domingo, 18 de julho de 2010

Joaquim de Almeida fala do futuro

Joaquim de Almeida não pára. O actor português anda entre cá e lá e sempre cheio de projectos. 2010 está a ser, para já, um ano cheio de trabalho. "O ano começou bem, com um papel numa série aqui nos Estados Unidos, "Parent Wood". Depois, em Madrid, um filme sobre um avião que caiu há dois anos. A seguir, em Portugal, televisão com o Jorge Paixão da Costa, em a "A República", uma série de época. E agora, de volta a Los Angeles, para a rodagem de um filme de um jovem realizador americano, de origem japonesa e inglesa, chama-se "Mamitas." Também faz parte do elenco de "Contraluz", que podemos ver actualmente nas salas de cinema nacionais. Curiosamente, o realizador do filme, Fernando Fragata, até é vizinho do actor do outro lado do Atlântico. "Vive aqui, a pouca distância da minha casa. O Fernando há uns tempos telefonou-me, mandou-me o guião e convidou-me para entrar no filme." Joaquim de Almeida gostou do guião e aceitou o desafio. "Filmámos aqui no deserto, perto de Las Vegas. É um filme engraçado e está bem feito. O Fernando tem qualidade e esforçou-se imenso para fazer este filme", sublinha. Apesar de andar sempre a correr, o actor não se cansa da vida que leva. "Por mim está óptimo, porque, apesar de gostar de estar aqui na minha casa em Los Angeles, gosto muito de trabalhar na Europa. E tinha uma certa vontade de voltar a estar mais perto de Portugal em termos de trabalho." A viver em frente ao mar num condomínio de luxo em Santa Mónica, sempre que pode aproveita para dar um salto à praia ali ao lado. É lá que costuma "decorar guiões" e andar "à beira-mar". Joaquim de Almeida sente-se cada vez mais americano, mas não esquece as raízes. "Continuo a gostar de Portugal, é evidente, é o meu país, se bem que este [Estados Unidos] passou a ser também o meu país. Em Portugal, tenho os meus filhos, os meus amigos e gosto de lá estar. Tenho casa, em Sintra, e adoro lá estar. Ultimamente até tenho lá estado bastante, tenho ido e vindo. Habituo-me bem às viagens, não me perturba muito, o que me perturba mais é o fuso horário, o chamado jet lag, não tanto para cá, mas mais para lá", explica. Fora dos ecrãs, Joaquim de Almeida continua apaixonado pela francesa Karolyne Leibovici. Mas queixa-se da falta de tempo para namorar. "Ela está quase sempre muito ocupada. É assessora de muitos actores. Mas vamo-nos encontrando, aqui e acolá." Outra das grandes paixões do actor são os dois filhos, que vivem em Portugal. "Os meus filhos estão óptimos. A Ana está cada vez maior, está com 7 anos, faz 8 anos em Agosto. O meu filho Lourenço está um homem, 17 anos, barbudo, muito bom estudante. Tenho estado bastante com eles, vou e venho, mas tenho conseguido, dentro da medida em que posso, vê-los crescer."
Fonte: DN

Sem comentários: