Ema é uma boneca de pano. Tal como Gui, o seu amigo imaginário, e todas as personagens da série de animação "Ema e Gui" que a RTP2 vai exibir diariamente a partir de Setembro. "É o único canal nacional que dá dinheiro para animação portuguesa", afirma Nuno Beato, autor e realizador, da Sardinha em Lata, empresa que produz o formato. Os primeiros esboços foram feitos em 2001 e durante anos procuraram os 740 mil euros de financiamento necessários. Os primeiros 200 mil chegaram através do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual). "Depois, a RTP podia dar-nos mais 15 a 20% desse valor. Renunciámos ao protocolo e preferimos negociar directamente com a RTP, demorámos algum tempo mas conseguimos". Receberam 185 mil euros, um valor recorde, segundo Nuno Beato. Depois, procuraram parcerias. Um dos interessados foi a TV3, da Catalunha (Espanha). "Precisávamos de uma produtora e encontrámos a Storfisk", acrescenta. Animaram 10 dos 52 episódios e, por causa da parceria, "Ema e Gui" começa já na Páscoa na TV3. As últimas parcelas desta conta vieram da distribuidora Big Picture, que assegura que os DVD de "Ema e Gui" tenham divulgação, e do FICA (Fundo de Investimento do Cinema e Audiovisual). A animação de "Ema e Gui" é totalmente digital, a partir de bonecos de pano. "Se queríamos arranjar uma série relativamente barata tinha de ser assim e a solução dos tecidos resultou muito bem", realça Nuno Beato. Tão bem que os 'protótipos' de Rosa Baptista vão estar em exposição no Festival Monstra 2010, a partir de amanhã, no Museu da Marioneta, em Lisboa. Os textos da série são da argumentista Marisa Pott - Ema aprende com o amigo imaginário Gui. Didáctica, mas sem demasiado evidente, é o objectivo. "Ao longo das histórias ela vai ajudando o amigo a resolver problemas do seu país", explica o realizador. Um deles é, por exemplo, arrumar as nuvens. Outro ponto importante: "Não existem maus nem bons como nas histórias de adultos", frisa. Na série, a produção ousou de outra forma. As vozes são de crianças. "Achamos que fica mais real, embora seja mais difícil. Do piloto para esta fase tivemos de mudar a voz do Gui, porque ele cresceu. A direcção de vozes é da actriz Joana Brandão, que também faz vozes."
Fonte: DN
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