Mostrar mensagens com a etiqueta República das Perguntas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta República das Perguntas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"República das Perguntas" a chegar à RTP2

Explicar a queda da Monarquia e a implantação da República às crianças não é difícil. Basta que elas "sejam protagonistas da situação". Assim pensaram os responsáveis da programação juvenil da RTP e avançaram com uma série de ficção de e para crianças. Há 100 anos as meninas usavam chapéu a condizer com o vestido e os meninos enfiavam bonés de marinheiro. Elas passeavam de mãos dadas com os pais; eles jogavam futebol com bolas de couro ou trapos e começavam a familiarizar-se com os clubes do Porto, Benfica e Sporting. Algumas famílias mandaram vir as primeiras máquinas de fazer pipocas, que também se vendiam à porta do cinematógrafo (cinema). Os meninos de hoje não fazem ideia de como era ser criança na primeira década do século XX, mas vão poder assistir a uma série de 30 perguntas e respostas transformadas em ficção de época protagonizada por crianças entre os 10 e os 13 anos. A RTP2 lança em Outubro a "República das Perguntas" para acrescentar às tardes do "Zig Zag" a primeira série histórica juvenil, aproveitando as comemorações do centenário da República. O que é uma monarquia e como se fica rei, o que é uma república e como se fica presidente são algumas das muitas perguntas de base dos guiões de Pedro Cavaleiro Ferreira, numa realização de Rogério Ceitil, reconhecido pela série de comédia "Duarte e Companhia". Rui Mendes (que protagonizou a série) e Marta Lapa fazem parte do elenco. Cada episódio não ultrapassa os 10 minutos de acção em que se destaca o Galo Columbano. "Esta é a segunda vez em cinco anos que a RTP2 faz ficção", destaca o director de programas, Jorge Wemans, declarando, que "não há qualquer apologia do regime. Apenas a explicação dos dois regimes de governo. Sem propaganda". "Queremos permitir uma projecção das crianças de hoje naquela época, de forma propícia a aprenderem inúmeros aspectos históricos", acrescenta Paula Moura Pinheiro. A coordenação está a cargo de Teresa Paixão, responsável pela programação infanto-juvenil da RTP e o apoio científico é do museu República e Resistência.
Fonte: JN

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"República das Perguntas" estreia a 4 de Outubro

Uma série de 30 episódios de dez minutos que começa a ser transmitida a 4 de Outubro, nas tardes do "Zig Zag". Esta primeira série histórica feita em Portugal, para crianças dos 8 aos 12 anos, vai mostrar como era ser criança no tempo em que a República dava os seus primeiros passos. Com o apoio científico do Museu da República e da resistência, foi desenvolvida por uma equipa da RTP coordenada por Teresa Paixão. O primeiro episódio mostra o que é a monarquia e "como se fica rei" e o segundo explica o que é uma República e "como se fica presidente". A partir do terceiro episódio a mecânica altera-se. Partindo sempre de uma pergunta, cada episódio mostra como era a escola, as roupas, como se brincava, como eram as festas de famílias e amigos, entre muitos outros assuntos da vida quotidiana.
Fonte: DN

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"República das Perguntas" está a chegar à RTP2

"Como posso ser rei?", "Como eram os brinquedos antes?" são dois exemplos de perguntas que esta série irá abordar.Três crianças vão tentar perceber como se vivia em Portugal antigamente através das mais variadas questões, é este o mote para esta nova aposta da RTP2 que volta assim a apostar em ficção nacional. Os ex moranguitos Sandra Silva e Diogo Carmona juntar-se-ão a Marta Fonseca neste elenco que contará apenas com dois adultos, Rui Mendes e Marta Lapa estes terão de se desenvencilhar da curiosidade das crianças. A partir de 4 de Outubro na RTP2 poderemos ver as mais variadas questões serem respondidas.
Fonte: Novelas Nacionais