sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Audiências pressionam informação da TVI

Resultados aquém do esperado motivaram saída de Luís Sobral da direcção de informação. As perdas de audiência na informação da TVI levaram Luís Sobral a abandonar o cargo de sub-director de informação da estação de Queluz de Baixo, pouco mais de um ano depois de ter assumido funções na direcção. Apesar de o jornalista ter justificado, numa nota à redacção, que se afastava da chefia de informação por "motivos pessoais", ao que o Diário Económico conseguiu apurar, a perda crescente de share para o espaço informativo concorrente, o "Telejornal" da RTP, estão na origem da decisão de Luís Sobral. Segundo dados da Marktest, em Outubro, a TVI perdeu para a RTP, em média, quatro pontos percentuais. Segundo os dados de audiência televisiva, em cerca de 30 serviços noticiosos em prime-time, a RTP conquistou, em média, perto de 1,1 milhões de espectadores, com a TVI a cativar cerca de 969 mil pessoas. A TVI registou assim 27,2% de share na média das emissões do "Jornal Nacional", face aos 31,3% de share garantidos pelo "Telejornal", do canal do serviço público de televisão. Também ao nível da programação, a RTP está a aproximar-se da estação de Queluz de Baixo que, no entanto, continua líder do mercado. Segundo dados do MediaMonitor da Marktest, em Outubro passado, a TVI obteve 28,2% de share de audiência, enquanto a RTP1 atingiu 24,3% de share e a SIC 23,1%.
Fonte: Diário Económico

Sem comentários: