sexta-feira, 19 de setembro de 2008

10 anos de ficção nacional

Dia 26, a TVI celebra dez anos de ficção com uma gala no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento vai evocar a meia centena de produções que marcaram este percurso.
No horário nobre, a TVI é a estação de referência. Quando, em 2005, o público ainda torcia o nariz às novelas portuguesas, "Ninguém Como Tu" iniciou a reabilitação da ficção nacional. E o fenómeno das novelas brasileiras começou a perder terreno. Se há oito anos "Laços de Família", na SIC, arrecadava 39,8% de share, o mesmo não voltou a acontecer até hoje com as novelas da Globo transmitidas em Portugal. Nestes dez anos, as novelas da TVI aprenderam com a ficção brasileira a aproximar-se da realidade, a abordar questões polémicas da actualidade e a atingir, assim, públicos das mais variadas faixas etárias e classes sociais.
Na luta pelas audiências, os custos da SIC são inferiores. Graças a um acordo de parceria com a Globo, válido até 2012, a estação de Carnaxide transmite em exclusivo as novelas brasileiras. As produções da TVI rendem mais telespectadores mas têm custos mais elevados. Além de o euro ser mais caro do que o real, a moeda brasileira, as novelas são feitas pela própria estação.

Sem comentários: