Mostrar mensagens com a etiqueta Ruy de Carvalho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ruy de Carvalho. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ruy de Carvalho continua a gravar horas a fio

Aos 83 anos, o actor português não pensa parar ou abrandar o ritmo de trabalho que tem, dia após dia, na estação de Queluz de Baixo. Sente--se em forma e bem de saúde: "O trabalho é o meu combustível e é mais barato que a gasolina!" A gravar cenas de "Sedução", novela que vai estrear-se em breve na TVI, o actor garante que prefere estar a gravar do que ficar em casa parado: "O trabalho dá-me energia, se calhar se eu tivesse em casa já não fazia nada! Trabalhando, não tenho tempo para pensar que estou velho, que já ando cá há muitos anos. E, sim, tenho uma energia própria. A minha estrutura também é boa...", sustentou ainda o actor, que, desta vez, vai interpretar o papel de um jogador de futebol já reformado. "Tenho 83 anos, já sou excepcionalmente velho. Se fizer mais 20 anos de vida bato o nosso querido Manoel Oliveira! (risos). Espero que ele cá esteja para me ver", atirou ainda entre risos. As caminhadas que "adora fazer" são um dos segredos para se manter em boa forma física: "Fiz muita ginástica quando era rapaz e hoje em dia ando bastante, gosto muito de andar", contou.
Fonte: DN

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ruy de Carvalho confessa-se

O actor que nos habituou a excelentes papéis no teatro, cinema e televisão confessa a sua admiração por Sá Carneiro. Diz que José Eduardo Moniz, que trouxe o "Big Brother", é a grande figura da TV. Presença habitual nas telenovelas, Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvalho, nascido em 1927, já está a gravar nova produção para a TVI. Condecorado pelo presidente Jorge Sampaio com a Ordem de Sant'iago da Espada, é um dos actores mais premiados em Portugal. Não faz planos de se retirar. Ruy de Carvalho, um dos melhores actores portugueses, continua activo aos 83 anos. Nos palcos, na televisão [está a filmar mais uma novela para a TVI] e nos afectos: tem dois filhos, três netos e a memória imperecível dos 63 anos passados ao lado da mulher, Ruth. "Não consigo, nem posso estar parado. A minha reforma não me permite descansar, teria de abdicar de tudo o que tenho (...), só gostava de ter mais liberdade para ter mais tempo para ler, para passear". Palavras de um homem com uma vida intensa, que se estreou em palco quando a Europa recuperava da II Guerra Mundial.
Fonte: CM

sábado, 11 de setembro de 2010

Ruy de Carvalho é o primeiro convidado de Goucha

Terminada a segunda série de "Mulheres da Minha Vida", Manuel Luís Goucha está de regresso ao TVI 24 com um novo programa. Desta vez, os convidados são do sexo masculino, mas estão garantidas conversas com a mesma qualidade que as transmitidas anteriormente. A estreia é já amanhã, e, ao contrário do que chegou a circular na imprensa, o primeiro entrevistado não será o primeiro ministro José Sócrates, mas sim o actor Ruy de Carvalho. Uma conversa simples, num ambiente descontraído em que o veterano profissional falará um pouco sobre os momentos mais marcantes da sua vida pessoal e profissional. A partir de agora, todas as semanas, o apresentador de "Você na TV" recebe senhores que de algum modo marcam a vida política, económica, científica e cultural do nosso país. "De Homem Para Homem" com Ruy de Carvalho, estreia este domingo, pelas 23 horas, no TVI 24.
Fonte: TV Universo

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ruy de Carvalho em "Malmequer"

Aos 83 anos, o veterano actor não mostra sinais de querer abrandar o ritmo de trabalho. Ruy de Carvalho aproveitou uma pausa nas gravações da próxima novela da TVI, "Malmequer", para passar um fim de semana em família no Algarve, onde levantou o véu sobre a sua nova personagem, um futebolista retirado dos relvados. "Sou um antigo jogador do Belenenses. Inspirei-me em alguns jogadores do meu tempo, como o Veloso, o Eusébio, o Amaro", revelou. Adepto do Benfica, Ruy de Carvalho confessou ter um carinho especial pelo clube de Belém, embora admita que o desporto rei já não tem o mesmo fascínio de tempos anteriores. "Antes jogavam pela camisola, hoje trocam a camisola por dinheiro. Sou do Benfica, mas gosto muito do Belenenses e dos outros. Eu sou é da selecção nacional!", frisou.
Fonte: JN

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ruy de Carvalho descansa no Algarve

Cabanas de Tavira é a sua praia há anos, e é aqui que tem o local perfeito para descansar das muitas personagens a que dá vida. Ruy de Carvalho comprou casa no Algarve e é ao lado da ria Formosa que está, segundo ele, "um dos melhores restaurantes do país": A Noélia. "Quando estou em Cabanas, almoço normalmente no mesmo restaurante, o meu preferido. Já são meus amigos, conheço-os há muitos anos", revelou. E Ruy brinca com as famosas comidas da cozinheira... Noélia. "É muito perigosa, porque nós engordamos", disse em tom de brincadeira. Canja de amêijoas, açorda de coentros, sopa de peixe, sardinha assada, salmonetes, coelho à caçador, pataniscas de polvo são alguns dos seus pratos favoritos. "Eu já nem escolho, geralmente sento-me e pergunto o que é que vou comer", assegura. O actor é considerado, pela dona do restaurante, mais do que um cliente e tem sempre uma mesa reservada. E não só. "Não temos ostras na ementa, mas sei que ele gosta, e, sempre que ele cá está, compro para ele", contou Noélia.
Fonte: DN

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ruy de Carvalho esteve à conversa...

Com vinte minutos de atraso – por se ter esquecido do dia em que o encontro estava previsto – o popular actor falou de "uma vida bastante feliz" e recordou 68 anos de uma carreira cheia, em que se tem dividido por todas as áreas da representação: rádio, televisão, cinema e teatro. "Adoro representar, mas há algo que existe no teatro e que não existe em mais nenhum lado: a presença ao vivo das pessoas. Os sorrisos na plateia – que é aquilo de que mais gosto. Até porque fazer rir é muito mais difícil do que fazer chorar. E é por isso que ainda tenho vontade de continuar." Aos 83, o actor – que actualmente integra o elenco de uma telenovela da TVI, na pele de um salazarista convicto – recordou vários episódios divertidos do seu percurso. Nomeadamente aquele em que, na Sociedade Musical e Cultural Santo Amaro, representou uma noite para duas pessoas na plateia. "Foi inesquecível porque o pano subiu cinco vezes, de tal forma os aplausos foram entusiásticos", lembrou, dizendo que, anos mais tarde, um fotógrafo conhecido na praça lhe veio apresentar os seus pais – os dois espectadores da tal noite. E não hesitando em falar da morte – "já tenho o dia marcado, todos temos, não ficamos cá para compota" – diz que não quer falar de reforma. "Um actor não se reforma. Enquanto tiver cabeça..." A iniciativa "À Conversa Com…" promete regressar em Setembro, com novos convidados.
Fonte: CM

domingo, 18 de abril de 2010

Ruy de Carvalho confessa-se

Desde que perdeu a mulher, Ruth, há dois anos e meio, Ruy de Carvalho, de 83 anos, vive rodeado de histórias e memórias que o fazem manter-se junto dela e continuar a recordá-la. Deste amor nasceram dois filhos, Paula, agora com 50 anos, e João, de 55, dos quais tem três netos, João Ricardo, de 27 anos, Diogo Henrique, de 23, e Henrique, de 19. Há dias, o actor foi convidado do programa "Depois da Vida", de Júlia Pinheiro, no qual foi surpreendido pela médium inglesa Anna Germain com informações que só a sua mulher poderia saber. No dia a seguir à emissão do programa, o actor recebeu a CARAS na sua casa, para uma conversa onde, mais uma vez, a sua simpatia, generosidade e humildade sobressaíram.
Fonte: Caras

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ruy de Carvalho em "Depois da Vida"

O actor Ruy de Carvalho é o convidado desta noite de Júlia Pinheiro no programa "Depois da Vida", transmitido pela TVI. O programa que promete sessões de comunicação com entes queridos já falecidos conta com a médium britânica Anne Germain. No caso de Ruy de Carvalho, as mensagens serão relacionadas com a sua mulher. Moita Flores foi o primeiro a aceitar fazer a experiência. Depois de Ruy de Carvalho, na próxima semana, será Marina Mota a protagonista. Para já, a estação diz que não estão previstas mais edições.
Fonte: JN

