RTP1, SIC e TVI estão prontos para acompanhar a noite eleitoral de hoje. Mais de 500 profissionais foram destacados pelos três canais para assegurar a melhor cobertura das eleições autárquicas de 2009. À semelhança das Legislativas, também nas Autárquicas a RTP1 é a primeira a iniciar a emissão, às 18h57, seguida de SIC e TVI (20h00). O canal público e a estação de Carnaxide investem mais uma vez em gráficos. A RTP1 volta a usar os gráficos interactivos, que vão ajudar a fazer contas numa noite eleitoral bastante disputada. Já a TVI tem como grande trunfo da noite um painel de convidados representantes das cinco principais forças partidárias: Ana Drago (BE), António Filipe (PCP), Marques Mendes (PSD), Augusto Santos Silva (PS), Teresa Caeiro (CDS). As projecções à boca das urnas são outra mais-valia das televisões, que querem uma emissão "credível e rigorosa". E porque em equipa vencedora não se mexe, também para este especial eleições as TV apostam nos mesmos jornalistas que conduziram a emissão do anterior acto eleitoral: José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos na RTP1; Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues na SIC; e Pedro Pinto e Lurdes Baeta na TVI. Em estúdio vão estar os habituais comentadores de política dos canais, que garantem uma cobertura no terreno com reacções aos resultados nas principais capitais de distrito.Comentadores e Sondagens
Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares são os comentadores de serviço na TVI. Na RTP1 a missão cabe a Marcelo Rebelo de Sousa e a António Vitorino. António José Seguro (PS) e Pacheco Pereira (PSD) estão na SIC. A estação de Queluz irá avançar com sondagens realizadas pela Intercampus em 16 concelhos do território nacional. O canal público conta com a colaboração do coordenador das sondagens da Universidade Católica, Pedro Magalhães. Em Carnaxide é Rui Oliveira e Costa, da Eurosondagem, quem ajuda a compreender os resultados. A análise está nas mãos de António José Teixeira e Mário Bettencourt Resendes.
Pormenores
RTP1: Vai estar em directo das sedes de candidaturas mais relevantes, como Lisboa, Porto, Matosinhos e Oeiras, e ainda nas sedes dos principais partidos políticos.
SIC: Mobiliza um total de 200 profissionais e estará em contacto permanente com duas dezenas de concelhos.
TVI: A operação eleições autárquicas envolve mais de 300 profissionais. As equipas de terreno darão conta das reacções em 27 pontos do País.
Sem comentários:
Enviar um comentário