segunda-feira, 12 de abril de 2010

Televisões vendem formatos em feira internacional

MIPTV arranca hoje em Cannes. Produtores vendem programas e espreitam novas tendências. Como em qualquer mercado, há quem venda e quem compre. No MIPTV a particularidade é que os produtos são programas de televisão. "Meu Amor", "Morangos com Açúcar"e "Destino Imortal", produzidas pela Plural, fazem parte da oferta que tenta exportação. "Destino Imortal" foi a resposta da TVI à chamada "febre dos vampiros", que tem vindo a contagiar o audiovisual. Essa também é a justificação dada por Elena Mera, directora de Distribuição da Plural Entertainment, citada pelo site da empresa, para a escolha desta produção; que vai integrar o leque de propostas da empresa portuguesa, detida pelo grupo Media Capital, também dono da TVI, ao MIPTV, que decorre esta semana, em Cannes. A Plural tem um stand próprio, a partir do qual, "comercializa, como é costume, todos os programas da TVI. Desta vez, dará mais destaque a três que são uma novidade para o mercado internacional", diz porta-voz da equipa chefiada por Júlia Pinheiro, directora de Formatação de Conteúdos. Para estes profissionais,"quer o MIPTV quer o MIPCOM (realizado em Outubro) são dois dos mercados de televisão mais importantes do ano" e, portanto, não estar presente não é sequer equacionado. "Para quem trabalha nesta indústria é impossível faltar". O director da BeActive, produtora nacional cuja aposta se tem focalizado em formatos pluriplataforma, que neste momento se pode gabar de ter uma série nomeada para um Emmy, aguarda estes dias com expectativa. "Aproveita-se para fazer reuniões de negócio umas a seguir às outras". E este ano, tem trabalho acrescido. Além dos produtos da sua chancela, como é o caso de "Castigo Final", a tal série nomeada, em exibição no Brasil, onde estreou (entretanto vendida à Rússia), sobre uma prisão feminina e "Beat Generation", do Sapo, leva consigo dois produtos Mandala. Na sequência da parceria estabelecida com Mafalda Mendes de Almeida, Nuno Bernardo passa a representar os direitos de "Contra Informação"e "Salvador". No caso do primeiro, a ideia é apresentar a opção de se produzir parte do programa em Portugal, ficando de fora do compromisso apenas os guiões, por causa da abordagem à actualidade local. Tal logística tem a vantagem de rentabilizar alguns bonecos. O sketche piloto que Nuno Bernardo leva à feira, protagonizado por José Mourinho, é disso exemplo. Cristiano Ronaldo e Barack Obama são outros dos que têm interesse à escala global. As expectativas de Nuno Bernardo em relação a este MIPTV concentram-se num tópico. "Anda toda a gente rendida ao 3D", atira. Embora, nesta fase, se explore esta tecnologia mais ao nível do desporto e do documentário da natureza, explica, começa a sentir-se necessidade de suprir esta exigência dos públicos. Já a produtora CBV espera desenvolvimentos ao negócio "VIP Manicure". Igual propósito, mas ao nível das compras, parece seguir a SIC. "Queremos concluir alguns negócios", avança Nuno Santos, director de Programas. A propósito do evento, espera dele sinais de alívio em relação à crise, na continuação dos que começavam a espraiar na edição de Outubro. A SP Televisão e a RTP também não vendem produtos. A visita serve para estar a par do que há de novo e fazer contactos.
Fonte: JN

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