segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maria João Luís cria companhia de teatro no Alentejo

Há dois anos, Maria João Luís e o marido, Pedro Domingos, técnico de som e de luz, agarraram nos três filhos - Jaime, de 12 anos, Artur, de 11, e Lucas, de 5 - e trocaram Enxara do Bispo, localidade no concelho de Mafra, pela cidade de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, no Alto Alentejo. Um ano depois, em Junho de 2009, fundaram a companhia Teatro da Terra. "É um projecto de vida, e da minha vida não posso excluir a minha família. O projecto é meu e do meu marido, mudámo-nos e os filhos foram atrás, como não podia deixar de ser. Foi uma mudança feita com ponderação, não foi de ânimo leve, porque respeito muito a minha família e o meu trabalho", conta a actriz, de 45 anos. A motivação para a mudança foi a criação fora de Lisboa: "O meu primeiro interesse é a criação. Essa foi a motivação principal para me mudar para Ponte de Sor e fundar o Teatro da Terra. Com este projecto tenho consciência de que estou a ajudar ao desenvolvimento da terra e, obviamente, isso deixa-me muito feliz, porque ficamos todos a ganhar. Quis concretizar o projecto longe de Lisboa pela necessidade de expandir, de não centralizar. Foi a vontade de levar o teatro para zonas onde ele não está tão presente", diz.
Fonte: Lux

Sem comentários: