sábado, 23 de janeiro de 2010

Figuras da TV usam fama nos negócios

Fazem carreira no pequeno ecrã, mas para concretizar sonhos e paixões lançam-se no mundo dos negócios. Da restauração à educação, passando pelas boutiques e empresas que realizam sonhos, há de tudo um pouco. É na Malveira que Cristina Ferreira, a apresentadora de "Você na TV", na TVI, gere o seu próprio negócio, uma boutique de roupa, feminina e masculina, feita à sua imagem. E é na Casiraghi Forever, entre roupa, cintos, carteiras e chapéus, e o atendimento personalizado aos clientes, que Cristina Ferreira passa as tardes, depois de deixar a TVI. É assim há dois anos. "Esta área sempre me interessou. Estive ligada a uma loja antes de fazer TV e o bichinho ficou. Como apresentadora da TVI preciso de roupa todas as manhãs. Na minha boutique encontro tudo o que quero sem precisar de andar a perder tempo nas lojas", explica a apresentadora de 32 anos. A loja, à entrada da Malveira, não precisa de promoção. A presença, de segunda a sexta-feira, da apresentadora de "Você na TV", na TVI, faz milagres. A loja tem duas funcionárias. Uma para o atendimento, outra no ateliê de costura porque, na Casiraghi Forever, faz-se também roupa por medida. Quem sempre desejou ter o seu negócio é a actriz e ex-manequim Inês Castel Branco: "E só fazia sentido que tivesse a ver com crianças. Em conversa com a Mariana Perestrelo, amiga e sócia, falámos em abrir uma empresa de organização de festas para crianças. Ao fazer um estudo de mercado percebemos que já existe muita oferta e achámos que podíamos oferecer um serviço diferente, mais personalizado, feito à medida da criança e da sua família, assim surgiu a I Wish". No Lx Factory, em Alcântara, a marca I Wish, criada em 2009, propõe-se realizar sonhos a crianças: uma festa, uma ida a um lugar especial, um dia em família, conhecer alguém, experimentar uma actividade. Inês Castel Branco, que tem mais duas sócias, acredita que os clientes têm ficado satisfeitos e que não tem encontrado pedidos bizarros ou difíceis de concretizar. Na Parede, os passos de muitos moradores das redondezas conhecem de cor o caminho para as Abobrinhas, o colégio da actriz Rita Salema. Filha de uma professora primária, que criou um colégio anexo à casa, Rita Salema cresceu com os alunos da mãe e o sonho de ser também professora. O teatro e a TV vieram por acaso. Um dia, num estúdio, uma produtora confidenciou-lhe que ia abrir um colégio. "Que engraçado! Era o meu sonho", contou a actriz. "Então vou montar o colégio contigo", respondeu a produtora. "Só acreditei quando assinei os papéis do arrendamento da vivenda. Fizemos obras e abrimos o colégio. Encontrámos uns senhorios deliciosos cuja filha, que também se chama Rita, foi a nossa primeira inscrição", recorda a actriz. Seis anos depois, o negócio é um sucesso e Rita não podia estar mais feliz.
Pedro Miguel Ramos e a marca Amo-te: Aos 38 anos, Pedro Miguel Ramos, que apresentou o "Tá a Gravar", (SIC) criou a marca Amo-te e oito anos depois tem três restaurantes, uma revista, uma loja e uma empresa de comunicação e publicidade. Não revela quantos funcionários tem nem qual o seu volume de negócios, mas assegura que "tem valido a pena. Quem se esforça e está presente, tem sucesso".
Júlio Isidro: "Está a chamar negócio à minha nano-empresa?", brinca o apresentador, que gere, há 12 anos, uma loja de aeromodelismo em Algés. "Esta loja é um hóbi que me está a sair caro", revela.
Cláudia Vieira: Cláudia Vieira, manequim e apresentadora do "Ídolos", na SIC, também já fez uma incursão no mundo dos negócios. Em 2008 inaugurou uma loja de carteiras e calçado num centro comercial no Seixal. O risco era controlado, já que se tratava de um franchising de uma marca brasileira. A apresentadora já se desvinculou do negócio.
Fernando Mendes: A restauração é um dos ramos de negócio que mais atrai as figuras públicas. Fernando Mendes, o actor e apresentador de "Preço Certo", na RTP1, abriu um restaurante há uns anos. "O negócio correu mal, porque fui enganado. Mas já me curei. Hoje acho que os restaurantes são bons, mas é para lá ir comer", conclui o conhecido apresentador.
Catarina Furtado: A paixão por sapatos levou Catarina Furtado a inaugurar uma sapataria. O negócio abriu portas em 2003, no espaço do Picoas Plaza. A Shoe Wet, como se chamava a sapataria, encerrou um ano depois. Para Catarina Furtado a loja não era apenas um conceito empresarial, mas um projecto sentido como um sonho.
Fonte: CM

Sem comentários: