domingo, 16 de novembro de 2008

Doze estúdios em Sintra

A estrutura da Media Capital, que detém a TVI, desde a produção de novelas até à informação, será centralizada na cidade cenográfica, em Almargem do Bispo, Sintra. Os estúdios dispersos serão substituídos por 12 novos.
A escolha do local terminou com meses de uma luta renhida entre vários concelhos da Grande Lisboa pelo projecto.
Concentração parece ser a palavra de ordem para a Media Capital. A futura cidade cenográfica do grupo Prisa, detentora da Media Capital, não só agrupará os vários estúdios de produção da NBP (Nicolau Breyner Produções), onde se gravam novelas como "Olhos nos Olhos", "Morangos com Açúcar", "Flor do Mar", neste momento dispersos por vários locais na zona de Bucelas, como para ali se deslocarão os serviços administrativos e audiovisuais da TVI, que se encontram na sede, em Queluz de Baixo, desde a fundação, em 1993. As futuras instalações permitirão também alojar a TVI24 - a surgir na televisão por cabo já em 2009 -, as revistas do grupo e a produção de programas de ficção do canal Cuatro, propriedade da Prisa em Espanha.
A Prisa terá já estabelecido um protocolo de intenções com a sociedade proprietária dos 50 hectares de terreno e a Câmara Municipal de Sintra, com o objectivo de construir em Almargem do Bispo uma cidade cenográfica em tudo semelhante ao Projac.
Plural Entertainment Portugal passará a ser o novo nome da NBP, logo que a centralização dos núcleos produtivos da empresa seja uma realidade, de forma a ter a mesma denominação das congéneres espanhola e americana.
Algumas das grandes vantagens com a concentração da produção ibérica passarão por permitirem à Prisa rentabilizar desde os cenários aos técnicos passando, inclusive, pela participação de actores e apresentadores portugueses ou espanhóis nos mesmos formatos de programas e séries.
As narrativas criadas por equipas de autores ligadas à TVI e à Cuatro tornarão a cidade cenográfica também num caldeirão da criatividade, onde os enredos poderão ser partilhados depois de sofrer as devidas adaptações à realidade de cada país.
A Casa da Criação tem sido até agora o único conjunto autoral, criado por Virgílio Castelo em 2001 e integrado na NBP, a quem tem cabido desenvolver a ficção de algumas novelas de sucesso do quarto canal.
O futuro centro de produção gozará de bons acessos, como a A8, além de distar a cerca de uma hora de Lisboa pela linha ferroviária do Oeste.

Sem comentários: