sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Maratona em directo para cobrir eleições legislativas

Os canais generalistas e os de notícias preparam megaoperação para próximo domingo. Tecnologia marca cobertura. RTP, SIC e TVI montaram uma enorme máquina para a cobertura das eleições legislativas, no próximo domingo. A estação pública promete uma grande operação mediática, repartida entre o maior estúdio da RTP e as várias sedes dos partidos. A grande aposta da noite eleitoral vai para soluções tecnológicas que permitem trabalhar as projecções, a evolução do escrutínio e os resultados apurados. As projecções da sondagem da Universidade Católica são analisadas pelo investigador Pedro Magalhães. Para esta megaoperação, a RTP destacou 150 profissionais, afirmou José Alberto Carvalho, director de Informação. A emissão da SIC também promete inovações. Para além dos duzentos profissionais destacados, foi instalada uma tecnologia que permitirá uma leitura geral e muito particular dos resultados. Em tempo real, vamos saber quem ganha e perde, quem é eleito e fica de fora, explicou o director de Informação, Alcides Vieira. Na TVI, a emissão conta com mais de 100 jornalistas, explica o director de Informação, Júlio Magalhães. Já a análise dos resultados e as reacções dos protagonistas serão de Miguel Sousa Tavares e Constança Cunha e Sá.
RTP1 e RTPN
Emissão arranca em simultâneo na RTP1 e RTPN, às 19h00.
José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos dirigem a emissão.
150 profissionais estão destacados.
A RTP1 vai estrear novas soluções tecnológicas que permitem ao pivô construir os gráficos em tempo real.
Os jornalistas da estação vão alimentar em tempo real um canal de Twitter (Eleições 2009) com informação enviada do terreno e um blogue da estação.
Vídeos em directo.
SIC e SIC NOTÍCIAS
Maratona a partir das 19h00: SIC e SIC Notícias - Rodrigo Guedes de Carvalho dirige a emissão. Bento Rodrigues divulga as projecções e os resultados oficiais ao longo da noite. Clara de Sousa fica no espaço reservado aos cinco maiores partidos. Ana Lourenço modera comentadores.
Alberto Martins (PS), Paulo Rangel (PSD), Ruben de Carvalho (PCP), Nuno Melo (CDS-PP) e Miguel Portas (BE) representam os partidos.
Pedro Mourinho analisa os resultados com os jornalistas Ricardo Costa e António José Teixeira e o responsável da Eurosondagem Rui Oliveira e Costa.
TVI e TVI 24
Emissão arranca às 20h00 na TVI e às 19h00 no TVI 24
Pedro Pinto e Lurdes Baeta são os pivôs de serviço na noite das eleições legislativas.
Na redacção e no exterior, a TVI vai mobilizar uma equipa de mais de 100 jornalistas.
Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares vão analisar os resultados e as reacções dos diversos protagonistas.
Henrique Garcia modera "Roda Livre", um painel de análise aos resultados, com Rui Ramos, Manuel Villaverde Cabral e Pedro Adão Silva.

Sem comentários: