Mostrar mensagens com a etiqueta Repórter TVI. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Repórter TVI. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de janeiro de 2011

Balanço 2010: Melhor Reportagem

"Por Vergonha de Amar" de Ana Leal no "Repórter TVI"

domingo, 31 de outubro de 2010

Reportagem de Ana Leal na TVI premiada

A TVI ganhou mais dois prémios. A reportagem "Vergonha de Amar", da jornalista Ana Leal, e a série "Morangos com Açúcar" foram distinguidas por darem visibilidade à luta contra o preconceito sexual. A reportagem "Vergonha de Amar", com imagem de Tiago Ferreira e edição de Pedro Cordeiro, foi premiada por abordar a homossexualidade e a forma como as famílias lidam com isso. Um trabalho que a jornalista considera cívico. A serie juvenil "Morangos com Açúcar" também arrecadou um prémio. As histórias de Fábio, Mariana e André fizeram a diferença na luta contra o preconceito. Os prémios são uma iniciativa da Ex aequo, associação que luta contra a discriminação sexual e tenta mostrar que amar não é uma questão de sexo.
Fonte: IOL

"Repórter TVI" aborda o dia a dia dos transexuais

O "Repórter TVI" chegou à fala com alguns transexuais de nacionalidade portuguesa que contaram a sua história na primeira pessoa, contando a discriminação de que dizem ser alvo. A reportagem "Metamorfose" é exibida amanhã à noite, logo a seguir ao "Jornal Nacional", na TVI. De acordo com a investigação jornalística em questão, calcula-se em Portugal existam 210 transexuais. Uma minoria que alega sofrer de discriminação e exclusão social porque acredita ter nascido no corpo errado. Ao longo da reportagem é possível verificar que em Portugal, ao contrário da maioria dos países europeus, grande parte dessas pessoas são mulheres que se sentem homens porque é essa a informação que o seu cérebro lhes dá. O "Repórter TVI" mostra a vida de algumas destas mulheres que chegaram a casar-se e a ter filhos para tentarem encaixar-se num padrão de normalidade, mas que, para serem felizes, acabaram por se transformar em homens. Como os seus filhos não podem ter dois nomes de pai no BI, ficaram presas numa encruzilhada. "Metamorfose" é uma grande reportagem sobre transexualidade da jornalista Alexandra Borges, com imagem de Tiago Ferreira, Paulo Oliveira, Gonçalo Prego e João Franco e montagem de Miguel Freitas. A TVI acompanhou operações de transformação de doentes transexuais. Será emitida amanhã, dia 1 de Novembro, em "Repórter TVI", a seguir ao "Jornal Nacional".
Fonte: DN

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Repórter TVI" hoje às 21h

Já imaginou se, de um dia para o outro, ficasse a saber que tem uma doença terminal, e que essa mesma doença lhe iria provocar sofrimento até ao fim? Em Portugal, a eutanásia e o suicídio assistido são proibidos e, por isso, considerados um crime de homicídio. O debate impõe-se, numa altura em que se sabe que 39% dos médicos oncologistas defendem a legalização da eutanásia. É um estudo da faculdade de medicina da Universidade do Porto, que associa o facto à ineficácia dos cuidados paliativos em Portugal. Morrer com dignidade é ainda uma miragem. Morre-se sozinho, longe de casa, outros ficam à espera de uma vaga numa das 20 unidades de internamento de cuidados paliativos. Seriam necessárias pelo menos 100. Para os que podem pagar, a alternativa é morrer em países como a Suíça, onde o suicídio assistido é permitido. Sabe-se que há já, pelo menos, 7 portugueses inscritos na associação "Dignitas", uma associação suíça que pratica o suicídio assistido com cidadãos estrangeiros. São depoimentos lúcidos, corajosos de quem quer apenas morrer com dignidade. "O Céu Visto da Terra" é uma reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Júlio Barulho e montagem de Pedro Cordeiro, a ver esta segunda feira em "Repórter TVI", a seguir ao "Jornal Nacional".
Fonte: IOL

sábado, 9 de outubro de 2010

Reportagem da TVI foi premiada

O 2º Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental foi hoje, sábado, atribuído no Porto à jornalista Elisabete Barata, da TVI, pela sua reportagem "Fora de Controlo" sobre a perturbação obsessivo-compulsiva. Nesta reportagem a jornalista deu a conhecer pessoas que sofrem daquela doença e que, durante muito tempo, levaram uma vida dupla dominada por comportamentos irracionais que os deixaram fora de controlo. O galardão foi entregue durante a comemoração, na Fundação de Serralves, do quarto aniversário da "Encontrar+se", uma IPSS que procura contribuir activamente na reabilitação dos doentes com perturbação mental. Outros jornalistas foram premiados com menções honrosas, pelas suas reportagens televisivas que abordam o autismo: Jaime Silvério (Sport TV); Luís Rebelo, Teresa Basso e Fernanda Freitas (RTP1). O 2º Prémio de Jornalismo da Área da Saúde Mental é uma iniciativa anual da Fundação AstraZeneca, Coordenação Nacional para a Saúde Mental, Casa da Imprensa e da Associação Encontrar+Se e visa premiar trabalhos jornalísticos que contribuam para um maior conhecimento social das doenças mentais e diminuam o estigma a estas associado. Na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro), e integrado nas comemorações da "Encontrar+se", foi apresentado o livro "A Loucura. A busca de um pai, no insano sistema de saúde", do ex-jornalista norte americano Pete Earley, que versa sobre problemas nas políticas de saúde dos EUA. O livro, com prefácio de António Pacheco Palha (Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental), trata sobre a política de desinstitucionalização que se observou nos EUA, após a lei Kennedy (1963), e que levou ao encerramento de hospitais psiquiátricos sem a existência de outras estruturas comunitárias para tratamento.
Fonte: JN

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Hoje em "Repórter TVI"...

Trocaram a batina por uma aliança no dedo esquerdo e o altar por uma família. No "Repórter TVI" desta segunda-feira, histórias de padres que tiveram de deixar o sacerdócio por amor a uma mulher. Histórias de amores sempre belas, mas sofridas. Mantêm a fé em Deus, mas não se arrependem do caminho que traçaram. São homens que vivem sem sombra de pecado. Enquanto o Vaticano continua a defender ferozmente o celibato, muitos elementos da Igreja começam a pedir o direito a opção: ser padre celibatário, ou casado. "Sem Sombra de Pecado" é uma reportagem da jornalista Brigitte Martins, com imagem de Nuno Machado Mendes e montagem de Teresa Almeida. É transmitida esta segunda-feira logo a seguir ao "Jornal Nacional" da TVI.
Fonte: IOL

segunda-feira, 10 de maio de 2010

"Repórter TVI" revela os mistérios de Fátima

O que faz com que Fátima seja o "Altar do Mundo" e leve milhões de pessoas, todos os anos, a uma recôndita freguesia dos confins de Portugal? Que mistério provoca transcendentes profissões de fé a tantas e tantas pessoas? Afinal de contas, que mistério encerra Fátima? Ainda hoje, poucas pessoas, mesmo crentes, entendem ou conseguem descrever os chamados "Segredos de Fátima", decorrentes das mais proféticas aparições de Nossa Senhora, no século XX. Desde 13 de Maio de 1917 até hoje, Fátima sempre foi associada aos três segredos, ou antes, às três partes de um único Segredo que a Senhora do Rosário transmitiu aos 3 pastorinhos, na Cova de Iria, já lá vão 93 anos. Ao longo de décadas, Lúcia e a Igreja Católica foram desvendando, aos poucos, o conteúdo profético das imagens que Nossa Senhora proporcionou aos videntes. Até que João Paulo II acabou por desvendar a última parte: o bispo vestido de branco que haveria de sofrer um atentado - ele próprio. Desvendados os segredos, restam os Mistérios de Fátima, a fé que provoca promessas e milagres, negócios e peregrinações. Fomos descobrir esses mistérios. Procurámos factos e razões, ouvimos especialistas e teólogos, tentámos ir mais além do que os segredos recebidos pelos três pastorinhos. Que mistério envolve ainda Fátima e a Virgem do Rosário? É o que vai ver na grande reportagem "Os Mistérios de Fátima", de Sara Bento, com imagem de João Franco e montagem de Pedro Cordeiro. Será emitida esta segunda-feira, dia 10 de Maio, a seguir ao "Jornal Nacional", no "Repórter TVI".
Fonte: IOL

domingo, 4 de abril de 2010

Amanhã no "Repórter TVI"...

