terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jovens e crianças ganham novos canais

É considerado por muitos o público mais apetecível da TV e é também o mais infiel. Tem entre oito a 14 anos e está agora a ser disputado em dois novos canais portugueses: O Panda Biggs, que estreou dia 1 na ZON TV Cabo, e o SIC K, que vai para o ar a partir de dia 18, no MEO. A ideia base é a mesma: conquistar os mais novos com magazines e séries de animação e imagem real e cativar, assim, um público que atrai também uma grande fatia do investimento publicitário. O Panda Biggs, criado pela Dreamia, uma joint venture entre a ZON e a Chello Multicanal, vai responder aos irmãos mais velhos dos que vêem o Panda e alargar a programação infantil deste canal aos mercados de expressão portuguesa, nomeadamente a Angola. Na grelha deste canal exibido pela ZON TV Cabo destacam-se séries internacionais de animação, como "Tartarugas Ninja", "Blue Dragon" ou "4 Kids". Em "Live Action", uma das propostas é o "Mundo de Patty". Há ainda programas de música e um magazine sobre tecnologia feito em Portugal. A 18 de Dezembro surge, no MEO, o SIC K. Trata-se de uma proposta da SIC para captar este público e a oferta inclui séries de animação e em imagem real, um magazine e um programa de culinária. O que distingue este SIC K é a dobragem em português de grande parte dos títulos. Pedro Boucherie Mendes, director dos canais temáticos da SIC, diz que a intenção "foi criar um canal para o público infanto juvenil que trate estes telespectadores como pessoas e não os infantilize". Na grelha destacam-se as séries de animação "Ben 10", "Gormittis", "Iron Man", "Mr. Bean" e "Madison on-line". A partir das 20h, este canal exibe também séries em imagem real: "Mar Azul" e a novela de vampiros "Split". Num horário tardio, o SIC K exibe séries legendadas. No que respeita a produção nacional destaca-se "Factor K", magazine semanal sobre novas tendências apresentado por Raquel Strada, e "A Cozinha do Chef André", onde se ensina a decorar pratos, sempre confeccionados com comida saudável, porque "o canal tem uma vertente de responsabilidade social", frisa Boucherie Mendes. De destacar ainda "Um Minuto no Museu", uma viagem rápida pela arte dos célebres museus de Paris.

Sem comentários: