explicou o director do canal informativo da SIC. Para uma estação como a SIC Notícias, diz Teixeira, "gravar não faz sentido, até porque há muita notícia que nasce de madrugada e que tem de ser atacada pela equipa que está de serviço". O director esclareceu ainda que todos os pivôs da madrugada no canal "são profissionais dos quadros da empresa" e não colaboradores ou estagiários. "Isso não faria sentido", assegurou.
Fonte: DN

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Televisões prontas para o início da Liga de futebol

A época de transferências no futebol só termina no fim do mês, mas fora dos relvados as equipas já estão fechadas e preparadas para entrar em campo. A TVI, que detém os direitos de transmissão da Liga de futebol em sinal aberto, é a estação que mais investe em programas dedicados ao desporto rei, com mais de 55 horas semanais, quatro novidades e a contratação de dois pontas-de-lança. João Pinto e Sá Pinto protagonizaram as contratações da época e vestem a camisola do canal já no domingo, no programa "Jornada". Para Sá Pinto, que só vai estar num programa, é uma estreia. Para João Pinto, é uma transferência da RTPN, onde fazia comentários em "Pontapé de Saída". Agora vai estar em dois formatos da TVI: "Jornada" e "É Golo". "Queríamos pessoas novas que tivessem vivido o futebol por dentro", comenta Sousa Martins, apresentador de "Jornada", a grande aposta da estação. "As pessoas têm propostas e equacionam as suas vidas. O João Pinto teve de fazer uma opção", diz Carlos Daniel, director adjunto da RTPN, que chamou Carlos Carvalhal à equipa do "Pontapé de Saída". O responsável admite que a TVI fez uma proposta melhor a João Pinto. "Em dois almoços resolvemos as coisas. O primeiro serviu para perceber se estariam dispostos. O segundo foi para acertar detalhes", conta Sousa Martins, cujo trabalho aumentou quando a TVI ganhou o concurso para emitir um jogo por jornada em sinal aberto - a Sport TV emite os outros. "É uma aposta maior, como é evidente. A partir do momento em que temos os direitos de transmissão temos de pensar num conjunto de programas para a promover", reconhece João Cotrim de Figueiredo, director geral da TVI, que acredita que este tipo de ofertas funciona como critério para decidir a que estação vender os direitos. Não quer falar de valores, mas admite que estes investimentos "não são para perder dinheiro". Com sete programas - uns na TVI, outros na TVI24 -, não ter comentadores era "impensável", argumenta Sousa Martins. "É como ter um Ferrari e não ter dinheiro para comprar gasolina", compara. Agora, o principal objectivo é que os telespectadores recuperem o hábito de ver um programa sobre futebol ao domingo. "Vai ser uma luta difícil", admite o jornalista. Os 90 mil espectadores que vêem, em média, o "Tempo Extra" podem continuar a fazê-lo, já que este espaço de opinião de Rui Santos mantém-se na SIC Notícias. "O Dia Seguinte", com uma média de 92 mil espectadores, continua às segundas feiras com Rui Gomes da Silva no lugar de Sílvio Cervan. A RTPN mantém "Trio d'Ataque", à terça, e "Pontapé de Saída", à quinta. Os adeptos agora só têm de escolher.
Fonte: DN

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Contratação de comentadores de futebol agitam mercado televisivo

Os ex-futebolistas João Vieira Pinto e Sá Pinto e o antigo treinador do Sporting Carlos Carvalhal são os maiores destaques do mercado de transferências televisivas para a primeira liga 2010/2011, que arranca esta semana. A TVI, que assegura esta época as transmissões em sinal aberto da Liga Zon Sagres, assegurou a contratação dos ex-futebolistas João Vieira Pinto, transferido da RTP, e Ricardo Sá Pinto, afastado do futebol desde a saída do cargo de diretor do futebol do Sporting no ano passado. A estação de Queluz de Baixo transmitirá 30 jogos do campeonato, um por jornada e sempre envolvendo um dos grandes, com narração a cargo de Valdemar Duarte e comentários em direto dos jornalistas João Querido Manha, Manuel Queiroz e Nuno Madureira. O programa "Contra Ataque", de antevisão da jornada, será este ano feito diversas vezes a partir de cidades onde se joga a Liga Zon Sagres, enquanto que o magazine oficial da liga, apresentado por Irene Palma, vai para o ar todos os sábado às 14h00. Aos domingos, há uma versão curta do "Contra Ataque", pelas 12h50, e o programa "Jornada", destinado a fazer o balanço de cada ronda da liga. "Jornada" vai para o ar às 00h00 e é apresentado por Sousa Martins e Cláudia Lopes, com comentários do ex-árbitro Pedro Henriques e de João Vieira Pinto e Ricardo Sá Pinto. "Prolongamento", na TVI 24, continua a ser transmitido à segunda feira pelas 22h00, mantendo Eduardo Barroso (Sporting), Fernando Seara (Benfica) e Pôncio Monteiro (FC Porto) como comentadores residentes. Na quarta feira, a estação apresenta "É Golo", programa de análise "mais profunda dos jogos e dos protagonistas" da jornada, com análises de João Vieira Pinto, Carlos Mozer e do jornalista Alexandre Pereira. "Mais Futebol", às sextas feitas, e "Pressão Alta", aos sábados, com José Couceiro e Rui Águas como presenças fixas, são os restantes destaques futebolísticos da TVI 24. Na RTP, os programas especializados em futebol são assegurados pela RTPN: "Pontapé de Saída", nas noites de quinta feira, dá o primeiro remate para a jornada que se avizinha, e Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting, é a nova contratação do programa, para o lugar de João Vieira Pinto. "Trio de Ataque", moderado por Hugo Gilberto e sempre às terças feiras na RTPN, mantém o mesmo trio de comentadores: o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, defende as cores do FC Porto, o cineasta António Pedro Vasconcelos apoia o Benfica e o responsável da Eurosondagem, Rui Oliveira e Costa, representa o papel de adepto do Sporting. Aos sábados, a RTPN transmite "Zona Mista", com a presença fixa dos jornalistas Bruno Prata e João Gobern. Na SIC Notícias, por sua vez, o programa "O Dia Seguinte", transmitido às segundas feiras à noite, conta também com um novo elemento, Rui Gomes da Silva, pelo Benfica, que substitui Sílvio Cervan e junta-se a José Guilherme Aguiar (FC Porto) e Dias Ferreira (Sporting) no painel de comentadores do programa moderado pelo jornalista Paulo Garcia. O jornalista Rui Santos e o seu "Tempo Extra", sempre aos domingos pela 23h00, continuam a ser um dos destaques futebolísticos da estação.
Fonte: JN

quinta-feira, 10 de junho de 2010

RTPN aposta no Norte com estúdio virtual

É uma sala que poderá ter vários cenários. E tudo mudado de forma virtual. O novo estúdio da RTPN na delegação do Porto (no Monte da Virgem, Gaia), representa, para o director do canal, José Alberto Lemos, "uma aposta claríssima no Norte". Após seis anos a funcionar com todos os seus jornais e alguns debates no mesmo cenário real, a RTPN "pode agora diversificar cada espaço informativo, tendo tudo ao alcance de um clique", explicou o subdirector de Informação, Luís Costa. O investimento ascendeu a um milhão de euros. O novo estúdio virtual, com 110 metros quadrados, é composto por uma parede de apenas uma cor, onde são projectados diversos cenários, tornando-se a primeira cenografia virtual no Norte. "Agora podemos diversificar a imagem dos programas duma forma muito mais flexível. Há um enorme salto qualitativo", reconheceu o director de Programas do canal, José Alberto Lemos. "O estúdio tem uma utilização diferente do de Lisboa, onde os programas são gravados. Este é o primeiro com directos permanentes", acrescentou. No mesmo estúdio passa a fazer-se o "Jornal da Tarde" da RTP1, o "Bom Dia Portugal", as manhãs informativas da RTPN e os programas "Pontos de Vista", "Trio d'Ataque" e "Pontapé de Saída". "Cinemax" e "À Noite, o Mundial" são os novos programas que também estão a ser produzidos naquele espaço. Para acompanhar estas alterações, desenvolveu-se um novo grafismo, que se traduz numa imagem inovadora do canal. Há uma dinâmica de grelha diferente em que os intervalos são mais curtos e integram conteúdos precisos e úteis como clipes de acontecimentos históricos, meteorologia e indicações horárias. Esta mudança traz também uma nova assinatura do canal: "Parte do mundo. Parte de si". "Queremos ser um canal global, mas ao mesmo tempo próximo dos portugueses. Procuramos uma imagem mais moderna, urbana e arejada", admitiu o director adjunto, Carlos Daniel. "O novo estúdio virtual é um investimento muito importante e ao mesmo tempo um desafio tecnológico e profissional. É também sem dúvida uma aposta claríssima a Norte", concluiu José Alberto Lemos.
Fonte: JN

sexta-feira, 28 de maio de 2010

"À Noite, o Mundial" em estúdio novo no Porto

A RTPN está a preparar um programa diário inteiramente dedicado ao Mundial de Futebol, intitulado "À Noite, o Mundial", seguindo o conceito do principal bloco noticiário "À Noite, As Notícias". A emissão já se fará do novo estúdio da estação pública no Porto. "Será uma hora diária, a partir das 22 horas, sobre a prova, com a vantagem de exibir os resumos dos jogos", sublinhou Carlos Daniel, apresentador e director adjunto da RTPN. "Vai para o ar no horário nobre do cabo". Outra das particularidades é que este será o primeiro magazine a ser transmitido do novo estúdio virtual, cuja inauguração está prevista precisamente para o dia da sua estreia: 7 de Junho. Análise, comentário, reportagem no terreno, comentadores de primeira linha fazem parte do alinhamento do espaço informativo com ambição de se converter num diário completo do Mundial. Luís Freitas Lobo e João Vieira Pinto têm presença garantida. A produção tem vindo ainda a contactar treinadores conhecidos, com vista a poder contar com eles em algumas emissões, de que é exemplo Domingos e Carvalhal. A Internet, a interacção com os espectadores, uso das redes sociais merecem rubrica própria. E Álvaro Costa, responsável por este espaço, adianta Carlos Daniel, funcionará como segundo pivô. Para o director-adjunto, a coordenação deste trabalho, esta tarefa, não é propriamente uma novidade. Tem acompanhado em moldes semelhantes as competições internacionais anteriores. "Não é nada a que eu não esteja habituado", reage, em jeito conclusivo. E o que pensa ele da parcialidade de que são acusados os jornalistas de desporto por altura da cobertura da selecção nacional? "Não tenhamos ilusões, mas esse elo não pode interferir no jornalismo rigoroso e crítico". Não condena também o uso de símbolos alusivos a esse apoio: "Que não seja o uso de cachecol a retirar rigor ao trabalho que se faz. E será natural que quando se falar de uma vitória de Portugal, se faça com uma cara mais animada".
Fonte: JN

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Marcelo Rebelo de Sousa hoje no "Trio D'Ataque"

Marcelo Rebelo Sousa regressa ao "Trio d'Ataque" para falar sobre o seu clube, o Sporting de Braga, que ontem perdeu com o FC Porto. Carlos Daniel modera o debate entre Rui Moreira (FC Porto), Rui Oliveira e Costa (Sporting) e António Pedro Vasconcelos (Benfica). Entretanto, o futuro profissional do professor na RTP1 continua por decidir. O último programa "As Escolhas de Marcelo" deverá ir para o ar no próximo domingo, dia 28. A continuação de Marcelo Rebelo de Sousa, ligado ao PSD, no canal público foi equacionada quando se soube que António Vitorino, membro do PS, ia deixar o seu programa "Notas Soltas", às segundas-feiras.
Fonte: DN

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nos bastidores do "Trio D'Ataque"

Já são quase cinco anos a falar de futebol. A bola faz parte, claro, mas está longe de ser o todo. A rotina nota-se nos pequenos pormenores e na tranquilidade com que se lida com a pressão do tempo e do directo. Já lá vão quase cinco anos de emissões semanais, o suficiente para que, à terça-feira, seja um clássico viajar sempre com o mesmo taxista e acabar a noite a falar de tudo menos de futebol. Os bastidores são o "Trio d'Ataque": o programa dura hora e meia mas está longe de terminar quando a luz vermelha se apaga. O "Trio" não se fica por golos, foras de jogo e polémicas na RTPN. Para começar, nem sequer é bem um trio. É um quarteto à frente das câmaras e mais uma dúzia de profissionais atrás, todos descontraídos apesar da noite da última terça-feira até ter dois clássicos seguidos. Faltam trinta e dois segundos para o "olá viva, boa noite", que se estende ao Mundo que fala português, e as imagens do golo de Cardozo estão prontas a ser usadas. É tempo para falar do dérbi de Lisboa. Do quarteto David Luiz, Liedson, João Pereira e Benquerença (fast forward), de castigos, dinheiros, comissões e túneis sem fim. Noventa Minutos. O moderador Hugo Gilberto dá os descontos que pode, António Pedro Vasconcelos não diz corta, Rui Moreira e Rui Oliveira e Costa continuam à conversa. Acaba o programa e a discussão - no bom sentido - não pára à mesa de jantar, mas Benfica, FC Porto e Sporting já não são o tema. "É a cimeira de Copenhaga, é o casamento gay, é Orçamento de Estado... a coisa varia", explica Rui Oliveira e Costa, de casaco verde, ainda satisfeito por não ter visto o Benfica ser campeão desde que chegou ao programa: "Por enquanto, este ano não está fácil". António Pedro é mais velho na casa e já fazia parte da equipa quando as águias celebraram o último título, em 2004/05. O momento até foi bom, mas não é o melhor do Trio: "Um jantar no Manel, um jantar no Aleixo, na Mariazinha, a lampreia do Gaveto". O melhor são mesmo os momentos de convívio", sintetiza o realizador, com que Rui Moreira, como bom portista, poucas vezes concorda enquanto as câmaras estão ligadas: "Apesar de, às vezes, nos picarmos um bocadinho durante o programa, somos quatro bons amigos. E é isso que conta realmente".
Fonte: JN

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Análise de audiências de "Conversas de Escritores"

O escritor José Rodrigues dos Santos entrevista outros escritores com estilos e géneros muito diferentes mas com um objectivo comum: saber através do que escrevem quais as visões e perspectivas sobre o mundo em que vivemos. Tudo em 30 minutos no programa "Conversas de Escritores" na RTPN. Na primeira emissão, transmitida a 5 de Agosto que teve Ian McEwan como convidado, a audiência média foi 11.600 espectadores. Miguel Sousa Tavares, a 12 de Agosto, e José Saramago, no dia 1 de Novembro, foram os escritores portugueses à conversa com José Rodrigues dos Santos, de onde se destaca a conversa com o Nobel da Literatura, que obteve uma audiência média de 24.400 espectadores. A conversa com Hubert Reeves, transmitida a 26 de Agosto, registou o melhor resultado com 45.600 espectadores de audiência média.