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ruy de Carvalho no programa do além da TVI

Ruy de Carvalho, foi mais um dos convidados do novo programa de Júlia Pinheiro intitulado provisoriamente, "Evidências". No programa, o actor de renome contactou o espírito da sua falecida mulher, Ruth de Carvalho – "Percebi que era a minha mulher porque a médium [que intermediou o contacto] disse coisas que acontecem comigo e outras que só eu e a Ruth sabíamos. Como por exemplo, onde estão as sapatilhas de ballet dela. Estavam e estão no sítio que a médium disse. Foi emocionante". O actor esteve 60 anos casado com Ruth, que faleceu em Setembro de 2007 com 79 anos, devido a complicações cardíacas (com uma bactéria que se alojou no coração) - ainda antes disso, já havia sofrido vários AVC. A Casa do Artista foi a sua última morada. O novo programa de Júlia Pinheiro está previsto estrear em meados de Março, e conta com a participação da experiente médium britânica, Ann Germain. Joana Solnado, Francisco Moita Flores e Marina Mota são outros dos convidados que tiveram a mesma experiência emocionante de Ruy, com o seu falecido familiar.
Fonte: Novelas Nacionais

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ruy de Carvalho vai voltar a Angola

O actor esteve em Angola, país onde viveu na sua juventude. Ruy de Carvalho passou, nas últimas semanas, sete dias na antiga colónia portuguesa e guardou tão boas recordações que quer regressar em breve. "Se o consulado me quiser dar o visto, lá vou outra vez com facilidade", disse. A gozar um período prolongado de férias e sem planos a curto prazo para regressar à televisão, Ruy de Carvalho aproveitou para desfrutar ao máximo da nova Angola, muito diferente daquela que conheceu em tempos. Apesar do progresso, o actor disse não ter ficado impressionado com as mudanças. "O país é deles e eu sou um visitante apaixonado. Adorei lá estar. Vou para lá para ver o progresso que eles vão conseguindo com o seu esforço e a nossa língua", disse Ruy de Carvalho.
Fonte: DN

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ruy de Carvalho ajuda vítimas do Haiti

Ruy de Carvalho será o embaixador de um evento de solidariedade que se realizou no dia 27 de Janeiro no Casino Estoril e cujo objectivo é a angariação de fundos para ajudar as vítimas do sismo que abalou o Haiti. Esta gala, foi apresentada pela filha do actor, Paula Carvalho, e pelo genro, Paulo Coelho, contou com a participação de Herman José, Roberto Leal, Salvador Taborda, Lara Li, Luciana Araújo.Entre as caras conhecidas que têm ajudado a divulgar este espectáculo, está Marianela Mirpuri, que apelou: "Vamos fazer uma corrente de solidariedade para que este evento seja um sucesso e que as vítimas do Haiti possam ser um pouco aliviadas na sua dor."
Fonte: Caras

sábado, 21 de novembro de 2009

Ruy de Carvalho encerra tertúlias no Martinho da Arcada

"Não deixem arder o Martinho da Arcada entre o fumo dos escapes dos autocarros." Este foi o apelo deixado pelo actor Ruy de Carvalho, a quem décadas de vida e de carreira ensinaram a importância de viver com o "belo" mas também com o "caos" e a "mudança". Sendo a última das personalidades homenageada nas tertúlias do conhecido café lisboeta, Ruy de Carvalho falou do seu trajecto passado, mas falou mais do presente, nomeadamente dos projectos que considera um exemplo de dinamização de espaços culturais. Um deles foi o trabalho de Diogo Infante no Teatro Nacional Dona Maria II. A mudança e a memória foram os dois temas da noite porque, como referiu o escritor Luís Machado, organizador do evento, "um dos grandes objectivos destas tertúlias era dinamizar o café histórico, chamar a atenção para a sua importância e para o facto de este ser um espaço que está na iminência de fechar". Agora que termina a série "Rostos da Portugalidade" o escritor reconheceu que o balanço das tertúlias é "muito positivo" e que está "mais optimista" em relação ao futuro do Martinho da Arcada. Depois, espera que entidades "como a Câmara Municipal de Lisboa, o Ministério da Cultura ou o Turismo de Portugal "possam subsidiar a transformação do café num pólo cultural, com música e outras actividades que chamem novos públicos, que chamem turistas e dêem nova vida a esta outra casa de Fernando Pessoa."

sábado, 7 de novembro de 2009

Neto de Ruy de Carvalho em "Lua Vermelha" da SIC

A estreia como actor foi ao lado do avô, Ruy de Carvalho, em "Olhos de Água". Depois da novela, Henrique Carvalho desistiu. "Não me dei bem com a fama". Mesmo sendo neto de quem é? "Sim. Não gostei porque não é uma coisa em que me encaixe", respondeu o actor que regressa à representação em "Lua Vermelha", novela juvenil da SIC, onde vai ser um caçador de vampiros. Entretanto, Henrique resolveu formar-se na Escola Profissional de Teatro de Cascais. "Agora já não me assusta a fama porque não me lembro disso. Faz parte", disse. O avô, Ruy de Carvalho, tem uma explicação para a dificuldade inicial do neto: "Ele é introvertido, tímido". Os conselhos, esses, são dados pontualmente quando o neto o questiona, por exemplo, como interpretar determinada frase.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ruy de Carvalho divide o palco com Virgílio Castelo 25 anos depois

Os dois actores partilham o palco como protagonistas de "O Camareiro", peça que estará em cena no D. Maria II até dia 25 de Outubro. Quando Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo sobem ao palco, é fácil levar as pessoas até ao teatro. E na estreia da peça "O Camareiro", foram muitas as caras conhecidas que quiseram ver os dois actores dividir o palco do Teatro Nacional D. Maria II. Nesta peça, que retrata os bastidores do teatro, Virgílio Castelo é Norman, o camareiro do director de uma companhia de teatro, o Sir, papel interpretado por Ruy de Carvalho. Durante duas horas, a dupla de actores e o restante elenco cativaram a atenção da plateia, que, no final, aplaudiu de pé os actores. Visivelmente feliz com o sucesso desta primeira noite, Virgílio partilhou as emoções de voltar a subir ao palco ao lado de um dos mais consagrados actores portugueses: "Fico muito contente por ver que o público gostou. Já tinha feito algumas personagens com estes maneirismos, mas nunca com esta densidade psicológica. Mas neste papel não preciso de representar o que o Norman gosta do Sir, porque isso é mesmo verdade. É um orgulho partilhar o palco com o Ruy."

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ruy de Carvalho regressa hoje ao Teatro Nacional D. Maria II

Há oito anos, Ruy de Carvalho foi despedido do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Hoje, aos 82 anos, regressa a este mesmo espaço interpretando um velho actor decadente, em "O Camareiro". A peça, de Ronald Harwood, com encenação de João Mota, abre, a partir das 21h30, a temporada do TNDMII. É uma das grandes apostas do actual director artístico do teatro, Diogo Infante. Neste espectáculo, Ruy de Carvalho é Sir Donald Wolfit, considerado um dos maiores actores shakespearianos, que luta para conseguir manter a sanidade enquanto completa a 227ª representação da peça "O Rei Lear". Norman (o actor Virgílio Castelo) é o seu devotado camareiro, que, além de o vestir e assistir em todas as situações, ainda tem de suportar a ira do patrão e convencê-lo a representar uma vez mais. Esta co produção do Teatro Nacional D. Maria II e do Teatro da Comuna é um olhar sobre os bastidores do teatro e as relações humanas em palco, magistralmente condensada numa das frases do Sir, a personagem desempenhada por Ruy de Carvalho. Baseada na vida de Sir Donald Wolfit, a história remonta a 1942 e às andanças de uma companhia de teatro em plena II Guerra Mundial. A peça, recorde-se, foi adaptada ao cinema em 1983, com o título "O Amigo" e com realização de Peter Yates. Os papéis principais foram, então, entregues a Albert Finney e Tom Courtney. O argumentista foi o mesmo Ron Howard que, posteriormente, assinaria também o argumento de "O Pianista". Homenageado na edição deste ano do Festival Internacional de Teatro de Almada, Ruy de Carvalho, cuja longa carreira lhe valeu vários prémios e distinções, cumpriu em 1998 um sonho antigo, subindo ao palco pela mão do encenador Richard Cotrell como "Rei Lear", peça integrada nas comemorações dos 150 anos do Teatro Nacional D. Maria II e dos 50 anos da sua carreira de actor. A peça ficará em cena até 25 de Outubro e pode ser vista, de quarta-feira a sábado, às 21h30 e, ao domingo, às 16 horas. Os bilhetes custam entre 7,5 e 16 euros.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Virgílio Castelo e Ruy de Carvalho juntos no teatro

A dupla de actores de renome sobe ao palco em "O Camareiro" ("The Dresser"), de Ronald Harwood, no Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de João Mota. Amigos de longa data, Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo, transportam para o palco do Teatro Nacional D. Maria II o respeito e a amizade que sentem um pelo o outro há vários anos. Em "O Camareiro" o grande senhor da televisão, que actualmente veste a pele de Carlos na novela "Sentimentos" (TVI), é Sir, um actor em decadência que luta para conseguir manter a sua própria sanidade e completar a sua 227ª representação do Rei Lear, de William Shakespeare. Para ajudar Sir (Ruy de Carvalho) está o seu devoto camareiro, Norman (Virgílio Castelo), que tudo fará para conseguir ultrapassar as rasteiras da memória de um velho actor sem forças e já no fim da carreira, em 1942, durante a II Guerra Mundial. Ruy de Carvalho já perdeu a conta às tantas personagens a quem já deu vida mas nós guardamos na memória o melhor do actor que ficará para sempre nos nossos corações. E se aos 82 anos o artista continua a dar que falar é graças ao seu espírito jovem e à paixão que sente pelos palcos, sejam eles quais forem. É com Teatro dentro do Teatro que "O Camareiro" presta uma homenagem a todos aqueles que fazem deste meio a sua profissão. Mas não podemos deixar de considerar também que o papel de Sir enaltece a grande carreira de Ruy Carvalho que ao lado de Virgílio Castelo, vai voltar a conquistar o público a partir do dia 10 de Setembro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ruy de Carvalho de regresso ao teatro em Setembro

O actor Ruy de Carvalho, de 82 anos, regressa em Setembro ao palco do Teatro Nacional D. Maria II, como protagonista da peça "O Camareiro", de Ronald Harwood, com encenação de João Mota. Homenageado na edição deste ano do Festival Internacional de Teatro de Almada, Ruy de Carvalho, cuja longa carreira lhe valeu vários prémios e distinções, cumpriu em 1998 um sonho antigo, subindo ao palco pela mão do encenador Richard Cotrell como "Rei Lear", peça integrada nas comemorações dos 150 anos do Teatro Nacional D. Maria II e dos 50 anos da sua carreira de actor. Agora, vestirá, a partir de 10 de Setembro, a pele de Norman, o devotado camareiro de Sir Donald Wolfit, considerado um dos maiores actores shakespearianos, que luta para conseguir manter a sanidade enquanto completa a representação da peça "O Rei Lear", em 1942, durante a II Guerra Mundial. Baseando-se na vida de Sir Donald Wolfit e nas aventuras de uma companhia de teatro itinerante em cenário de guerra, Ronald Harwood, o galardoado dramaturgo e argumentista de "O Pianista", escreveu "O Camareiro (The Dresser)", um retrato simultaneamente cómico e emotivo da vida nos bastidores de um teatro. Ruy de Carvalho será "O Camareiro" até 25 de Outubro, no Teatro D. Maria II, de quarta-feira a sábado às 21h30 e, domingo, às 16h00.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ruy de Carvalho de regresso ao teatro

Dia 10 de Setembro, Ruy de Carvalho regressa ao palco do Teatro D. Maria II, com a peça "O Camareiro", que será exibida na Sala Garrett. O veterano, que fará de um louco que só quer ver a sua peça exibida, estará acompanhado no palco por José Neves e Virgílio Castelo, entre outros.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Eunice Munoz e Ruy de Carvalho recebem Honoris Causa

Os actores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho serão distinguidos na Universidade de Évora com o grau Doutor Honoris Causa, no próximo dia 3 de Julho. O seu contributo na promoção da cultura, através da divulgação junto do público de grandes autores nacionais e estrangeiros e a sua competência profissional, aliada à disponibilidade para partilharem com as novas gerações de actores a sua experiência e o seu saber foram alguns dos motivos que levaram a academia eborense a homenagear aqueles que considera serem também grandes professores de teatro.