domingo, 25 de julho de 2010

Os 10 magníficos de "Projecto Moda"

Está a chegar à RTP a versão portuguesa de "Projecto Moda". A estreia é hoje, e, como não poderia deixar de ser, começam a surgir novidades. A mais recente diz respeito aos 10 concorrentes que prestarão provas. Ei-los:
Ana Brito: Licenciada em Marketing e Publicidade, Ana é uma jovem de 32 anos, de Lisboa que se apaixonou pela moda a partir do curso profissional de Técnica de Design de Moda que frequentou. Tem uma “visão urbana da moda” e os estilistas que mais a inspiram são: Alexander McQueen, Garreth e Hussein Chalayan. A personalidade que mais gostaria de vestir é a fadista Mariza.
André Amorim: é um recém-licenciado em Design de Moda e Têxtil, pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Com apenas 23 anos, vem de Santa Maria da Feira. Concluída a licenciatura, saltou de imediato para um estágio numa empresa de acessórios de luxo. Não gosta de falar sobre si, mas no seu ainda curto percurso já conquistou vários prémios, entre os quais se destacam os ganhos no Arts of Fashion Foundation 2008 e no European Fashion Awards 2010.
André Saraiva: Vem do Peso da Régua e tem apenas 19 anos, sendo o mais novo dos finalistas. Estuda design de moda e para si, o design é uma forma de estar na vida. Gostaria de vestir Vicky Fernandes, por ser uma das mulheres mais elegantes do nosso país. Internacionalmente, a sua opção recai em Tilda Swinton. Quanto ao seu estilista favorito é Marc Jacobs, pela irreverência que o caracteriza.
Carina Duarte: é licenciada em Design de Moda, e especializada em design de calçado, pela escola Central Saint Martins, em Londres. Tem 23 anos e vem do Seixal. À semelhança de Ana, a sua inspiração é o falecido Alexander McQueen. Gostaria de vestir a editora de Moda da Vogue Japão, Anna Dello Russo, por ser uma ícone no estilo e não ter medo de arriscar.
Joana Matos: é mais uma das recém-licenciadas do programa. Estudou no CITEX o curso de Designer de Moda, tem 24 anos e é de Celorico de Basto. A sua referência é Hussein Chalayan e ambiciona vestir a actriz e apresentadora Catarina Furtado. Considera-se criativa e funcional e revelou que é bastante perfeccionista.
João Valente: é bacharel no curso de Design de Moda. Tem 28 anos e vem da cidade Invicta. Considera que para além da estética, o conceito, funcionalidade e conforto são essenciais para qualquer confecção. Admira os estilistas portugueses Luís Buchinho e Nuno Baltazar e considera-se criativo, empenhado e sonhador.
Pedro Reis: tem 30 anos e é de Braga. Frequentou o curso de Estilismo/Modelismo, mas não o concluiu. Ainda assim, foi designer para várias empresas nacionais. Neste momento é responsável pela imagem da marca ID-Values para os desfiles do Portugal Fashion e pelos figurinos das bailarinas de uma discoteca. Aprecia o trabalho desenvolvido pelos designers Alexander McQueen, Balenciaga e Madeleine Vionnet. Apesar de ser apaixonado pela sua profissão, considera que o Design de Moda ainda não é uma arte reconhecida.
Rosina Almeida: vem do distrito da Guarda e tem 39 anos. Designer de Moda há 15 anos, define-se como criativa, ousada e excêntrica. À semelhança de outros concorrentes, também ela elege o estilista Alexander McQueen como o seu favorito. Fátima Lopes é a sua referência nacional. Gostava de vestir Bibá Pitta, por ser uma mulher bem sucedida, energética e cheia de vitalidade.
Vânia Dias de Almeida: licenciada em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes, tem 25 anos e é da Póvoa de Santa Iria. O seu estilista de eleição é Issey Miyake, pelo raciocínio e conceito de a piece of cloth que lhe são característicos. Gostava de confeccionar uma criação para atleta Naide Gomes.
Vera Couto: tem 28 anos e vem de Almada. Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, deu aulas em Pequim durante dois anos, onde conheceu Lejla Salaka, com quem trabalhou. Tem como referência Balenciaga e admira Coco Chanel, pela importância que tem na história da moda. Gostava de vestir a primeira dama francesa, Carla Bruni, por ser um símbolo de elegância irreverente e por possuir um gosto sofisticado.
São estes os dez magníficos que serão avaliados, semanalmente, por um poderoso painel de jurados. Apresentado por Nayma, "Projecto Moda" promete ser um sucesso.
Fonte: TV Universo

Sem comentários: