quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Internautas vão eleger concorrentes ao "Festival da Canção"

Parece que o advento das novas tecnologias vai ganhar contornos de simbiose com a tradição. Afinal o "Festival da Canção" é um clássico que perpassa gerações.
Se em tempos chegava a pequenos e graúdos, hoje em dia terá perdido fôlego e já não suscita a adesão massiva de outrora por parte dos espectadores. Talvez para atingir um target que volte a conferir-lhe um impulso mais jovem, a edição deste ano vai contar com uma inovação: caberá aos internautas votar online, no site da RTP, por forma a se eleger os 12 candidatos finais, de 24 possíveis, previamente seleccionados por um júri qualificado.
Esta não é, contudo, uma iniciativa inédita. O país vizinho, no ano passado, lançou uma campanha, subordinada ao lema "Salvar a Eurovisão", que visava escolher os candidatos espanhóis ao festival, através do portal MySpace. Ainda que adoptando um método discretamente diferente, tudo indica que por cá lhe estamos a seguir as pisadas, até porque a plataforma usada para o efeito é a mesma, a internet.
Nesta senda, a estação pública promove um concurso para canções originais e inéditas dirigido a intérpretes, autores de letra e de música, sendo que as demo/maquetes deverão dar entrada na RTP até 12 de Janeiro de 2009, inclusivé. De 19 a 30 de Janeiro do mesmo mês decorrerá a votação online. Após apuradas as doze escolhas serão nomeados dois produtores que darão forma definitiva às canções. A gala da 45ª edição do certame terá lugar no Teatro Camões, a 27 de Fevereiro e o escrutínio do vencedor far-se-á através de votação nacional por júris distritais e televoto.

Sem comentários: