segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TVI exige auditoria às audiências da Marktest

"Fico satisfeito por a TVI pedir uma auditoria ao sistema de medição das audiências de televisão em Portugal. Acho que isso é fundamental porque estes sistemas não podem viver sob suspeição." Foi desta forma que Luís Teixeira Queirós, presidente da Marktest, empresa responsável por este serviço em Portugal, reagiu ao comunicado ontem enviado pela estação de Queluz sobre as audiências de sábado. "As audiências anunciadas hoje [ontem] pela Marktest, relativas ao dia 14 de Agosto, constituem o culminar de um processo de descrédito total do actual sistema de medição de audiências de televisão em Portugal", escreve a administração da TVI, em nota ontem enviada às redacções. "Os dados de ontem [sábado] são particularmente inacreditáveis: apesar de ter transmitido a primeira jornada da Liga Zon Sagres, a Marktest indica que a TVI apresenta uma quebra de 28% de rating face ao sábado anterior." Em causa estão os resultados de sábado que dão a liderança do dia à RTP1, com 27,5% de share, a segunda posição à SIC, com 25,4%, surgindo na última posição a TVI, com 21,4%. Dados que contrastam com os do sábado anterior no qual a TVI liderou com 28,1%, seguida da RTP1 (26,9%) e da SIC (21,5%). Isto apesar de no sábado a estação de Queluz ter transmitido o jogo inaugural da Liga de futebol nacional, uma das grandes apostas da programação da TVI para os próximos dois anos, que após um longo processo negocial com a Sport TV conseguiu recuperar os direitos de transmissão dos jogos da Liga que nas duas épocas anteriores tinham sido adquiridos pela RTP1. A Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), entidade que monitoriza o sistema de medição de audiências, já foi contactada pela TVI para averiguar a situação, adiantou ao DN o presidente, Luís Mergulhão. "A CAEM vai amanhã [hoje] averiguar possíveis anomalias", afirmou ao DN o responsável da estrutura que tem representantes dos operadores de televisão, dos anunciantes e das agências de meios. A administração da TVI tece ainda outras críticas aos dados da Marktest. "É igualmente inexplicável que, nos primeiros dados fornecidos pela Marktest, não surgisse nenhum programa da TVI no Top 15 dos programas mais vistos do dia, o que demonstra, por si só, a falta de fiabilidade dos dados. Apenas após uma reclamação da TVI é que a Marktest corrigiu o ranking referindo que tinha havido um erro. Erro que a TVI acredita também ter existido nas audiências totais do dia, dado ser difícil de explicar que um erro nos programas não tivesse qualquer repercussão nas audiências do total do dia", refere a nota da estação de Queluz. Face a esta situação, a TVI exige "a realização urgente de uma auditoria independente ao actual sistema de medição de audiências em vigor em Portugal e a conclusão urgente do processo com vista ao lançamento de um concurso com vista à selecção de um novo sistema de medição de audiências em televisão". O novo sistema, que começou a ser estudado há dois anos, está já na sua fase final, adiantou Luís Mergulhão, presidente da CAEM.
Fonte: DN

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