O espaço de grande reportagem de amanhã da estação de Queluz de Baixo será da responsabilidade da jornalista Conceição Queiroz. "No País da Morabeza" é o título da peça, que mostra não só o interior profundo, mas também a vida urbana dos habitantes de Cabo Verde, um país que está em constante mudança, dia após dia. "Repórter TVI", para ver segunda-feira, após o "Jornal Nacional".
Fonte: TV Universo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

As reportagens de amanhã da SIC e TVI

"Catástrofe Anunciada" e "A Febre do Poker" são os nomes dos trabalhos jornalísticos que as estações de Queluz e Carnaxide, exibem, esta segunda-feira, em horário análogo. A primeira, da TVI, trata-se de uma grande reportagem, da autoria de Carlos Enes, e descortina o que sucederia se Portugal fosse assolado por um cataclisma da dimensão daquele que dilacerou o Haiti. Por sua vez, a grande reportagem da SIC, assinada por André Antunes, versa o fenómeno mundial do Poker, jogo que só no nosso país conta já com 150 mil aficionados regulares. Ter-se-á, pois, substituído à popular Sueca. Os trabalhos vão para o ar logo após os noticiários dos respectivos canais.
Fonte: JN

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"Repórter TVI" sobre o estripador de Lisboa

O espaço "Repórter TVI" aborda esta semana a história do "Estripador de Lisboa", um homem que matou três prostitutas e desapareceu sem deixar rasto. Elementos do FBI foram chamados, foi criado um gabinete de crise, mas o serial killer nunca foi encontrado. Um trabalho da jornalista Brigite Martins, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Vasco Crespo que vai para o ar após o "Jornal Nacional" de segunda-feira.
Fonte: DN

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

TVI transmitiu a reportagem "Meninos de Ouro"

A TVI transmitiu na segunda-feira, logo a seguir ao "Jornal Nacional", a reportagem "Meninos de Ouro". Um trabalho jornalístico, assinado pela jornalista Alexandra Borges, que revelou a história de vida de várias crianças portuguesas que foram adoptadas por famílias estrangeiras. Entre outros relatos foi feita referência à Suíça, país onde vivem mais de 70 crianças portuguesas que foram adoptadas por cidadãos suíços porque em Portugal ninguém as quis adoptar.
Fonte: DN

sábado, 2 de janeiro de 2010

"Repórter TVI" com uma média de 1.3 milhões de espectadores

O "Repórter TVI" da passada segunda-feira, com o tema "Os Outros Lisboetas" obteve, de acordo com a Marktest, uma audiência média de 1,3 milhões de espectadores, correspondendo a uma quota de audiência de 37,6%. Tendo como tema a cidade de Lisboa, este trabalho da jornalista Conceição Queirós, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas, liderou no seu horário de exibição, dado que a reportagem apresentada pela SIC no mesmo horário obteve 33,8% de share e o programa do mesmo género emitido pela RTP1, obteve 26,5% de quota de audiência. Este especial de informação da TVI, liderou confortavelmente na Grande Lisboa, Interior e Sul e foi também o mais visto nos indivíduos com 35 anos ou mais, maioritariamente do sexo feminino. Este resultado de preferência máxima por parte dos espectadores portugueses, tem-se confirmado com regularidade nos "Repórter TVI" emitidos ao longo de 2009. A totalidade das 22 edições emitidas no ano apresenta uma quota média de 39,9% correspondendo a 1,3 milhões de indivíduos em média por cada edição.
Top 10 do "Repórter TVI" em 2009
1. "Música no Coração", 1,712 milhões de espectadores (52,4% de share)
2. "Os Lavradores", 1,681 (52,1)
3. "O Hábito faz o Monge", 1,659 (41,3)
4. "Ser Positivo", 1,583 (47,6)
5. "Negócio do Lixo", 1,526 (47,3)
6. "Terra Desafio Global", 1,437 (42,4)
7. "Crise com Vista para a Cidade", 1,416 (36,4)
8. "Som e Fúria", 1,354 (41,9)
9. "Os Outros Lisboetas", 1,332 (37,6)
10. "Como Gente Grande",1,320 (43,2)
Fonte: IOL

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Balanço 2009: Melhor Reportagem

"Infância Traficada" de Alexandra Borges no "Repórter TVI"

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hoje é dia de reportagem nas estações privadas

A SIC e a TVI põem esta segunda feira no ar o seu espaço regular dedicado à reportagem. Na antena da estação de Queluz, o tema é a investigação forense realizada entre nós, e daí o título: "CSI: Portugal". Naquela que foi a primeira televisão privada explora-se a viagem dos alimentos até à chegada aos supermercados. "Cadeia Alimentar" procura mostrar como funciona o percurso dos produtos da origem à comercialização. "Entre o pomar e o escaparate, entre o pescador e a banca da peixaria, há um mundo que movimenta milhões de euros", refere a SIC. O trabalho é assinado por Amélia Moura Ramos, com imagem de Filipe Ferreira e edição de Vanda Paixão. "CSI: Portugal", proposta da TVI, foi à descoberta dos meandros da Polícia Científica. "Fomos conhecer as verdades e os mitos do mundo fascinante da ciência forense", avança, em comunicado, o gabinete da estação.

domingo, 16 de agosto de 2009

Alexandra Borges em reportagem no Gana

Alexandra Borges está neste momento no Gana para continuar o trabalho que começou com a reportagem "Infância Traficada". Dentro de uma semana a jornalista regressa a Portugal, onde ficará apenas dois dias, partindo depois para Monterrey, no México. "Infância Traficada", reportagem sobre a vida de crianças vendidas pelos próprios pais para trabalhar na pesca, no Gana, já emitida na TVI, é candidata a um novo prémio, depois de ter sido reconhecida no Mónaco. Desta vez, Alexandra Borges é candidata ao Prémio Ibero-Americano da Fundação Novo Jornalismo, presidida por Gabriel García Márquez. Os nomeados terão acesso a um "seminário com os melhores jornalistas do Mundo, como os do caso Watergate", conta.

terça-feira, 28 de julho de 2009

"Infância Traficada" premiada internacionalmente

Os nomeados dos vários países serão convidados, pela Fundação, para um Seminário de Qualidade Jornalística e para a cerimónia de entrega do grande prémio que terá lugar na cidade de Monterrey (México) a 1 de Setembro de 2009. A grande reportagem "Infância Traficada" relata o pesadelo dos novos escravos do século XXI. No Gana, as crianças são vendidas, por 30 euros, pelos próprios pais, traficadas e obrigadas a trabalhar na pesca do Lago Volta, 14 horas por dia, sete dias por semana. Este trabalho já foi distinguido com o Prémio Amade no Festival Internacional de Televisão que decorreu, o ano passado, no Mónaco. Esta grande reportagem também já deu origem a um projecto de solidariedade, "Filhos do Coração", com um livro infantil (escrito por Alexandra Borges e Luís Figo) e um CD com o mesmo nome que contém um hino original escrito e orquestrado por Tozé Brito e Pedro Vaz e ainda muitos temas de vários artistas conhecidos que cederam os direitos das suas músicas e se juntaram à causa. A venda destes produtos permitiu juntar milhares de euros para a Touchalife, uma ONG americana que está no terreno, a resgatar e devolver infâncias a estas crianças. Em Agosto, a jornalista regressará ao Gana para resgatar 10 crianças e garantir-lhes o futuro (saúde, educação, alimentação e segurança) durante os próximos dez anos. O dinheiro que se conseguiu reunir com a venda do livro e do CD "Filhos do Coração" permitirá ainda construir uma nova casa no orfanato "Village of Life" em Kete Krachi, no Gana, onde passarão a viver as crianças resgatadas.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Sopa dos Pobres" na TVI

A estação de Queluz de Baixo emite hoje, a partir das 20h52, a reportagem "Sopa dos Pobres", em "Repórter TVI". A jornalista Alexandra Borges faz o balanço do Rendimento Mínimo Garantido, dando a conhecer aspectos positivos e negativos, 11 anos após a sua criação.
A ideia de que quem o recebe não quer trabalhar faz com que muitas das 120 mil famílias que sobrevivem com esta ajuda tenham vergonha de assumir que são beneficiárias. Outros há que nunca assinaram um plano de inserção e tornaram-se subsídio-dependentes, não têm hábitos de trabalho e enganam a Segurança Social. E há ainda cada vez mais gente da classe média a precisar deste apoio.