terça-feira, 28 de setembro de 2010

Centenário da República festejado na RTP1

"Resultado de dois anos de trabalho e de um forte investimento", a RTP concluiu um dos projectos mais ambiciosos de sempre: quatro mini-séries, de dois episódios cada, que serão emitidas ao longo do mês de Outubro, no âmbito das comemorações do Centenário da República. "República", "O Segredo de Miguel Zuzarte", "A Noite do Fim do Mundo" e "Noite Sangrenta" mobilizaram dezenas de actores e equipas técnicas e de produção distintas. "Temos quatro produções de grande qualidade para serem exibidas no âmbito das comemorações, mas que também ficarão como registo da nossa memória histórica para o futuro", afirma José Fragoso, director de programas da RTP. Os quatro projectos de ficção histórica foram apresentados à Imprensa no Teatro Camões, em Lisboa, na presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, que aproveitou para elogiar o papel da estação pública nas comemorações do Centenário da República. "A RTP tem estado à altura das suas responsabilidades enquanto televisão pública e como um dos meios audiovisuais mais importantes", disse a ministra. As quatro mini-séries serão divididas em dois episódios cada e irão para o ar nos serões da RTP nas seguintes datas:
"República": dias 4 e 5 de Outubro
A história parte de uma protagonista feminina Luísa (Helena Costa) que se cruza com os protagonistas da época como D. Manuel II (Sisley Dias), José Relvas (Fernando Luís) ou Machado dos Santos (Ian Velloza). Centra-se nos acontecimentos de 3, 4 e 5 de Outubro de 1910.
"O Segredo de Miguel Zuzarte": dias 9 e 10 de Outubro
Projecto adaptado do romance de Miguel Ventura, relata a história das vivências de uma aldeia alentejana onde o comboio e o telégrafo são as únicas ligações à capital. Monárquico convicto, o telegrafista Miguel Zuzarte (Ivo Canelas) esconde de todos a notícia da implantação da República.
"A Noite do Fim do Mundo": dias 16 e 17 de Outubro
Mostra o retrato da sociedade portuguesa nos meses que antecederam a implantação da República após a passagem do cometa Halley, através do relato de David Pereira (João Tempera), um jornalista do Diário de Notícias.
"Noite Sangrenta": dias 23 e 24 de Outubro
Relata a história dos anos seguintes à implantação da República com foco nos acontecimentos de 19 de Outubro de 1921. Neste dia foram assassinados os principais heróis da República. Os assassinos são presos mas Berta da Maia (Isabel Abreu), viúva do assassinado Carlos da Maia (Ricardo Aibéo), decide investigar o crime por conta própria.
Fonte: Sapo

Sem comentários: