Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro em Casa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro em Casa. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Marta Leite Castro estreia-se no teatro

Dentro do projecto "Teatro em Casa" (criado e produzido pela Valentim de Carvalho Televisão em parceria com a RTP), Marta Leite e Castro estreou-se no teatro. Em "Um Noivado no Dafundo", a apresentadora e actriz vai ser uma noiva pouco convencional. A Adélia desta peça, que ainda não tem data de estreia prevista na RTP1, vai casar com a pessoa de quem os pais (Ana Padrão e Fernando Ferrão) sempre a tentaram desviar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

RTP1 aposta no teatro para o horário nobre

A primeira peça, transmitida na noite do dia 27 de Março na RTP1, foi "O Casamento da Condessa de Amieira", de Júlio Dinis. Produzida pela Valentim de Carvalho Televisão, a exibição foi vista, segundo dados da Marktest cedidos pela RTP, por cerca de 445 mil telespectadores, com uma audiência média de quatro por cento e um share de 14,1 por cento. O projecto "Teatro em Casa" começou a ser trabalhado há cerca de um ano, a mesma altura em que José Fragoso assumiu a direcção de programas do canal. A RTP1 exibe sexta-feira "A Farsa do Doutor Finório", a adaptação de uma peça de teatro medieval de autor desconhecido, a segunda de uma série que a Valentim de Carvalho Televisão está a produzir para a estação pública. Para este ano está programada a exibição de 12 peças de teatro produzidas para televisão, com uma cadência de uma por mês. A escolha de cada uma é determinada em conjunto pela RTP e pela produtora e tem por base os textos clássicos, portugueses e estrangeiros, e alguns contemporâneos, sendo todas interpretadas por actores portugueses. A segunda peça, "A Farsa do Doutor Finório", encenada por José Martins e com um cenário concebido por José Costa Reis, vai para o ar sexta-feira às 22h15 na RTP1.

terça-feira, 31 de março de 2009

O teatro está de volta à RTP1

A RTP1 exibiu no dia 27 de Março, sexta-feira, no âmbito do Dia Mundial do Teatro, a peça "O Casamento da Condessa de Ameira", que registou 4.7% de audiência média e 14.1% de share. Esta transmissão registou melhor afinidade junto da população com mais de 64 anos e dos indivíduos residentes no Litoral Centro e no Gande Porto, quando comparada a audiência média do alvo com a audiência do universo.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Teatro regressa à RTP1 com custos reduzidos

O Dia Mundial do Teatro, no próximo dia 27, marca o regresso das peças teatrais ao horário nobre da RTP1. O canal vai exibir dez obras produzidas para televisão. São textos pequenos, com 50 minutos de duração. Era um regresso aguardado e prometido por José Fragoso quando chegou à direcção de Programas da RTP1. O teatro televisionado volta a ter um lugar de destaque na estação pública, ainda que em emissões mensais, em horário nobre: às 22 horas de sexta-feira. Um projecto feito de forma austera e com economia de meios como convém aos tempos que correm. Segundo o responsável, a qualidade dos textos e dos actores será a componente essencial deste trabalho gravado em estúdio. Para a primeira série de emissões, integradas na rubrica a que se chamou "Teatro em Casa", foram escolhidas dez peças de um ou dois actos. Pequenos textos, com a duração habitual de um programa de televisão - 45 a 50 minutos - principalmente comédias, para reaproximar os espectadores do teatro televisionado. "O Casamento da Condessa", de Júlio Dinis, é a primeira peça a ir para o ar. Vítor Norte, Rita Loureiro, Bruno Martins, Paulo Matos, João Brás e Miguel Martins são os actores convidados para esta produção: uma comédia de engano realizada por Fernando Ávila.