Mostrar mensagens com a etiqueta Sedução. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sedução. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de janeiro de 2011

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Actores defendem "Sedução"

As duas actrizes, que na estória de Rui Vilhena desempenham papéis antagónicos, defenderam a nova produção da TVI e garantiram que em tempo de contratações estão de pedra e cal na estação de Queluz de Baixo. "Tenho um contrato estável com a TVI e não quero falar de outras contratações", disse Maria João Luís aos jornalistas antes de iniciar uma gravação na Avenida Sidónio Pais, em Lisboa, junto ao salão Alice, de que a sua personagem é proprietária. Por seu lado, Fernanda Serrano, garantiu que o seu já longo contrato com a Plural se irá manter, transitando para a TVI, apesar das "inúmeras propostas" para outras estações. "Nada que seja novidade e que não seja previsível", declarou aos jornalistas, rematando que "enquanto as pessoas se sentem bem não existe razão para mudar". Sobre a onda de novas contratações de actores, disse tratar-se de algo que "faz parte de um ciclo natural que era previsível que acontecesse". A actriz comentou ainda o nível das audiências, sublinhando: "não dou muita importância". Segundo Fernanda Serrano, as gravações de "Sedução", o seu primeiro trabalho após se ter curado de um cancro, "fazem-nos sentir que estamos a realizar um bom trabalho e sobretudo que nos estejamos a divertir muito". De igual modo, Pedro Granger (Tiago) vinca a forma divertida como têm decorrido as gravações e destaca que as personagens "têm densidades dramáticas menos carregadas" (tradicionalmente as preferidas por Rui Vilhena). O que o leva a dizer: "posso estar muito cansado, mas acabo por me divertir imenso". No mesmo registo fala Frederico Barata (Alex), que depois da sua gravação contou aos jornalistas como a sua personagem "é a de um jovem sempre metido em alhadas". O actor, de 24 anos, destaca que o trabalho "tem sido muito calmo" e "muito divertido", ao mesmo tempo.
Fonte: JN

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mafalda Luís de Castro brilha na SIC e TVI

Quando surgiu pela primeira vez na televisão, na pele de Margarida, em "Olhos de Água", Mafalda Luís de Castro era uma criança. A personagem trouxe-lhe um mediatismo inesperado, com o qual nem sempre soube lidar. "Recordo que a minha mãe ralhava comigo, quando, às vezes, mostrava má cara", lembra. Uma década depois, e após vários trabalhos e um curso de Teatro, Isabel, a protagonista da série "Lua Vermelha" devolveu-lhe o estrelato - os irmãos mais novos estão sempre a pedir-lhe autógrafos para os colegas - e o público agradece.
Fonte: Lux

sábado, 13 de novembro de 2010

Sofia Alves participa em "Sedução"

Corre na imprensa o rumor de que será a protagonista da substituta de "Espírito Indomável", no entanto, o regresso da actriz à televisão será na nova trama de Rui Vilhena. Segundo as edições desta semana de revistas, Sofia Alves vai ser uma das próximas convidadas da personagem de João Perry, José Carlos Faria, no seu programa. Apesar de tudo, esta será apenas uma curta participação, servindo também para os telespectadores matarem saudades da loira. O episódio será emitido dentro em breve.
Fonte: TV Universo

Mudança de horário de "Sedução" causa polémica

Estreou com honras de primeiro horário, logo a seguir ao diário de "Secret Story", mas os fracos resultados empurraram rapidamente a novela "Sedução" para as 23h00. Facto que causou desagrado por parte do elenco e da produção da novela. Nos estúdios, a indignação foi visível por parte dos actores logo na segunda-feira, 1 de Novembro, dia em que "Sedução" foi empurrada para mais tarde. São José Correia é uma das vozes do descontentamento: "Não podemos negar que é injusto. Ao fim de cinco dias despromoveram-nos… Mas já estou habituada. Nunca entrei num projecto que depois não fosse passado para outro horário. Só que desta vez nem esperaram", afirmou num discurso inflamado a actriz que dá vida a Flor. Rui Vilhena, o autor da novela estreada a 25 de Outubro, garante não saber as razões que levaram a esta troca de horário e confidencia mesmo que só se apercebeu do facto quando os actores lhe começaram a ligar e a pedir explicações: "Foram dois dias a ligarem-me, para saberem se eu sabia o que se passava, mas eu não sei. Talvez tenha sido temporário…" Por parte da TVI, a justificação dada deve-se à "linguagem da novela" que, segundo Brigitte Loureiro, é substancialmente diferente do habitual, não havendo assim nenhuma relação com os resultados audimétricos: "É uma novela forte e com cenas que mais parecem de uma série. É uma linguagem diferente. Por isso, esta mudança de horário para as 23h00", acrescentando, "este foi sempre o horário pensado para "Sedução". Mas a verdade, é que São José Correia garante que o prometido por parte da TVI era a transmissão da novela em horário nobre, a seguir ao diário da "Casa dos Segredos" e durante, pelo menos, cinco meses.
Fonte: TV Universo

Rui Vilhena insatisfeito na TVI

Rui Vilhena, 49 anos, autor de "Sedução", está insatisfeito com a TVI, estação para a qual já assinou sucessos como "Ninguém Como Tu", "Tempo de Viver" e "Olhos nos Olhos". O DN sabe que o guionista está descontente com a forma como a estação tem tratado a sua mais recente novela, que se estreou a 25 de Outubro às 21h30. Uma semana depois, porém, a história protagonizada por Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá passou para as 23h00, perdendo cerca de 300 mil espectadores. Fonte conhecedora do processo garantiu ao nosso jornal que Rui Vilhena já fez saber junto dos responsáveis da TVI o seu descontentamento. O guionista preferiu, no entanto, não fazer qualquer tipo de comentários. Perante a insistência e a pergunta se está de acordo com o horário mais tardio em que é exibida a sua novela, Vilhena foi mais claro: "Trabalho para a TVI, portanto, não me parece que faça sentido fazer declarações sobre estados de alma na imprensa", afirmou. Segundo o nosso jornal apurou, há cerca de duas semanas, Rui Vilhena ter-se-á reunido com o director de Programas da TVI, André Cerqueira, bem como outros responsáveis do canal e da Plural, a produtora de ficção da Media Capital. Uma reunião em que, como disse uma fonte ao nosso jornal, Rui Vilhena terá acusado os responsáveis da TVI de "terem matado" "Sedução" com a mudança de horário e terá feito sentir o seu estado de espírito. "Ele não está feliz na TVI", corrobora um actor próximo de Vilhena. "Não só o que fizeram com a novela foi um profundo desrespeito pelo seu trabalho como pelos próprios espectadores", sintetiza. Apesar de ter sido apresentada como uma "bomba", a novela "Sedução", que marca o regresso de Fernanda Serrano ao activo, não conseguiu ainda valores à altura de outras obras de ficção da estação. No entanto, lembra a mesma fonte, "a novela liderou sempre quando esteve às 21h45". Desde que passou para as 23h00, tem a concorrência mais forte de "Laços de Sangue", da SIC. Rui Vilhena já terá confessado junto dos seus amigos mais próximos a vontade de mudar de ares e de aceitar novos desafios. Vilhena é amigo de Gabriela Sobral, a antiga braço direito de José Eduardo Moniz na TVI e que há dois meses saiu desta estação para aceitar o cargo de directora de Produção da SIC. "Sou amiga do Rui, acho que ele é um excelente autor, mas a questão não se coloca agora, porque ele está a escrever uma novela para a TVI", afirmou Gabriela Sobral, reconhecendo que "a SIC está a mexer e está atenta". Confrontado com este cenário, o director de Programas da TVI preferiu o silêncio. "Não tenho nada a dizer sobre isso", disse André Cerqueira.
Fonte: DN

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Joaquim Horta fala de "Sedução"

Joaquim Horta é Rui Paredes em "Sedução". Um homem despreocupado, sem grandes ambições na vida que tem uma loja de discos e vê o seu negócio cair em catadupa por causa da pirataria e dos downloads ilegais. A família poderia ser o seu maior conforto...mas não é. A mulher Ester (Maria João Bastos), uma escritora exuberante de sucesso, não lhe reconhece qualquer mérito. E o pior ainda está para vir.
Fonte: Sapo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A primeira semana de "Sedução"

"Sedução" é a mais recente aposta da TVI na ficção nacional. A protagonista desta novela é Fernanda Serrano e assume o papel de vilã. Fernanda Serrano é Júlia, uma advogada, mãe e viúva que tem em Alice (Maria João Luís) um obstáculo para atingir o que quer. Estas duas personagens escondem um segredo que faz com que se odeiem. "Sedução" estreou na segunda-feira, 25 de Outubro, com 14.4% de audiência média e 36.5% de share, o melhor registo da semana. Na primeira semana, os cinco episódios emitidos alcançaram 13.5% de audiência média e 35.1% de share. Contactaram com a novela, nos cinco episódios, 5.112.200 indivíduos, o que equivale a 54% da população residente em Portugal Continental com mais de 4 anos.
Fonte: Mediamonitor

Paula Neves fala sobre personagem de "Sedução"

Novamente a trabalhar com Rui Vilhena, depois do sucesso de "Olhos nos Olhos", a actriz mostra-se mais empolgada do que nunca: "Laura é uma sobrevivente, é uma mulher que teve grandes problemas com a família quando estava a crescer e teve de ser independente muito cedo. Ela quer ser realizadora e vai à luta sozinha. É uma lutadora que tem armadura para as adversidades; talvez seja ligeiramente agressiva, mas esconde uma dor muito forte. Fora isso, é muito centrada e os amigos gostam imenso dela, porque vai sempre direita ao assunto", começa por dizer Paula Neves. Apesar de ser uma grande lutadora, Laura Faria é uma mulher cheia de mistérios, entre os quais se destacam as suas relações amorosas: "Os amores da Laura são muito complicados porque a sua sexualidade é duvidosa. Ela não sabe bem o que quer, deixa na dúvida, e isso é uma das coisas que mais gosto nela. A Laura não se apaixona facilmente, é uma mulher fechada, que já sofreu, e é difícil para ela dar confiança, mas vai acabar por dar", frisou a actriz, dando a entender que a sua personagem se vai envolver com uma mulher. A terminar, Paula Neves não deixou de elogiar Rui Vilhena: "O Rui é espantoso a escrever para mulheres. Adoro as personagens que ele escreve, são bombons para os actores. Esta novela é maravilhosa e estou ansiosa por receber a reacção do público".
Fonte: TV Universo

Mafalda Luís de Castro e o regresso à TVI

Depois de brilhar como protagonista de "Lua Vermelha", na SIC, a jovem actriz está agora de regresso ao canal que a viu nascer. Com uma personagem mais secundária em "Sedução", Mafalda Luís de Castro não ficou chateada com a queda de estatuto: "Para mim foi muito bom isso acontecer. O facto de ser protagonista, muitas vezes, acaba também por nos gastar a imagem. E quando estava a fazer a "Lua Vermelha" andava muito cansada", começa por dizer. E o que dizer do regresso a Queluz de Baixo? "Tinha terminado as gravações da "Lua Vermelha" e fizeram-me esse convite. O principal problema foi tentar conciliar as gravações de "Sedução" com a peça que estou a fazer no Teatro Aberto", começa por dizer, acrescentando ainda: "Fui muito bem recebida por toda a gente, não tenho nada a dizer". A terminar, a jovem actriz falou sobre a sua Inês: "É das personagens mais queridas que já fiz. Tem 23 anos e vem do Algarve para Lisboa à procura de concretizar o seu sonho, que é ser cabeleireira. Ao inicio não é muito bem sucedida porque é um bocadinho desastrada. Ela é muito engraçada, generosa e boa pessoa".
Fonte: TV Universo

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pedro Granger e a personagem em "Sedução"

Numa altura em que a sua vida profissional está ao rubro, uma vez que é actor e apresentador ao mesmo tempo, Pedro Granger falou sobre esta nova fase. "Às vezes sinto-me um bocadinho mais cansado, mas lá vou conseguindo fazer tudo. Durmo cinco horas por noite e só aos sábados é que consigo um pouco mais", começa por dizer, acrescentando em seguida: "Adoro trabalhar com a Júlia e com a Leonor. Está a ser muito divertido. As pessoas na rua metem-se comigo e pedem-me para revelar os segredos, mas eu não conto nada". E o que tem o intérprete a dizer sobre o Tiago Soares de "Sedução"? "Sou um sacaninha muito fixe, que vai infernizar a vida de todo o elenco. Eu e a Fernanda Serrano vamos dar cabo da cabeça de toda a gente. Acho que as pessoas vão odiar-me lá em casa", confessou. A terminar, Pedro Granger não se esqueceu de elogiar esta nova produção: "A novela do Rui vai mostrar o que se passa nos meandros da televisão e das produtoras televisivas e tem um elenco muito bom".
Fonte: TV Universo

domingo, 31 de outubro de 2010

Nuno Homem de Sá e a personagem de "Sedução"

Depois de brilhar como o pai da protagonista de "Morangos com Açúcar", o actor está de regresso ao horário nobre da estação de Queluz de Baixo. É em entrevista à edição desta semana duma revista que o actor fala sobre a sua personagem: "O Belmiro não é um mauzão. Pode ser cretino, dissimulado e fazer algumas coisas más, mas isso não faz dele um vilão. Deixa-se manipular, é maleável, oportunista, um pouco cobardolas e nem gosta muito de trabalhar. Está a ser divertido, embora mais complexo que outros que fiz", começa por dizer Nuno Homem de Sá. A terminar, o actor explicou que, desde que deu vida ao histórico António de "Ninguém Como Tu" ficou "cinco anos a fazer vilões. Depois voltei aos romântico idiotóticos em "Flor do Mar" e agora tenho um misto, um cinzentinho e estes papéis são muito interessantes", explicou.
Fonte: TV Universo

Paulo Rocha e a personagem de "Sedução"

Na novela "Sedução", da TVI, Paulo Rocha veste a pele de Danilo, um excêntrico cabeleireiro que se faz passar por gay para conquistar os corações das mulheres mais solitárias. A estratégia é simples e pelos vistos resulta! O actor conta como se preparou para o papel mais divertido da sua vida: "Estive 15 dias num cabeleireiro em Lisboa a aprender alguma coisa sobre esta profissão. Exigiu mais treino do que estava à espera porque ter aquela destreza de mãos com as tesouras e afins, foi complicado para mim. O cabeleireiro estava aberto a clientes. Lavei cabeças e aterrorizei algumas pessoas quando dizia que era eu que ia cortar o cabelo. Quase que fugiam!" Há cerca de dois meses o galã deixou a SIC e aceitou o convite de André Cerqueira, director de Programas da TVI, para integrar o elenco de "Sedução". Despiu a personagem de Vasco, o mecânico sedutor que em "Perfeito Coração" arrebatava corações, e assumiu com distinção os tiques que o novo papel lhe exige. "O Vasco era muito óbvio: era só tronco nu e encostar", diz o actor, divertido. "O Danilo tem um esquema muito específico para levar água ao seu moinho. Faz-se passar por gay para as mulheres baixarem a guarda e vai tendo alguma sorte. Quem é o marido que vai desconfiar de um cabeleireiro cheio de trejeitos?", pergunta Paulo Rocha. Na trama de Rui Vilhena, Danilo quer conquistar Ester, personagem interpretada por Maria João Bastos. De inicio a escritora não percebe as intenções deste cabeleireiro e mais tarde acaba por cair nos seus braços. "Não há preconceito mas as pessoas têm uma ideia estereotipada que todos os cabeleireiros são gays. O que acontece é que os salões são frequentados maioritariamente por senhoras e ali estes homens têm que ser mais delicados e sensíveis", explica Paulo Rocha. "Curiosamente, no cabeleireiro onde trabalhei, existiam três cabeleireiros homens que não eram gays. E ao vê-los trabalhar até podia ficar com essa sensação", adianta. Apesar de ser um sedutor nato nos papéis que tem vindo a interpretar, Paulo Rocha confessa que na vida real já não é bem assim. Os amigos lá lhe vão dando umas dicas mas nem sempre elas ficam pelo beicinho. "Sou um trambolho e não tenho jeito nenhum para seduzir. Não sou muito de jogos e esquemas. O meu romantismo é muito primário e se eu não aparecesse na televisão iam ver como seria a minha vida!", brinca Paulo Rocha.
Fonte: Sapo Fama

Gravações de "Sedução" com Maria João Bastos

A nova novela da TVI estreou apenas há uma uma semana, mas o grande público já não consegue desviar as atenções da trama de Rui Vilhena. "Sedução" é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas. A história gira em torno de um programa de televisão e dos profissionais que dele fazem parte. José Carlos Faria, personagem de João Perry, é a estrela do momento mas os holofotes vão mudar de direcção assim que Ester (Maria João Bastos) entrar em campo. "Ela é escritora e no futuro vai ser apresentadora de televisão", revela Maria João Bastos, que vai instalar o caos na Vídeo 5, a produtora que realiza o programa. "Para preparar esta personagem falei com vários escritores portugueses. Não é uma imitação, nem pretendo retratar ninguém. Fiz a minha pesquisa, tirei as minhas referências e construí a minha personagem", adianta a actriz sobre o trabalho que desenvolveu junto de Miguel Sousa Tavares e Margarida Rebelo Pinto. Ester é uma mulher extravagante que no processo de escrita vive na solidão. É egocêntrica na maneira de viver e isso reflecte-se na forma como lida com a família. O mundo desaba quando ela perde o filho que teve com Rui (Joaquim Horta). Mais do que nunca, a escritora precisa do apoio das duas melhores amigas, Carmo (Sofia Grillo) e Flor (São José Correia), mas acaba por afogar as suas mágoas num amor que vai surgir quase por acidente. "A morte do filho vai mudar a vida da personagem", conta-nos Maria João Bastos. "A Ester vai acabar por não resistir aos encantos de Danilo e vamos ver no que isso vai dar", revela a actriz. Ora Danilo, papel interpretado por Paulo Rocha, é um cabeleireiro que se faz passar por gay para conquistar os corações femininos mais solitários. "Ele vai tendo alguma sorte, até porque quem é o marido que vai desconfiar de um cabeleireiro cheio de trejeitos?", diz Paulo Rocha, divertido.
Fonte: Sapo

Autores revelam truques para prolongar as novelas

Todas as tramas da TVI são pensadas e escritas para encaixarem em 120 episódios, mas há mais de dez anos que acabam por nunca caber nesta medida. Umas novelas crescem mais, outras menos, mas todos os autores e actores sabem que vão ter de fazer um esforço extra para que o final chegue e que seja feliz. "Todas começam com 120 episódios, passando depois aos 160, consoante as encomendas", explica o director de Programas, André Cerqueira. "Espírito Indomável", a história da noite que conta com Diogo Amaral e Vera Kolodzig nos principais papéis, acabou de ser brindada com um aumento de 40 capítulos e a autora, Sandra Santos, já sabe como vai fazer este milagre da multiplicação dos enredos, sem, de preferência, perder audiências e alterar o fim da história que estava inicialmente pensado. "Estamos habituados a tornar as histórias ainda maiores, e quando isso acontece ficamos contentes porque quer dizer que os resultados justificam", explica. O truque reside, precisamente, em apostar nos actores que têm menos destaque na trama. De acordo com esta argumentista, que acabou de ganhar mais mês e meio de trabalho intenso, há "sorte" neste processo porque "há sempre muitas personagens e, com elas, muito material". Sandra Santos recusa a palavra "alongamento" porque isso "implica que a história pare". E o enredo tem de continuar a manter aceso o interesse do auditório. No entanto, qualquer alteração à história, decorrente de uma encomenda que pode ir dos 20 aos 60 episódios, e às vezes até aos 100, está sujeita ao olhar criterioso da Direcção de Programas do canal. "Fazemos um acompanhamento da história, há um departamento de controlo de qualidade quer na TVI, quer na Plural [produtora] para isso", explica André Cerqueira. Jura até que nenhum pedido apanha de surpresa os argumentistas. "Eles já estão preparados para as variações, sabem que as novelas são histórias abertas", avisa. Até hoje, a novela que mais cresceu teve direito a estar dois anos no ar. "Anjo Selvagem", com Paula Neves e José Carlos Pereira, contou 410 capítulos, ou seja, quase quadruplicou o tamanho original. Rui Vilhena, autor que acabou de estrear a novela "Sedução", que marca o regresso de Fernanda Serrano ao ecrã, tem sempre uma "carta na manga", seja ou não um prolongamento para a sua história. "Quando estamos a escrever a sinopse, numa fase inicial, já estamos a pensar o que poderemos ter", explica o argumentista, que enumera exemplos: "Escolho um personagem e crio novas ligações, que mexem com todo o elenco e acabam por o desestruturar. Em "Ninguém Como Tu", era o verdadeiro pai de um filho adoptivo. Em "Tempo de Viver", era uma nova revelação que tinha que ver com os protagonistas. Para esta nova novela também já tenho uma ideia, mas não vou revelar", afirma, garantindo que o fim da história é a única grande certeza definida à partida. Mas há outros factores que ditam a mudança de argumentos nas novelas. A actriz Margarida Marinho ficou grávida, aos 45 anos, enquanto rodava "A Outra". Tozé Martinho conta como mudou o rumo da novela da TVI: "A gravidez era de risco e tive de encontrar uma solução radical. A personagem morreu e tive de voltar atrás na história para ir buscar outra personagem, criando uma reaparição", revela. "Muitas das vezes, a solução está em voltar atrás para relançar uma história que não foi desenvolvida", diz.
Fonte: DN

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Sedução" teve uma das piores estreias da TVI

O primeiro episódio da novela "Sedução", transmitido segunda-feira pela TVI, ficou em 19º lugar na lista das estreias das 23 novelas que a estação emitiu em horário nobre nos últimos cinco anos. A estreia da novela protagonizada por Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá registou 1,3 milhões de espectadores (14,4%) e foi o programa mais visto do dia, mas, de acordo com os dados da Marktest, obteve um dos mais fracos resultados dos últimos anos. A lista de estreias é liderada por "Deixa Que Te Leve", que arrancou a 11 de Maio de 2009, com quase 2,2 milhões de espectadores, seguida de "A Outra" (24 de Março de 2008), com cerca de dois milhões de portugueses. Em terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou "Ilha dos Amores", cujo primeiro episódio foi visto a 26 de Março de 2007 e que registou perto de 1,9 milhões de espectadores. Como curiosidade refira-se que "Espírito Indomável", que é agora a novela mais bem-sucedida da TVI, teve também uma estreia modesta, a 30 de Maio deste ano. Aliás, ainda mais modesta do que "Sedução", tendo sido o arranque com menos público desde "Tu e Eu", em 2006. De onde se prova que muito mais importante do que o primeiro episódio de uma história é a forma como a trama é capaz de se desenvolver e prender a atenção do espectador.
Fonte: DN

Maria João Bastos inspira-se em escritores famosos para "Sedução"

Maria João Bastos dá vida a Ester, uma escritora de sucesso com vários livros publicados, em "Sedução", a nova novela da TVI que se estreou na segunda feira. Para construir esta personagem, a actriz entrou em contacto com dois escritores campeões de vendas: Miguel Sousa Tavares e Margarida Rebelo Pinto. "Tive várias referências portuguesas. O Miguel foi um deles. Admiro-o imenso. Li o "Equador" e não só, gosto muito da forma como ele escreve", disse ontem a estrela da TVI numa pausa das gravações num hotel em Santa Iria da Azoia, arredores de Lisboa, local que serviu de cenário a um hotel fictício do Porto. Recorde-se que Maria João Bastos protagonizou a série de época "Equador", que passou na TVI, uma adaptação do livro com o mesmo nome da autoria de Miguel Sousa Tavares. Maria João Bastos garante que passou a olhar para o trabalho dos escritores de outra forma e que está a aprender muito com o novo desafio, que protagoniza ao lado de Fernanda Serrano, São José Correia e Sofia Grillo. "O trabalho dos escritores é muito de pesquisa da verdade, são pessoas muito egocêntricas, têm um trabalho muito solitário", sublinhou a actriz. Das conversas que manteve com Miguel Sousa Tavares e com Margarida Rebelo Pinto, Maria João retirou e interiorizou todo o processo de escrita que aqueles atravessam, que considera ser "um processo muito solitário". No caso da sua personagem, Ester, trata-se de uma mulher solitária, apesar de estar casada e de ter um filho. "Ela dedica muito da sua vida à profissão e acaba por não estar tanto tempo com o filho, por exemplo", revela. Esta semana foi noticiado pela revista TV Guia que Maria João Bastos estava de saída da TVI. Mas a actriz é peremptória, quando confrontada sobre se o seu contrato com a estação vai ou não ser renovado. "Isso é completamente falso! Estou a fazer uma novela, não é?", respondeu, sem querer alongar-se sobre o assunto.
Fonte: DN

Actores de "Sedução" com trabalhos paralelos

O ritmo de trabalho tem sido intenso para os actores de "Sedução", a nova novela da TVI, que estreou esta semana. Por estarem envolvidos em projectos paralelos de teatro ou televisão, alguns dos profissionais nem ao fim de semana descansam e só param para dormir (pouco). O tempo de caracterização é determinado pelas características da própria personagem. Por exemplo, nas gravações de "Meu Amor", em que interpretava o papel de Clara, Sofia Ribeiro demorava hora e meia a esticar o cabelo. "Era sempre a última a entrar para o décor", confessa a actriz. Em "Sedução", Sofia Ribeiro tem a vida facilitada. Rita, a stressada assistente de produção televisiva a que actriz dá corpo, veste-se e maquilha-se de forma simples, permitindo que a artista mantenha os seus caracóis naturais. "Acordo e estou quase pronta a gravar, é bom para mim", diz a actriz. Mas o ritmo de trabalho nas gravações da novela é duro e o horário ronda as 12 horas diárias, das 8 às 20 horas. Além disso, em ocasiões especiais, questões logísticas obrigam a que as filmagens decorram também ao fim de semana. Fernanda Serrano, que regressa à televisão, após dois anos e meio de afastamento, para protagonizar "Sedução", confessa que já não estava habituada a esta carga horária. "O mais difícil foi apanhar o ritmo, embora tivesse saudades", admite a actriz. "Praticamente não saio à rua. Ou estou em casa a dormir cinco horinhas ou estou a gravar", acrescenta Fernando Serrano. A Júlia de "Sedução" admite que os filhos estão a estranhar "porque a mãe agora não está tanto tempo em casa". "Quando saio de casa, eles ainda dormem mais duas ou três horas antes de irem para a escola", explica a actriz, que percorre duas vezes por dia os 50 quilómetros que separam Vialonga da Aroeira (Almada), onde vive com os filhos e o marido, Pedro Miguel Ramos. Fernanda Serrano aproveita o fim de semana para "desfrutar ao máximo" dos filhos. Uma sorte que Maria João Luís, a outra protagonista de "Sedução", não tem tido ultimamente. É que além da novela da TVI, a actriz interpreta a peça "Hedda" no Teatro São Luiz, em Lisboa, de quarta-feira a domingo. Nestes dias, acorda às seis da manhã, faz uma viagem de duas horas de Ponte de Sor, onde mora, até aos estúdios da Plural para trabalhar até às 18 horas. Pouco depois, ruma ao São Luiz, para o espectáculo, e não chega a casa antes da uma da manhã. No dia seguinte, a rotina repete-se. "Sou uma zombie!", brinca a actriz. O ritmo de Rita Salema não é muito diferente. Acorda às 6h30 e trabalha nas gravações de "Sedução" até às 18 horas, altura em que se dirige para o Teatro Villaret, onde interpreta a comédia musical "Encalhadas". "No final da semana, fico bastante cansada, mas estou a gostar imenso e quem corre por gosto não cansa", diz a actriz. Pedro Granger é outro dos actores mais atarefados de "Sedução". Além das gravações da novela escrita por Rui Vilhena, Granger apresenta "Casa dos Segredos", também na mesma estação. Ao todo, são 16 horas por dia a trabalhar, às quais se somam as galas de domingo. O actor promete, porém, desforrar-se em Janeiro, quando o concurso tiver terminado.
Fonte: JN

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"Sedução" estreia dia 25 de Outubro

Depois de se ter especulado que a nova trama de Rui Vilhena estrearia a 18 de Outubro, eis que parece que já está decidida a data da chegada de Fernanda Serrano ao ecrã: 25 do mesmo mês. Sendo esta a última semana de "Meu Amor" fica desde já percebido que agora não haverá quatro telenovelas no ar, até porque caso este cenário se confirmasse, os diários e os extras de "Secret Story" teriam algumas modificações em termos de horário. Com um elenco de luxo e uma história muito contemporânea, "Sedução" chega aos televisores dos portugueses na próxima segunda-feira.
Fonte: TV Universo

"Sedução": elenco feminino conduz enredo

Na nova história da estação de Queluz de Baixo, a sedução vai ser a linha condutora do mistério e da malha de intrigas que envolverá as personagens masculinas e femininas criadas por Rui Vilhena. No papel de Júlia, Fernanda Serrano, que regressa ao pequeno ecrã após uma longa ausência imposta por doença e uma gravidez, é uma mulher maquiavélica e calculista que vai usar a sedução para atingir os seus objectivos. "Adoro esta mulher pérfida! É inebriante. Manipuladora. Menos óbvia do que a vilã que já tinha interpretado [em "Tu e Eu", de Manuel Arouca, em 2007]". A personagem, conta a actriz, "é muito apaixonada. Profundamente apaixonada. Tudo o que fará vai ser para ficar com Belmiro, a pessoa que ama". "Vou defender a Júlia o melhor que puder", assegura Serrano, que não esconde a emoção e o entusiasmo com que regressou aos estúdios, às gravações e ao convívio com os colegas da representação. "O momento mais marcante aconteceu no dia em que gravei o genérico da novela com o Ricardo Inácio. Foi um momento único. Diferente para mim... Um momento que vou recordar durante muitos anos... Mas agora não quero falar nisso...", recorda, comovida. Já adaptada ao ritmo de trabalho, Fernanda Serrano confessa que o que mais estranhou neste regresso foi "a falta da capacidade de memorização". Mas esclarece: "Depressa tudo voltou a funcionar como antigamente". Com menos tempo para os três filhos, conta que complicado vai ser explicar ao mais velho, Santiago, com cinco anos e meio, algumas cenas de romance que vai protagonizar em "Sedução". "O Santiago já me perguntou: Mãe, por que é que estás a fazer aquilo com aquele senhor se o papá é que é o teu namorado?". Maria João Luís, outra actriz de "Sedução", quer "dar garra e alegria" à sua personagem, que no enredo está casada com Belmiro (Nuno Homem de Sá), o homem que Júlia, hoje viúva, sempre amou. "Inspirei-me na mulher portuguesa para compor a Alice, uma mulher que luta para criar os filhos, que abdica de sonhos em prol da família e que não hesita em levantar os braços quando a desgraça lhe bate à porta". Para a actriz, a personagem é uma verdadeira "padeira de Aljubarrota, uma mulher libertadora" que, garante, quer homenagear. "Quando em Portugal só se fala de crise, a Alice vai mostrar que há sempre uma saída e uma razão para continuar a sorrir", diz. Ao contrário de Júlia, a vilã, Alice vai seduzir pela sua capacidade de generosidade e compreensão. Na narrativa, uma chantagem vai obrigá-la a desaparecer temporariamente. É então que Júlia aproveita para seduzir Belmiro. Quando Alice reaparece para resgatar a sua anterior vida vai encontrar Belmiro e os filhos a viver felizes com Júlia e a sua fortuna. Mais tarde cruza-se com Mário, personagem interpretada por Fernando Luís, e é então que a dona de casa e cabeleireira começa a ser disputada pelos dois homens. "Gosto mais das personagens femininas. O universo das mulheres é mais conflituoso do que o masculino". A afirmação é de Rui Vilhena, o autor de "Sedução". E Paula Neves, uma das actrizes da nova aposta da ficção da TVI, não hesita em afirmar que "o Rui é espantoso a escrever para mulheres". Dalila Carmo, Maria João Bastos, São José Correia, Margarida Vila Nova e Bárbara Norton de Matos são outras das muitas mulheres que vão dar vida e colorido às 27 personagens "fortes e competitivas" criadas por Rui Vilhena para esta produção. "Tem mais piada escrever para mulheres. As minhas personagens femininas sempre foram muito fortes. E isto porque a novela é o espelho da vida real", diz o autor que, pela "primeira vez", desenhou "personagens fabulosas e todas muito equilibradas". Rui Vilhena aposta também numa vertente didáctica, com a criação de uma personagem hermafrodita, desempenhada pela actriz Leonor Biscaia. "Vou passar algumas informações sobre o assunto ao público. Esclarecer é um dos papéis das novelas", diz o autor. Um dos episódios de "Sedução", vai incluir um flash mob [encontro espontâneo] dedicado a Michael Jackson. A sua gravação, em plena avenida da Liberdade, no coração de Lisboa, obrigou a um corte temporário do trânsito. "Fiz questão de prestar homenagem a Michael Jackson", explica Rui Vilhena.
Fonte: CM