sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Estações de TV disputam as manhãs e as tardes

É uma luta renhida, a das estações pelas audiências dos programas do chamado daytime. RTP1, SIC e TVI disputam taco a taco os espectadores nos programas da manhã e da tarde. Nos dois horários a TVI tem vindo a liderar, mas com a concorrência perto.
Manhãs: No Grande Porto a preferência vai para a RTP1, tal como no Interior e no Sul. A TVI é mais vista na Grande Lisboa e no Litoral Norte
Tardes: Grande Lisboa e Grande Porto vêem a RTP1. O Litoral Norte e o Interior a SIC. O Litoral Centro e o Interior a TVI.
Os formatos são semelhantes. De manhã: dois apresentadores, público no estúdio, convidados musicais, entrevistas, rubricas de saúde e bem estar. À tarde, o modelo reinventa-se no caso da RTP1. Na SIC e na TVI passam a ser Fátima Lopes e Júlia Pinheiro as protagonistas. "Companhia das Manhãs" e "Vida Nova" são as emissões mais recentes, estreadas pela estação de Carnaxide a 14 de Setembro. O programa de antes do almoço, conduzido por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, tem sido o menos visto dos três. Nos últimos dois meses a sua quota de espectadores (share), segundo dados da Marktest foi de 18,5% (em Novembro e Dezembro), enquanto que o melhor mês, foi mesmo o primeiro (20,4%). Por seu lado, a "Praça da Alegria" - apresentada por Jorge Gabriel e Sónia Araújo - registou 27,5% e 25,3%, respectivamente. Já "Você na TV", com Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira venceu com 31% e 27,4%. Os números da tarde são mais animadores para a SIC. "Viver Nova" conseguiu o segundo lugar logo desde a estreia. Em Dezembro alcançou 23,3%, menos três décimas do que "As Tardes da Júlia". "Portugal no Coração", com João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, ficou-se pelos 22,6%. Nos primeiros dias do ano (até 6 de Janeiro) a tendência não é muito diferente. Nas manhãs "Praça da Alegria" lidera com 21%, mais um ponto que a TVI, ao passo que a SIC regista 21,1%. À tarde, Fátima Lopes alcança 26%, Júlia Pinheiro 25,6% e o programa da RTP1 24,6%. Porém estes resultados podem ser bem diferentes no final do mês. De salientar que, em termos de audiência média, os valores estão na ordem dos 600 mil espectadores divididos pelos três canais. Mas é o número de pessoas que num determinado momento se encontravam a ver televisão que conta para os resultados das estações.
Fonte: JN

Sem comentários: