Os bastidores do mundo da moda estão a despertar cada vez mais curiosidade por parte do público, ao mesmo tempo que a indústria nacional exige sangue novo. Em Agosto, "Projecto Moda" (RTP1) revela novos talentos na área do design, enquanto "À Procura do Sonho" (SIC) procura os modelos perfeitos através do Face Model of The Year, agora transformado em concurso televisivo. Pelo caminho, ambos os programas procuram ainda desmistificar aspectos ligados ao mundo da moda. "Além de ser um sucesso internacional, "Projecto Moda" chama a atenção para um sector com muito potencial, ligado a uma indústria muito forte. É também um formato atraente, que garante um bom espectáculo de televisão", diz José Fragoso, director de Programas da RTP, acerca da versão nacional do célebre "Project Runway", que será apresentado por Nayma Mingas no início de Agosto. Neste formato da Freemantle, dez designers de moda são sujeitos a vários desafios que têm como objectivo avaliar a sua criatividade e, também, capacidade de confecção de roupas. "Sente-se, mesmo a nível internacional, que existe uma apetência por programas ligados à moda e, sobretudo, aos bastidores da moda", revela Frederico Ferreira de Almeida, director geral da Freemantle. E acrescenta: "o que é importante salientar é que, em Portugal, são os canais generalistas que estão a apostar neste género de formatos, enquanto que, lá fora, continuam a ser exclusivos dos canais do cabo. Isso é muito bom, pois estamos a falar de um mercado muito forte, mas que ainda não é reconhecido." Já Piet-Hein Bakker, da CBV, produtora de "À Procura do Sonho" (estreia dia 1 de Agosto na SIC, em substituição do "Achas Que Sabes Dançar?"), acredita que "estão na moda os programas que os ingleses classificam como emotainment, uma mistura de emoção com entretenimento. Neste caso estamos a falar de jovens que lutam por uma carreira na moda. Só o facto de terem aparecido perto de oito mil rapazes e raparigas nos castings mostra o impacto que este tipo de formato pode ter nas pessoas." "Projecto Moda" e "À Procura do Sonho" mostram como nem tudo é perfeito. "A moda não é acessível a todos. É feita por opinion makers e não pelo público. Para a maioria, moda é a saia um pouco mais curta ou os jeans mais apertados. Não é nada disso. São as novas técnicas, as novas silhuetas. São programas como "Projecto Moda" que permitem às pessoas perceber como se constrói uma peça de roupa a partir de um esboço. Perceber como se faz moda e porque é que esta só é acessível a alguns", explica o produtor de moda Paulo Gomes, que no programa da RTP1 assume o papel de mentor dos concorrentes, uma espécie de Tim Gunn português. Em ambos os programas os vencedores terão oportunidade de se lançar no mercado da moda com o apoio de marcas conhecidas: a Modalfa, no caso de "Projecto Moda", e a Face Models, no caso de "À Procura do Sonho". O formato das galas finais também ainda não está definido, sabe-se apenas que serão transmitidas em directo e em horário nobre. Existe ainda a hipótese, no caso de "À Procura do Sonho", da votação final ficar a cargo do público.
Outros formatos no Cabo
"America's Next Top Model" e "Stylista", ambos da SIC Mulher, procuram novos manequins. Já "A Model Life with Petra Nemcova" (Discovery Travel & Living) assume o formato de reality show para encontrar o modelo perfeito. Em Setembro, o SIC K estreia "Pronto a Vestir", uma produção nacional sobre moda e tendências para os mais jovens.
"America's Next Top Model" e "Stylista", ambos da SIC Mulher, procuram novos manequins. Já "A Model Life with Petra Nemcova" (Discovery Travel & Living) assume o formato de reality show para encontrar o modelo perfeito. Em Setembro, o SIC K estreia "Pronto a Vestir", uma produção nacional sobre moda e tendências para os mais jovens.
Fonte: CM
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