sábado, 9 de outubro de 2010

Antecipação dos segredos é bom para a TVI?

Mal a "Casa dos Segredos" arrancou na TVI e várias publicações avançaram com dados sobre os concorrentes, passíveis de serem aquilo que estes pretendem ocultar dos companheiros. A especulação pode aumentar o interesse do público mas também afastá-lo. Doriana já posou para a Playboy, mas também a concorrente Daniela se despiu para uma revista masculina. Esta, por sua vez, teve um relacionamento com Cristiano Ronaldo, mas foi esse o segredo para a versão francesa de "Casa dos Segredos", onde também participou. Vasco é filho do ex-seleccionador nacional, António Oliveira, mas também há quem diga que Hugo F. (F de Felgueiras) seja filho da ex-autarca do município como o mesmo nome. Confuso? É que desde que estreou o novo reality show da TVI são inúmeras as publicações que tentam fazer a correspondência entre os segredos anunciados pelo programa e o que cada concorrente levou para o jogo. "Há muita especulação em torno dos concorrentes e nem tudo o que tem sido publicado é verdade", explica fonte da estação de Queluz, não negando, porém, que a totalidade das informações seja falsa. Na gala de estreia do programa foram anunciados os 14 segredos que deverão ser desvendados pelos concorrentes. Três dos quais logo ali tornados públicos: "Tenho um irmão gémeo na casa"; "Somos um casal falso"; "Somos namorados". Por saber a quem correspondem ficaram outros como quem é "filho de uma figura pública", quem posou "nu/a para uma revista", ou quem teve "um caso com um jogador da Selecção portuguesa"; só para mencionar os casos exemplificados. "O cerne do jogo prende-se com os concorrentes descobrirem os segredos uns dos outros. Como estes não têm contacto com o exterior, o interesse mantém-se intacto", assegura a estação quando questionada sobre se estas revelações poderiam afastar os espectadores do programa que tem três meses de duração. Na opinião de José Dias, do Instituto Novas Profissões, este buzz criado à volta dos concorrentes "vai contribuir para criar expectativas" não estando, por isso, ameaçados os resultados dos programas. "As pessoas que vêem falam, as que não vêem passam a ver para poderem falar", explica. E desse modo, refere o docente na área do Marketing, a estação deve ver "com bons olhos" as revelações sobre os concorrentes. Já Luís Rasquilha, managing partner da Ayr Consulting (consultora de tendências) considera que as notícias sobre as vidas dos concorrentes podem ter dois efeitos. "Por um lado pode gerar afastamento, as pessoas desligam-se do processo. Por outro há o reverso da medalha, a lógica da comprovação". Ou seja, o público acaba por continuar a ver o programa para confirmar se as informações divulgadas são, de facto, os segredos dos concorrentes. Apesar de se tratar de um formato novo e ser prematuro fazer previsões sobre o comportamento dos espectadores, o ex-professor universitário é da opinião que esta opção caba por "negar o ADN do programa, que é o da descoberta dos segredos".
Fonte: JN

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