terça-feira, 23 de dezembro de 2008

As passagens de ano das nossas estações

A estação de Queluz foi a primeira a anunciar Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha na condução do réveillon. Seguiu-se-lhe a SIC, cuja escolha recaiu nos Gato Fedorento. A RTP só esta segunda-feira fez saber que caberá a Catarina Furtado encerrar 2008.
O quarteto de humoristas mais famoso do país vai voltar a ter a seu cargo o programa que põe um ponto final ao ano que ainda decorre. Em 2007, os Gato fecharam um ciclo na RTP - não só o dos 12 meses em apreço, como o do vínculo que mantinham com a estação pública. Assim, dada a transição para a SIC, desta vez será em Carnaxide que culminarão o ano. O de 2008, claro.
No "Diz Que é Uma Espécie de Réveillon", no ano transacto, ainda no canal do Estado, José Diogo Quintela, Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e Tiago Dores recuaram no tempo, remontando a 1984. Ora, depois de voltarem atrás, nada como darem um salto para a frente, rumo a 2010. Justificação? Passar uma borracha na crise que 2009 compreenderá.
Intitulado "Gato Fedorento Deseja Um Bom 2010 a Você", no programa especial, transmitido em directo, pontuarão convidados musicais como Rui Veloso e Perfume, Anjos, ou os Balla.
A estação pública, não contando, pois, com o trunfo da arte de provocar o riso, decidiu recorrer a uma das suas caras mais emblemáticas para conduzir a noite de passagem de ano. Embora o formato a "A Minha Geração" tenha granjeado modestos resultados a nível de audiências, pelo que não terá continuidade para além da primeira fornada de edições, conta agora com a honra de ser o eleito da RTP para terminar 2008.
Um apelo à memória colectiva será feito por Catarina Furtado, através de exercícios de rememoração que convocam todas as décadas. Duetos improváveis, como entre Simone de Oliveira e José Jorge Duarte, ou entre Fernando Tordo e Raquel Tavares, serão o fio condutor do espectáculo.
Por sua vez, a TVI volta a apostar numa final de um programa para acabar o ano em grande. Aliás, esta opção tem colhido frutos. No ano passado, a derradeira emissão de "Cantando e Dançando Por Um Casamento de Sonho", que teve lugar no Campo Pequeno, com Júlia Pinheiro a assegurar a gala, foi o conteúdo mais visto de toda a oferta concebida especificamente para aquela noite. Curiosamente, Júlia será mais uma vez a apresentadora de serviço, ainda que acompanhada por Manuel Luís Goucha, para concluir o ano e o formato "Uma Canção Para Ti", que parece ter sido gizado para esse mesmo efeito.

Sem comentários: