segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Novo sistema medidor de audiências até ao final do ano

Um novo sistema de medição de audiências de televisão começará a ser aplicado até ao final do ano, estando ainda por decidir se o fornecedor dos estudos será escolhido por concurso público ou ajuste directo. Em declarações à Lusa, o presidente da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), Luís Mergulhão, adiantou que a entidade está "a concluir" o caderno de encargos tendo em vista a definição do novo sistema de audimetria e o perfil da amostra a utilizar. "Até ao fim do ano o processo estará concluído e começará a fase de aplicação no terreno", afirmou o responsável, sublinhando que a implementação será sempre "gradual". Luís Mergulhão lembrou que a CAEM está a preparar há cerca de dois anos a transição do sinal analógico de televisão para o digital, indo o novo sistema de medição de audiências ao encontro das mudanças na forma de consumir televisão e nos equipamentos de recepção. "O perfil do consumidor de televisão mudou muito nos últimos anos, tendo havido também uma grande evolução ao nível dos equipamentos", sublinhou. Segundo o responsável da CAEM, a forma de selecção do fornecedor não está ainda decidida, estando assim em aberto o lançamento de um concurso público ou uma escolha directa. O actual sistema de medição de audiências de televisão é fornecido pela Marktest e a principal receita das televisões, a publicidade, é comprada pelos anunciantes tendo em conta os níveis de assistência.
Fonte: Público

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