sexta-feira, 6 de março de 2009

"Portugal Português" questiona poder local

Cerca de 12 anos volvidos, o rosto da jornalista Paula Magalhães volta ao pequeno ecrã. "Portugal Português" é o programa responsável pelo regresso. Estreia domingo, na TVI 24, e dará protagonismo à informação local num registo de debate.
Mas, afinal, em que consiste "Portugal Português"? Assenta num modelo de debate que pretende ouvir autarcas e municipes. O poder local estará ali em destaque, até porque para Paula Magalhães, este "consegue ser mais fascinante do que o central". Naquilo a que se pode apelidar de jornalismo de proximidade, os próprios munícipes terão voz activa, colocando problemas na rubrica "A Voz do Cidadão". Outro dos espaços do género, "Da Nossa Terra", contará histórias de vida fabulosas de gente anónima. A quem encontrar parecenças com o programa "Nós Por Cá" dirigido por Conceição Lino na SIC, Paula Magalhães responde: "Em televisão já está tudo inventado. Haverá semelhanças, tocar-se-ão em alguns pontos, como poderão igualmente chocar, tal como no caso do "Portugal em Directo" da RTP1", mostrando, todavia, a convicção de que "Portugal Português" conseguirá ir mais longe.
"Portugal Português", que irá para o ar, semanalmente, aos domingos, pelas 11h30, arrancará com a polémica em torno do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vincentina.

Sem comentários: