segunda-feira, 10 de maio de 2010

Televisões a postos para receber o Papa

Está tudo a postos para acompanhar a primeira visita do Papa Bento XVI a Portugal. RTP, SIC e TVI há muito que se preparam para três dias e meio de uma cobertura intensa, que mobiliza centenas de profissionais de várias partes do País. Fátima Campos Ferreira (RTP), Clara de Sousa (SIC) e Júlio Magalhães (TVI) serão os principais rostos desta megaoperação televisiva. "É uma grande aposta em termos informativos. Vamos acompanhar tudo em directo, desde as visitas culturais do Papa às celebrações religiosas, e personalizar os momentos mais importantes", revela Judite de Sousa, directora adjunta de Informação da RTP. A coordenadora desta operação avança que a estação pública também vai dar especial destaque ao comentário, com vários convidados do clero e da sociedade civil. Como televisão oficial dos eventos a decorrer em Lisboa, a RTP e RTPN acompanham todas etapas da preenchida agenda de Sua Santidade na capital. Já a SIC vai apostar nas cerimónias em directo e nos comentários, enquanto a SIC Notícias explora as áreas de análise e reportagem. O evento será igualmente seguido pela SIC Internacional e SIC Online. "Poder relatar um dos maiores acontecimentos nacionais do ano com o rigor e a qualidade que são imagem de marca da SIC é um importante desafio para toda a equipa, de técnicos a jornalistas", afirma Clara de Sousa, jornalista da SIC. No caso da TVI, a cobertura da visita de Bento XVI a Portugal já começou e envolve, à semelhança da SIC, várias delegações. "A nossa equipa fará chegar aos portugueses as notícias, os comentários e a análise de toda esta visita, em tempo real, quer na TVI quer no TVI24", afirma Júlio Magalhães, director de Informação e pivô desta operação.
RTP: Televisão oficial em Lisboa
Fátima Campos Ferreira é o pivô principal e recebe convidados (entre eles D. Manuel Clemente, o patriarca de Lisboa, Manuela Eanes e Maria Barroso) nos diversos palcos no percurso da visita.
SIC: Análise e reportagem
A SIC vai apostar nas cerimónias em directo, análise, comentários e reportagens. Os principais serviços noticiosos – "Primeiro Jornal" e "Jornal da Noite" – serão emitidos em directo dos locais das cerimónias em que estará Sua Santidade. Clara de Sousa é a pivô dos espaços informativos. Joaquim Franco será um dos principais repórteres, juntamente com Teresa Canto Noronha. D. Januário Torgal Ferreira, frei Bento Domingues, padre José Luís Borga e o teólogo Henrique Pinto são os convidados residentes.
TVI: Delegações a postos
Júlio Magalhães é o rosto da cobertura da TVI à visita do Papa. O director de Informação da estação vai estar em directo de todos os locais em que Sua Santidade marca presença. Com coordenação de António Prata, a cobertura conta com a colaboração de Constança Cunha e Sá, Henrique Garcia, Jorge Nuno Oliveira e o cónego António Rego. Ana Guedes Rodrigues, Carla Moita e Lurdes Baeta serão as repórteres de serviço. A TVI acompanha ainda o quotidiano de dois grupos de peregrinos até Fátima.
Fonte: CM

Sem comentários: