quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TVI com pior audiência desde Setembro de 2000

Com 25,8% de share diário, a TVI continua a liderar as audiências televisivas nacionais, seguida da RTP1 que obteve 24,2% e a SIC com 22,4%, de acordo com os resultados relativos ao mês de Agosto, ontem divulgados pela Marktest. Depois da saída de José Eduardo Moniz, no início de Agosto, era com alguma expectativa que o mercado aguardava as primeiras audiências mensais da estação de Queluz. E se os resultados diários já prenunciavam uma quebra relativamente ao que habitualmente consegue o canal dirigido quase durante onze anos por Moniz, foi preciso esperar pelos resultados ontem apurados para perceber até que ponto a sua saída se reflectiria ou não nas audiências. É preciso recuar até Setembro de 2000, ou seja, praticamente nove anos, para encontrar valor tão baixo. Foi o mês de estreia de "Big Brother", o reality show que empurrou para a liderança a TVI. E se nesse primeiro mês o canal então liderado por José Eduardo Moniz ainda se ficou pelos 21,2% de share mensal, em Outubro passou para os 28,2%. No entanto, refira-se que depois do pico de 31,5% conquistado em Maio deste ano, a TVI tem vindo desde então em curva descendente. E se no geral das audiências a quebra foi de 2,2% relativamente a Julho, no horário nobre a descida foi um pouco menor, 1,6%, mantendo-se acima da fasquia dos 30%. No segundo lugar também houve alterações em comparação com Julho. A RTP1 ultrapassou a SIC, roubando-lhe o segundo lugar que a estação de Carnaxide conquistara em Junho, mês em que estreou o concurso "Salve-se Quem Puder". A estação pública conseguiu um share diário de 24,2% enquanto a SIC se ficou pelos 22,4%. No horário nobre, uma ligeiríssima vantagem para o canal de Francisco Pinto Balsemão, com 23,5% de share, mais uma décima do que a estação pública. Por períodos horários, RTP1 e TVI repartem a liderança. Entre as 07h00 e as 18h00, os portugueses preferem o principal canal estatal, com especial destaque para o período entre as 07h00 e as 10h00 e entre as 13h00 e as 14h00. Neste último caso, a culpa vai inteirinha para o "Jornal da Tarde", bloco informativo que, sobretudo durante o período de férias, rivaliza e chega mesmo a abater os espaços noticiosos do horário nobre. Mas a partir do momento em que vai para o ar a série juvenil "Morangos com Açúcar" a supremacia televisiva muda de canal e as preferências dos portugueses vão sobretudo para a TVI. Quanto aos canais de cabo, no seu conjunto, pela primeira vez ultrapassam a barreira dos 20% de audiência, embora apenas por uma décima. Esta subida reflecte uma tendência a que se tem assistido sobretudo ao longo deste ano, depois de durante 2008 os canais de cabo terem mantido um share sempre próximo dos 15%. E, depois dos três canais generalistas, a SIC Notícias manteve a quarta posição, com 4% de share. Os outros dois canais informativos continuam a não conseguir chegar ao patamar já conquistado pela SIC Notícias. A RTPN obteve 1,7% de audiência, depois de em Julho ter chegado aos 2,4% e a TVI 24 manteve os mesmos 1,1%.

Sem comentários: