Depois de muitos anos a tentar descobrir o futuro dos novos suportes, as novas formas de consumir entretenimento e o fenómeno 3D, a mais importante feira mundial de audiovisual, que hoje abre as portas em Cannes (França), volta a centrar-se no glamour das produções televisivas. Para isso, a organização do Mipcom conta com a presença dos actores de "Mad Men", a série do momento brindada nos Emmys. Até quinta-feira, directores de programas, produtores e executivos de televisão analisam as novas tendências, estabelecem parcerias, lançam negócios e vêem novos formatos. Conferências, apresentações, entregas de prémios, há de tudo para todos os gostos, da ficção ao entretenimento, passando pelos documentários e também pelos conteúdos multimedia (para Internet e plataformas móveis). André Cerqueira, director de Programas da TVI, confessa que o segundo e o terceiro dias, dedicados a negociações e compras, "vão ser cansativos". Cerqueira integra a comitiva da estação de Queluz de Baixo, composta por mais cinco pessoas, entre as quais o director geral, João Cotrim de Figueiredo, e Júlia Pinheiro, directora de Formatação de Conteúdos. "A TVI vai, essencialmente, à procura de boas ideias. Se surgirem, estaremos interessados. Temos visto alguns produtos e temos duas reuniões marcadas para venda e compra de formatos", explicou André Cerqueira, acrescentando ainda que a estação de Queluz de Baixo também vai oferecer produção própria no Mipcom. "Vamos ter disponível não só novelas e séries produzidas por nós mas também projectos que ainda estão em fase de produção", esclareceu o responsável da TVI. Nuno Santos, director de Programas da SIC, admite que a crise também afecta um sector como o da televisão, embora não queira falar dos valores com que a SIC vai a jogo. "Isto continua a ser uma indústria poderosa. Vivemos numa economia global em crise, que se sente a todos os níveis. No entanto, gerir bem é uma necessidade dos tempos difíceis, mas também dos tempos de vacas gordas", afirmou Nuno Santos. A estação de Carnaxide viaja até Cannes sobretudo para "fechar negócios e ver novos formatos". O responsável da programação de Carnaxide explicou que a visita ao maior certame de exibição de conteúdos de media do mundo não tem apenas como objectivo reforçar a grelha da SIC generalista. "Também vamos ver conteúdos para a SIC Mulher e SIC Radical, e documentários para a SIC Notícias, por exemplo", concluiu. Ao contrário de André Cerqueira e Nuno Santos, que assumem ir a Cannes fazer negócio, José Fragoso, director de Programas da RTP, considera que o Mipcom é, sobretudo, "um ponto de encontro". "Nós não vamos lá comprar nada. É um evento onde nos encontramos com pessoas que durante o ano têm contacto connosco e nós com elas através de e-mail e telefone. Há muitos anos, o Mip era um centro de encontro onde íamos encontrar coisas novas. Essa é uma ideia que está completamente ultrapassada. O que queremos comprar já comprámos", explicou José Fragoso, afirmando ainda que não vai para Cannes "com um livro de cheques para fazer compras". O director de Programas da RTP pretende reforçar o acordo da estação pública com a Warner "no âmbito do cinema e das séries", acordo esse que "tem a duração de três anos e está em vigor".
Fonte: DN
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