quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Audiências vão ser medidas também no MEO

A partir do próximo ano, a Marktest passa a medir a distribuição de televisão por Internet (IPTV), através do operador MEO. Este ajuste pode revelar que o total do consumo de televisão paga ultrapassa os resultados dos canais em sinal aberto. Desde que, em Agosto último, a Marktest aumentou o universo de lares com cabo que a quota de audiência das emissões pagas tem vindo a aproximar-se da dos canais generalistas. Por exemplo, no mês de Outubro, o cabo registou 19,1% de share, atrás da SIC com 23,4%. A empresa de audimetria está agora a desenvolver com a operadora MEO um dispositivo que permite também alargar a análise às casas com televisão por Internet (IPTV), que deverá estar pronto a entrar em funcionamento no início de 2010. Fernando Cruz, director-executivo da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), explicou que o alargamento da medição se deve "ao grande crescimento de lares com televisão por IPTV", e que a operadora MEO foi a escolhida por ser, actualmente, a mais representativa, ou seja com maior número de assinantes. Será este organismo composto por representantes de meios, anunciantes e agências de meios a validar o sistema de medição que será utilizado pela Marktest.

Sem comentários: