terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Praça da Alegria" festeja 15 anos com alguma polémica

Os actores Luís Aleluia, Guilherme Leite e Ana Paula Mota, que durante sete anos deu vida à palhaça Picolé, não foram convidados pela RTP para a emissão especial comemorativa dos 15 anos da "Praça da Alegria", que se realiza domingo, dia 28, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Jorge Gabriel e Sónia Araújo vão receber em palco quem, à frente ou atrás das câmaras, ajudou a fazer a história de um dos mais antigos programas da televisão portuguesa. Mas nem todos integram a lista de convidados, em que constam os nomes de Manuel Luís Goucha e Anabela Mota Ribeiro, os primeiros anfitriões da "Praça". Segundo o que foi garantido ao nosso jornal, o critério que presidiu à exclusão teve que ver com litígios entre as partes. "Não fui convidada, mas não me surpreende, porque tenho um processo a correr contra eles e estou impedida de me aproximar das instalações do canal", declara Ana Paula Mota. Agora, conta que há dois anos que está em batalha judicial para "reclamar os direitos como cidadã ao Estado português" na sequência de ter sido avisada do despedimento "na tarde da véspera da saída", "um mês depois de ter tido um ataque cardíaco" e de a saída "ter sido justificada por estar doente". Luís Aleluia tomou conhecimento desta gala especial pelo DN. "Nem sabia que iria haver e claro que não fui convidado, pelo menos até ao momento", declara, sem espanto, o actor. "O meu nome está censurado na RTP e há três anos que não vou à estação", conta, relatando que se discute falta de liberdade. "Deixei a "Praça da Alegria" porque me impuseram algumas regras aos meus textos humorísticos. Ofendi o presidente do Conselho de Administração da RTP à data, Almerindo Marques, e fomos convidados, eu e o actor Guilherme Leite, a não escrever mais." O colega de cena recorda-se do episódio e reitera que também não foi convocado, o que, na ironia dele, "é natural porque só lá estive cinco anos e meio". Os preparativos para a gala começam na quinta feira porque, segundo fonte da organização, "começam a ser montados os equipamentos" no Rosa Mota. O sábado é dia de ensaio geral e domingo será tarde de emissão. De acordo com o que foi avançado, "o preço de tabela para um dia de espectáculo é de 4500 euros" e para "os dias de montagem é 2500". A RTP, contudo, deve ter um abatimento no preço, devido ao número de dias reservados.
Fonte: DN

Sem comentários: