sexta-feira, 28 de maio de 2010

Castings de "Project Runway" já começaram

Bruna Cruz, 19 anos, de Samora Correia, vestido vermelho, cabelo louro, quase branco, com um curso da escola Magestil e um estágio no atelier de João Rôlo, que acabou há uma semana, foi uma das primeiras a tentar a sua sorte, ontem de manhã, no casting para o concurso de talentos "Project Runway", que a RTP1 vai emitir. Ao terceiro dia, a selecção chegou a Lisboa. Cerca de 30 pessoas passaram pelo crivo do produtor de moda Paulo Gomes, da directora de casting da produtora Fremantle Media, Michele Coelho, e de Preciosa Afonso, representante da Modalfa (empresa parceira da RTP1 no programa), numa sala de um hotel, juntando-se às cerca de 50 que foram entrevistadas segunda e terça-feira no Porto. Hoje, mais 30 mostram o que valem. Há de tudo, assegura Paulo Gomes. "Mais licenciaturas de gente que acabou há pouco tempo, mas também aparecem senhoras de ateliers que fizeram cursos ou minicursos." Formação à parte, o objectivo é claro: "Queremos um espectro alargado de concorrentes." Candidatos, pelo menos, apareceram de todos os géneros. Como Ana Brito, 32 anos, de Lisboa, que depois de estudar Publicidade e Marketing decidiu enveredar por uma carreira na moda. Tirou um curso no CIVEC, venceu um concurso da Feira Internacional do Chocolate e viu Merche Romero desfilar o seu modelo, e trabalhou com Dino Alves e Lidija Kolovrat. Dados partilhados durante o casting ao mesmo tempo que mostrava os seus três coordenados, exigidos pela produção. Nos antípodas um do outro, esperavam a sua vez Rita Ribeiro, 24 anos, licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura, sem experiência, e Filipe Santos, 39 anos, dono de uma loja de roupa em Fátima, há 17 anos. Ela foi inscrita pela irmã, que viu a promoção a passar na RTP1, ele concorreu desdenhando de quem lhe disse que "concorreria se fosse mais novo". "Como não me acho velho, vim", dispara. As entrevistas com os candidatos duraram uma média de 15 minutos cada. Qualquer semelhança entre este casting e os de programas como "Ídolos" (SIC) fica-se pela produtora Fremantle Media. "Project Runway" não pretende mostrar os chamados "cromos". Um critério essencial para passar à próxima fase "é serem capazes de fazer peças em dois dias", diz Paulo Gomes. Ainda não está decidido se os finalistas do concurso terão direito a um desfile num grande evento de moda, como nos EUA.
Fonte: DN

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