terça-feira, 9 de novembro de 2010

RTP, SIC e TVI no Facebook

A estação pública tem cerca de 50 páginas no Facebook, a SIC segue-lhe os passos com cerca de 20 e a TVI ronda as 15. Já nenhum canal quer ficar de fora desta rede social e apostam forte nesta ferramenta de marketing gratuita. "As redes sociais fazem uma aproximação fortíssima", alega Ricardo Tomé, responsável pela área de comunidades multiplataformas da RTP. E embora não existam estudos que garantam que tipo de público fica mais curioso com a televisão após ter tomado contacto com o Facebook, a directora de Marketing da SIC, Vanessa Romeu, justifica que o importante é "criar afinidades com as marcas". Mas não só: "Há uma comunicação bidireccional directa, em que podemos ouvir as pessoas e elas podem deixar as suas opiniões." A TVI, que chegou "há 18 meses à rede" com o canal noticioso TVI 24, faz a mesma leitura e acredita que "o Facebook complementa a programação na medida em que permite a troca de ideias, opiniões sobre os mais variados conteúdos", refere Brigitte Loureiro, directora de Relações Públicas do canal. Carnaxide despertou para as potencialidades das redes sociais ainda antes com o hi5. "Com a novela "Rebelde Way", criámos uma página para chegar a públicos mais jovens", recorda Vanessa Romeu. E daí ao Facebook foi um salto impulsionado pelo talent show Ídolos. "Foi nessa altura que olhámos para a rede social de uma forma mais preparada e começámos a fazer um maior esforço de integração de todas as páginas", explica. No caso da RTP, Ricardo Tomé e o seu departamento concentram a gestão de todas as plataformas, de todas as páginas e querem mostrar que o Facebook ainda pode dar mais. "Estamos a alargar a perspectiva e a criar conteúdos especificamente para os utilizadores dessa rede social. Deixamos dicas ecológicas específicas só para quem consulta a página de "Desafio Verde" e também estamos a criar conteúdo para a página da "Operação Triunfo", afirma. No caso da SIC K, é através do botão "eu gosto" que todas as semanas o público vota qual a série que quer ver no canal infantil no fim de semana, e até já criaram um alter ego. "Temos o diabinho K que, de vez em quando, faz umas marotices aos utilizadores", enumera Vanessa Romeu. Brigitte Loureiro explica que a TVI utiliza esta rede social para "comunicar assuntos de última hora e para destaques de programação, novidades do "Secret Story" ou dos "Morangos com Açúcar". O público que se torna fã é tanto mais heterogéneo quanto o programa em causa. Há seguidores da "Praça da Alegria", programa matinal da RTP, que já fizeram saber "que agora acompanham o programa com o computador ao lado", revela Ricardo Tomé. Vanessa Romeu, na SIC, teve uma experiência diferente. "A página do "Companhia das Manhãs" não resultou tão bem, mas o "Capa de Revista" está a resultar. O "Boa Tarde" já é diferente porque arrancou logo com essa dinâmica", sustenta. Os responsáveis das estações salvaguardam, porém, que, de todos os velhinhos métodos de comunicação entre espectadores e canais, só as cartas perderam definitivamente clientela. "Não notamos diminuição de telefonemas e e-mails, mas o Facebook, além da interactividade com o público, permite ainda conversar com outros espectadores sobre o mesmo assunto", explica Brigitte Loureiro. Eis uma opinião que a RTP e a SIC também partilham. Logo, todos eles "gostam disto".
Fonte: DN

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