quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Gato Fedorento é marca valiosa em publicidade

O sucesso de uma marca depende mais da história que tem para contar ao consumidor do que da celebridade contratada para a interpretar. Mas quando a PT requisitou o Gato Fedorento, e a sua imagem de juventude, irreverência e inovação, para lançar o serviço MEO, celebrava o casamento perfeito entre uma história e os seus intérpretes. O anúncio, apresentado simultaneamente nas três estações de televisão portuguesas, foi visto por 2,5 milhões de pessoas. No universo do marketing e da publicidade, a crise mundial levou o consumidor a perder a confiança nas marcas. Pedro Pina, presidente da agência de publicidade McCann, não tem dúvidas: "Uma marca só por si já não nos faz sonhar, basta que nos dê o essencial." "Já ninguém se interessa pelo produto. Contem-me primeiro uma história e depois se verá", explica o publicitário, que fala da preferência pelas marcas brancas. O Gato Fedorento é o intérprete certo para contar uma história de inovação. Angelina Jolie poderia simbolizar autenticidade. Obama, a verdade e a transparência. E Oprah, a generosidade. Ao protagonizar um anúncio para o Modelo, Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do Mundo, transferiu para a marca a sua "robustez e dinâmica", explica Duarte Vilaça, responsável do Continente. Num tempo em que o cidadão comum adia o consumo e está mais "sovina", "escolher uma celebridade só por ser famosa é irresponsável", conclui Pedro Pina.

Gato Fedorento inesquecível: A meio do ano, a MEO, com os Gato, era a marca que os lisboetas mais recordavam ter visto publicitada.
Contrato milionário: O acordo publicitário assinado entre a PT, as vendas de DVD e os vídeos vistos na internet garantiram ao quarteto de humoristas vários milhões de euros.
Share imbatível: Quando, a 2 de Abril, os Gato lançaram a campanha de publicidade do MEO (serviço de IPTV da PT), em simultâneo nos três canais generalistas, o anúncio teve 82% de share.

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