quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Casa dos Segredos" é mais barata que o "Big Brother"

O novo reality show da TVI, "Casa dos Segredos", que se estreou no domingo com a liderança das audiências, custou à TVI "cerca de três milhões e meio de euros", apurou o DN junto de várias fontes conhecedoras da realidade televisiva. Feitas as contas, significa que a nova aposta do canal de Queluz de Baixo é mais barata do que o primeiro "Big Brother", emitido há dez anos e que custou à estação da Media Capital pouco mais de cinco milhões de euros. "Os tempos são outros e os orçamentos que agora se praticam são outros", justifica uma fonte que acompanhou na Endemol o arranque do "BB" em 2000. E acrescenta: "Os formatos até não são mais baratos do que eram antigamente; as equipas técnicas e de produção é que ganhavam muito mais. Hoje corta-se em muitas coisas e até se recorre a estagiários", comentou uma outra fonte. Quando a TVI comprou o "Big Brother", gastou 25% do seu orçamento anual. "Na época, a estação tinha um orçamento baixo porque era o terceiro canal nas audiências. O esforço económico foi muito grande. Agora deve ter sido menos", revela a fonte, recordando que José Eduardo Moniz, então director geral, chegou a brincar com a situação: "Apostou tudo e correu-lhe bem, mas chegou a dizer: Espero que não haja uma guerra porque não tenho dinheiro para mandar jornalistas". A contratação de Teresa Guilherme para apresentar o "Big Brother" também pode ter feito a diferença. "A Júlia Pinheiro, o Pedro Granger e a Leonor Poeiras são prata da casa. Já a Teresa Guilherme ganhava muito bem. A TVI pagava uma parte e a Endemol a outra", revela. Contactado, Piet Hein Bakker, ex-director geral da Endemol, que trouxe o "Big Brother" para Portugal, recusa-se a revelar por quanto vendeu o formato à TVI. "Não posso dizer. É confidencial." Confrontado com os números, diz: "Os orçamentos não são os mesmos. Afinal, passaram dez anos." O programa apresentado por Júlia Pinheiro tem a duração de 13 semanas, terminando na noite da passagem do ano. O seu principal rival, "Ídolos", na SIC, tem a duração de 19 semanas e um custo inferior. Ao que o DN apurou, a estação de Balsemão terá gastado 1,8 milhões de euros na produção desta temporada.
Fonte: DN

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