"Depois do pedido de milhares de fãs e de um travesti de Espinho, foi lançado o DVD com a série do programa "Telerural". Assim explicam Quim Roscas (João Paulo Rodrigues) e Zeca Estacionâncio o porquê do lançamento do DVD, na terça feira, com os primeiros treze episódios da série de "Telerural", transmitidos pela RTP1. Numa altura em que a estação pública já está a exibir a segunda temporada desta comédia escrita pelos argumentistas Frederico Pombares e Henrique Cardoso Dias, altura para relembrar as primeiras notícias da peculiar aldeia Curral de Moinas, um mundo paralelo fonte das notícias mais incríveis. Mas o DVD não é apenas um repositório dos primeiros episódios. Sempre a pensar na boa disposição dos fãs, a dupla de humoristas fez questão de juntar algumas pérolas jornalísticas que nunca chegaram a ser emitidas.
Mostrar mensagens com a etiqueta Telerural. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Telerural. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Primeira série de "Telerural" em DVD
"Depois do pedido de milhares de fãs e de um travesti de Espinho, foi lançado o DVD com a série do programa "Telerural". Assim explicam Quim Roscas (João Paulo Rodrigues) e Zeca Estacionâncio o porquê do lançamento do DVD, na terça feira, com os primeiros treze episódios da série de "Telerural", transmitidos pela RTP1. Numa altura em que a estação pública já está a exibir a segunda temporada desta comédia escrita pelos argumentistas Frederico Pombares e Henrique Cardoso Dias, altura para relembrar as primeiras notícias da peculiar aldeia Curral de Moinas, um mundo paralelo fonte das notícias mais incríveis. Mas o DVD não é apenas um repositório dos primeiros episódios. Sempre a pensar na boa disposição dos fãs, a dupla de humoristas fez questão de juntar algumas pérolas jornalísticas que nunca chegaram a ser emitidas.terça-feira, 13 de outubro de 2009
"Telerural" regressa hoje à RTP1
Estreia-se hoje às 22h27 na RTP1 a nova temporada do programa de humor "Telerural", que tem o formato de noticiário fictício apresentado pelas personagens Quim Roscas (João Paulo Rodrigues) e Zeca Estacionâncio (Pedro Alves), que dão as notícias em torno da aldeia Curral de Moinas. Esta quarta temporada vai contar com várias surpresas, desde novos cenários até novas rubricas. O programa é exibido sempre às terças-feiras no horário nobre da RTP1, repetindo aos domingos à tarde. Já na próxima segunda-feira, dia 19, será editado o DVD da primeira temporada de "Telerural". Esta edição vai conter não só os 13 episódios da série como alguns extras. Esta série é da autoria de Sérgio Pombares e Henrique Dias e é produzida pela Filbox Produções. Paralelamente à exibição na televisão, esta série mantém ainda um blogue - www.curraldemoinas.blogspot.com - onde se podem ver excertos do programa e são ainda dadas várias notícias relativas à série.sexta-feira, 25 de setembro de 2009
"Telerural" alvo de queixas no Provedor
O Provedor do Telespectador da RTP, Paquete de Oliveira, resolveu dar voz às muitas mensagens que os portugueses fazem chegar ao gabinete e que versam o humor que a dupla Quim e Zé apresentam em horário nobre da RTP1. O programa "Telerural" volta a estar no centro das atenções, por causa das críticas ao tipo de humor protagonizado por Quim Roscas e Zé Estacionâncio, interpretados, respectivamente, pelos actores João Paulo Rodrigues e Pedro Alves. Amanhã, antes do "Telejornal", na RTP1, o programa "A Voz do Cidadão" vai "reflectir, mais uma vez, sobre os possíveis limites do género humorístico e em que medida o "Telerural" excede esses limites". Paquete de Oliveira diz que vai voltar ao tema por causa das muitas queixas recebidas. Há muitos "protestos de telespectadores que se escandalizam até com o facto de o provedor se calar e não aludir às reclamações recebidas". Só nos últimos tempos, recebeu cerca de 117 mensagens, o que justifica, a seu ver, um programa especial sobre o "Telerural". As queixas incidem sobretudo na linguagem utilizada, vista como "boçal" e "ofensiva". O programa que amanhã será exibido já foi gravado há duas semanas. Nele foram ouvidos, além de telespectadores, o crítico Eduardo Cintra Torres e o autor dos textos do "Telerural", Frederico Pombares. Esta foi a segunda vez que o guionista esteve presente no "A Voz do Cidadão", mas "as perguntas são iguais", diz o guionista.terça-feira, 1 de setembro de 2009
Quarta temporada de "Telerural"
Quim Roscas e Zeca Estacionâncio regressam ao trabalho. Ou melhor, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves iniciaram ontem, segunda-feira, as gravações da nova temporada de "Telerural", que trará surpresas à antena da estação pública. Como Curral de Moinas é uma aldeia, ainda que fictícia, deveras profícua em notícias, a dupla de actores prepara já a próxima fornada de edições do telejornal mais peculiar do pequeno ecrã luso. Quem o adiantou foi João Paulo Rodrigues, mais conhecido por Quim Roscas. Satisfeito com o impacto positivo que o conteúdo tem vindo a granjear, João Paulo Rodrigues congratulou-se com o facto de "Telerural" já pertencer ao imaginário colectivo dos portugueses. Até há cerca de um ano atrás, ambos passavam despercebidos na rua. De súbito tudo mudou. Recorde-se que a parelha se inaugurou nas lides televisivas através de sketches no "123", então apresentado por Teresa Guilherme, integrando depois os programas de day-time da RTP1, alcançando, enfim, a consagração no horário nobre. Agora perderam o anonimato. Está também na calha o lançamento do DVD da primeira série do formato. sexta-feira, 17 de abril de 2009
Programas e actores da RTP nomeados em Monte Carlo
A estação pública conquistou nomeações em várias categorias no Festival de Televisão de Monte Carlo, que se realiza de 7 a 11 de Junho. "Telerural" e "Os Contemporâneos" estão no grupo das séries de comédia, e "Liberdade 21" na classe de drama. Quanto aos actores, os apurados para a fase final são António Capelo, Ivo Canelas ("Liberdade 21"), Bruno Nogueira, Nuno Lopes ("Os Contemporâneos"), João Paulo Rodrigues e Pedro Alves ("Telerural"). Para melhor actriz estão na lista Ana Nave, Rita Lello ("Liberdade 21") e Maria Rueff ("Os Contemporâneos").
Etiquetas:
Liberdade 21,
Os Contemporâneos,
Prémio,
RTP1,
Telerural
terça-feira, 24 de março de 2009
"Telerural" obteve máximo do ano
O "Telerural" de dia 17 de Março, terça-feira, registou a melhor audiência do ano, com 11.2% de audiência média e 26.7% de share de audiência. Desde que é emitido na RTP1, esta marca foi apenas superada por duas vezes: a 8 de Julho de 2008, quando o programa obteve 11.9% de audiência média e 32.3% de share de audiência, e no dia da estreia, a 3 de Junho de 2008, altura em que o programa registou 13.8% de audiência média e 32.5% de share de audiência. domingo, 14 de dezembro de 2008
Humor luso de boa saúde
O ansiado regresso dos Gato Fedorento à TV encerra este domingo um ciclo. Vai para o ar na SIC a última emissão da série "Zé Carlos". Mas o panorama do humor português tem evoluído e o quarteto não está isolado na missão de provocar o riso.A recente rentrée televisiva foi recheada de apostas humorísticas por parte dos vários canais em sinal aberto. Umas privilegiam um cunho mais popular, outras enveredam pela sátira política e ainda as há que versam por excelência o cómico de situação. O trunfo mais sonante nesta área terá sido, após uma ausência de cerca de um ano e com uma mudança de estação à mistura, o retorno à SIC dos gatos mais famosos do país.
A segunda temporada de "Os Contemporâneos" e a transformação de "Telerural" num formato autónomo, na RTP1, a adaptação de "VIP Manicure", vindo da rádio, ao pequeno ecrã em Carnaxide e a estreia de "Caia Quem Caia", na TVI, confirmam a confiança depositada na boa-disposição para angariar espectadores.
Grosso modo, as audiências mostram que as expectativas não saíram defraudadas. O humor parece ser uma boa resposta à crise.
Grosso modo, as audiências mostram que as expectativas não saíram defraudadas. O humor parece ser uma boa resposta à crise.
Ainda que os números falem por si, apura-se uma certa dissonância face à aclamação da crítica. Por exemplo, "Zé Carlos" não gerou consenso e consegue bons resultados (29,1% de quota de espectadores), enquanto que "Os Contemporâneos", sobremaneira aplaudidos, não ultrapassam os 14,2% de share. Por sua vez, "Caia Quem Caia" (33,1%) tem feito uma carreira francamente positiva, taco a taco com os Gato Fedorento", embora os formatos sejam exibidos em dias distintos.
Etiquetas:
Caia Quem Caia,
Gato Fedorento,
Os Contemporâneos,
RTP1,
SIC,
Telerural,
TVI
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Agora aos Sábados
O projecto de humor da RTP1 que nasceu a partir de sketches diários no programa matinal "Praça da Alegria" e que ganhou vida própria, com o nome "Telerural", ás terças-feiras, em horário nobre na estação pública, mudou novamente de horário. Quim Roscas e Zeca Estacionâncio passam a dar conta das notícias da aldeia Curral de Moinas aos sábados á noite, logo a seguir ao "Telejornal".Esta decisão deve-se ao facto de a dupla ter conquistado cerca de um milhão de espectadores em horário nobre. No lugar do programa de humor, ás terças-feiras, passa a ser transmitido o concurso "Sabe mais do que um miúdo de 10 anos?" apresentado por Jorge Gabriel.
Subscrever:
Mensagens (Atom)